DESDE 1969, “BOWIE” E A FUTURA MULHER, ANGELA BARNETT, DIVIDIAM COM O AMIGO E PRODUTOR”TONY VISCONTI” E A NAMORADA, LIZ HARTLEY, UM VELHO CASARÃO CHAMADO “HADDAN HALL” .
O nome é pomposo, como determina o bom gosto e a etiqueta ingleses. E era velho, mesmo! E grande, espaçoso, mas sem confortos.
Mesmo após uns quatro anos de carreira, três álbuns e vários SINGLES gravados, “DAVID” e “TONY” continuavam duros. O casarão imenso não tinha mobília. E cada casal habitava em um quarto enorme. Havia uma cama, e mais nada. Com algum esforço, “TONY” e “LIZ” conseguiram comprar a mesa de jantar que todos utilizavam. Tempos duros, mas intensos, lembra “VISCONTI”.
O LONG PLAY play anterior, “SPACE ODDITY”, lançado em 1969, até havia ido bem. E, como sabemos, a música tornou-se um HIT CULT na discografia de BOWIE.
Mas, grana que é bom…
Em 1970, havia encomenda para o próximo disco. Ideias não faltavam, mas o orçamento era curto. Então, começaram eles mesmos a reformar a velha adega do casarão. Limparam tudo e colaram nas paredes as conhecidas “caixas de” – sei lá, um tipo de papelão – até hoje usadas para acondicionar ovos. Pronto: isolamento acústico feito, transformaram o ambiente em algo parecido com um estúdio para ensaiar.
E formaram uma banda. “JOHN CAMBRIDGE”, baterista do primeiro disco, indicou o amigo, “MICK RONSON”, para a guitarra. “BOWIE” e “VISCONTI” gostaram! “MICK” era fã de “JEFF BECK” e disse a “TONY”, que era baixista, que emulasse “JACK BRUCE”, adorado por ambos. Fizeram.
De quebra, “MICK RONSOM”, amigão da onça, foi buscar o baterista MICK WOODMANSEY para o lugar de “CAMBRIDGE”. E com esta formação gravaram “THE MAN WHO SOLD THE WORLD”; foi em 1970. Depois, sem VISCONTI, a banda tornou-se a base para os próximos discos da fase GLAM.
Uma obra é, em primeiro lugar, o que diz ser quem a fez. “VISCONTI” analisa e descreve a talvez mais complexa e interessante faixa do disco, “ALL THE MADMEN”, da seguinte forma:
“Introdução de guitarra “ARÁBICA/ANDALUSIANA”, em semi-tons, foi feita por “BOWIE”; “EU” aumentei o volume do baixo para dar a sensação de mistério; WOODMANSEY fez um brilhante trabalho na bateria com os pratos; “EU” e “RONSON” acrescentamos sons “BARTOKIANOS” em um dos canais, com instrumentos não feitos para tal tipo de música.
A canção vai em um crescendo, como o BOLERO ( de “RAVEL” ), mas tocado como fosse “JAZZ”. Houve um break para 3 vozes, e o uso do sintetizador pelo virtuose “RALPH MACE”, diretor do departamento de música clássica da “PHILIPS RECORDS”, e agregamos a isto ROCK PESADO” pesado!!!!!!!!!!!” Fizemos uma “SINFONIETA”!!!
LHALHALHO!!!!!!!!! – observa o TIO SÉRGIO:
“JEFF BECK” e “JACK BRUCE”, mais “BOWIE”, mais “BELA BARTÓK”, mais “RAVEL”; e chamam um virtuose do SINTETIZADOR, e acrescem “otras cositas mas” , para uma faixa de apenas de 5,25 minutos!!!!!!!!!!!
Depois de ensaiar bastante eles contrataram horário no TRIDENT STUDIO. A verba da gravadora dava para 6 semanas de trabalho. “TONY” conta que BOWIE, ao longo da carreira, muitas vezes não trazia as letras prontas. O tempo inteiro havia esboços e ajustes se amoldando para um produto ainda em processo.
O disco é bom e interessante. A sonoridade é típica daquele momento. Soa um compósito entre um “quasi – BLACK SABBATH” domesticado; laivos de “WISHBONE ASH”; e pitadas do “HUMBLE PIE”. Há quem ouça um “KING CRIMSON” escondido em algum lugar…
Se é possível sintetizar, é um meio caminho entre o ROCK PESADO quase METAL dos primórdios dos anos 1970, e o ROCK PROGRESSIVO nascente. E tudo temperado com aquele vocal indefinível que “MARC BOLAN” introduziu no ROCK, e “DAVID BOWIE” desenvolveu. Ambos eram amigos, e chegaram quase ao mesmo tempo ao conceito futuro de “GLAM ROCK”. Hoje, daria para catalogar a obra como PROG.
As duas edições aqui postadas são iguais. A capa mais conhecida, na parte superior da foto, saiu na Inglaterra e no resto do mundo. Mas, sob o protesto de “BOWIE”, que desejava a outra capa, lançada somente na Alemanha e nos EUA. O CD também foi reeditado no Brasil, a uns tempos atrás, com o nome antes pretendido por eles: THE METROBOLIST.
“BOWIE” disse que THE MAN WHO SOLD THE WORLD é mais de TONY VISCONTI do que dele. A remasterização destaca bastante o trabalho do baixo e da guitarra. Ainda não é “GLAM-ROCK”: (pop/rock pesado + frescura) . Porém, está a caminho de. O que fica nítido com as produções posteriores de BOWIE, mesmo as produzidas por “VISCONTI”.
Mas, TIO SÉRGIO, tem mesmo escondidos aí os espírito de “JACK BRUCE” e do “JEFF BECK”?
Tem! Mas acabou!
POSTAGEM ORIGINAL: 06/06/2021
POSTAGEM ORIGINAL: 06/06/2021

Todas as reações:
Luiza Angélica Guerino, Jonas André e outras 43 pessoas