EDIÇÃO BONITA, EM CAPA DURA, COM LIVRETO E LP DE 180G MASTERIZADO EM MONO. E MAIS 2CDS, COM AS VERSÕES EM MONO E STEREO DO ÁLBUM ORIGINAL, LANÇADO EM 1967.
E, AINDA, UM TERCEIRO CD CONTENDO O HISTÓRICO “CONCERTO” NO “MATRIX CLUB”, EM 1967. ALIÁS, É HORROROSO E AMADOR! MAS, QUEM JÁ OUVIU OS “DOORS” AO VIVO SABE QUE MUSICAL E TECNICAMENTE, NÃO ERAM LÁ ESSAS COISAS; MITO E ESTARDALHAÇO A PARTE… MAS, A ENERGIA EMANADA….
O TEXTO NO BOX DIZ QUE EM “PELO MENOS ALGUMAS FAIXAS”, FOI O PIANISTA E TAMBÉM BAIXISTA, “LARRY KNECHTEL”, QUEM TOCOU OS BAIXOS. PARA MIM ESTÁ CLARO QUE ELE TOCOU NO DISCO INTEIRO!
“LARRY” , MUITO COMPETENTE, FEZ O PIANO EM “BRIDGE OVER TROUBLED WATERS”, DE “SIMON & GARFUNKEL”, TAMBÉM GRAVAÇÃO ICÔNICA E INESQUECÍVEL. E, DEPOIS, TORNOU-SE PARTE DO “BREAD”, BANDA POP DE ENORME SUCESSO, NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1970.
EU OUVI O CD COM VERSÃO STEREO. A REMASTERIZAÇÃO FICOU BOA, MUITO TRANSPARENTE E MUSICAL. O BAIXO AGORA ESTÁ BEM EVIDENTE E PULSANTE. TUDO NO LUGAR.
O PRIMEIRO ÁLBUM DOS “DOORS, QUANDO FOI LANÇADO ERA MATADOR! O ÓRGÃO DE “RAY MANZAREK”, A GUITARRA DE “ROBBIE KRIEGER” E, PRINCIPALMENTE, A VOZ EMOCIONANTE E DOMINADORA DE JIM MORRISON, TORNARAM LENDÁRIAS CANÇÕES COMO “THE CRISTAL SHIP”; O HARD BLUES EM “BREAK ON THROUGH”; A SENSUALIDADE PESADA, BLUESY E CONFUSA DE “BACK DOOR MAN”; O ROCK DINÂMICO DE “TAKE AS IT COMES”. E, O GRANDE “BLUES-ROCK-PSICODÉLICO” CANTANDO O LASCÍVIA EM “LIGHT MY FIRE”, COM OS RIFFS E SOLOS DE ÓRGÃO TOMANDO O MUNDO…
E TUDO ISTO CULMINANDO EM “THE END”; INCESTO, VIOLÊNCIA E POESIA CANTADOS EM CLIMA “DARK”; UMA DAS PRIMEIRAS CANÇÕES ENUNCIADORAS DO QUE FARIA A TURMA DO ‘GOTHIC ROCK” DEZ ANOS DEPOIS; E TUDO PENETRADO E CONDUZIDO PELA VOZ BARÍTONO DE “JIM MORRISON” EM SEUS ESCRITOS E POESIAS ÚNICOS.
THE “DOORS”, O ÁLBUM, É UM CLÁSSICO IRRECORRÍVEL. MARCA AO MESMO TEMPO A CHEGADA TRIUNFANTE E O INÍCIO DA PROGRESSIVA E DECADENTE CARREIRA DE JIM MORRISON RUMO À PRÓPRIA DESTRUIÇÃO FÍSICA E MENTAL…
COMO SEMPRE, O DISCO DEMOROU MUITO PARA SAIR NO BRASIL – JÁ EM 1968, SE BEM RECORDO. E, QUANDO VEIO, A QUALIDADE GRÁFICA DA CAPA, E DO SOM TAMBÉM, DEIXARAM MUITO A DESEJAR. O ENTUSIASMO INICIAL JÁ ESVAÍA…
NO LONG PLAY SEGUINTE, “STRANGE DAYS, 1968, A VOZ DE MORRISON JÁ NÃO ERA A MESMA. APESAR DA EMOÇÃO QUE CONTINUAVA A TRANSMITIR…
PORÉM, JIM MORRISON PERMANECEU MUITO ALÉM DE SEU PRÓPRIO MITO. OS RITOS SEGUINTES CRIARAM A LENDA CONSTATANDO A NARRATIVA DE UM ARTISTA MALDITO, E ASTRO ALTERNATIVO DE FAMA CRESCENTE, E PERFORMANCE DESCENDENTE.
ENTRE 1968 E 1971 HOUVE OUTROS DISCOS COM ALGUMAS FAIXAS BOAS, MAS, A GANGORRA DE SEMPRE. E A QUEDA PAULATINA E NÃO REVERTIDA DA BANDA SE EXPÔS…NO CAPÍTULO FINAL, O LENDÁRIO E CULT “L.A. WOMAN”, 1971, APARECE O JIM “MATURADO” EMULANDO OS “BLUES SINGERS” QUE LHE INSPIRARAM… É UM EXPÍLOGO DIGNO PARA UM ÍDOLO SUPERIOR.
A MORTE DE “JIM MORRISON” O REPOSICIONOU AO LONGO DO TEMPO. E SUA RESSURREIÇÃO CONSUMOU-SE EM 1991, COM “THE DOORS, O FILME”, QUE MOSTROU A TRAJETÓRIA METEÓRICA, OSCILANTE E TRÁGICA; QUASE SEIS ANOS DE UM PERSONAGEM ÚNICO, IDÍLICO E MUNDANO, AO MESMO TEMPO…
MAS, TIO SÉRGIO, VALE A PENA COMPRAR O BOX?
PARA OS FÃS, SIM – E MAIS COMO EFEMÉRIDE E RECORDAÇÃO.
PARA MIM, FALTOU A VERSÃO EM “SINGLE” DE “LIGHT MY FIRE”, MAIS PESADA E IMPACTANTE DO QUE A VIAGEM LONGA E PSICODÉLICA DO LONG PLAY. OS “SINGLES” SERVEM PARA ISSO: DAR A REAL! O MURRO DEFINITIVO…
ENFIM, É JIM MORRISON. O REVERENCIEM COMO QUISEREM…
POSTAGEM ORIGIANAL> 27/06/2017

Curtir
Comentar
Enviar