FRANK VALLI & THE 4 SEASONS: OS VERDADEIROS REIS DO POP!

POSTAGEM CORRETA: 17/05/2024

Em agosto de 1962, uma conjunção astral exuberante definiu a história do POP/ROCK americano – e mundial, claro!

Os dois maiores e mais bem sucedidos grupos musicais da América daquele tempo, estrearam nas paradas nacionais. Tinham proximidades e diferenças entre si, e firmaram rivalidades na geopolítica da indústria cultural da época. Foram imensos e são históricos.

Os BEACH BOYS, da Califórnia, na costa oeste e americanos de classe média típicos, formavam com a juventude das praias, dos carros, das festas e do surf. Estrearam com “SURF SAFFARY”.

E os FOUR SEASONS, de Nova Jersey, na costa leste, eram descendentes de imigrantes italianos, e conviviam com os pobres, a Máfia, o frio, e a violência das ruas.

A música que faziam expressava alegrias, angústias, vivências e amores dos que saíram para ganhar a vida mais cedo. Foram lançados com SHERRY. E os SINGLES subsequentes todos atingiram o primeiro lugar nas paradas! Falavam para os americanos médios.

A frase perfeita de FRANK VALLI, um sujeito perspicaz e inteligente, cantor e figura central dos 4 SEASONS, sobre estilos e vivências, define o lugar de cada um: “THEY SURF, WE SUFFER”. Tradução literal para “Eles surfam , e nós sofremos!

Mas, havia confluências e semelhanças. Ambos tratavam a melodia e a beleza POP de suas músicas em estado da arte. Não há single feito pelos dois grupos que não nos façam dançar, ou marcar com os pés o que ouvimos. Animam qualquer festa!

São, ambos, inesquecíveis e gravaram um single juntos em 1984: “EAST MEETS WEST”. Rivais amigáveis, admiravam-se mutuamente, e disputavam quem fazia as melhores harmonias e vocais, no universo POP dos sixties e começo dos seventies.

Empatavam!

Havia a genialidade inconteste de BRIAN WILSON, com os BEACH BOYS. Mas, do outro lado, o gênio POP multifacetado de BOB GAUDIO, compositor e melodista SUPREMO, e a produção e algumas letras de primeira linha por BOB CREWE – que também os gravou em STEREO real, excelente captação, e sonoridade capaz de tirar a gente da poltrona!

Falo depois do vocal único e inigualado, de FRANKIE VALLI.

Vou concentrar essa postagem nos “JERSEY BOYS”.

“MIGUELZINHO” JACKSON, que chegou às paradas em 1969, quando as duas bandas já existiam em estado de grandeza e consagração absolutas, acabou ganhando o título promocional de “REI DO POP”, lá pelos 1990.

É discutível.

Um dos BOXES aqui postados, JERSEY BEAT, lançado pela gravadora RHINO, em 2007, com 3 CDS e 1 DVD, traz 67 SINGLES e 9 faixas esparsas em álbuns gravados por VALLI e os 4 SEASONS, entre 1962 E 1985.

E o BOX CLASSIC ALBUMS seleciona “APENAS” 18 LPS. Houve mais, muito mais. E a qualidade é excepcional!

VALLI está entre os precoces do POP. Já cantava desse jeito aos 14 anos. Com o tempo e esforço refinou e definiu a diferença entre o RHYTHM´N´BLUES, que escutava dos grupos de DOO-WOP tradicionais, e o feito dos 4 SEASONS: fecharam a intersecção entre o BEAT e o DOO-WOP.

E FRANKIE VALLI trouxe o FALSETO inigualável para o “LEAD VOCAL”. Dificílimo de fazer!. Ele ia do FALSETO ao TENOR.

Ele e ELLA FITZGERALD tinham alcance vocal de três oitavas!

Se os BEACH BOYS e os BYRDS ganharam o status de ROCK em estado da arte, os dois somados não perfazem a quantidade de discos vendidos pelos 4 SEASONS!

Em 1974, já eram mais de 80 milhões! Informação confirmada! Fecharam o MADISON SQUARE GARDEN com lotação total 8 ( oito ) VEZES!. Hoje, na era dos CDS, o cálculo é de 175 milhões de álbuns nos dois formatos, CD / LP, pelo mundo inteiro, fora os incontáveis SINGLES e “STREAMINGS”.

Os FOUR SEASONS são um dos reis das rádios que tocam oldies.”SHERRY”, “WALK LIKE A MAN”, “GREASY”, ” I GOT YOU UNDER MY SKIN”, “CAN´T TAKE MY EYES OF YOU, para lembrar de poucas, bem poucas…

E FRANK VALLI veio do POP, passou pela DISCO, e sua carreira como cantor sempre foi exuberante. Fazia, até recentemente, 100 shows por ano. Está com 88!

Os 4 SEASONS E VALLI estão no HALL OF FAME DO ROCK, desde 1990. E o início de suas carreiras foi descrito em “JERSEY BOYS”, sucesso de bilheteria visto por aqui, também.

O filme foi desenvolvido a partir de um MUSICAL da BROADWAY, de 2005, dirigido por um amante e colecionador de jazz, CLINT EASTWOOD! Mais de 20 milhões de pessoas assistiram!!!!

Vocês perguntarão o que fazem os BEE-GEES e o SIMPLY RED, por aqui. Fácil: o falseto de BARRY GIBB e o alcance de voz do excelente MICK HUCKNALL – dois fãs, e talvez herdeiros artísticos de FRANKIE VALLI – artista quase impossível de ser imitado…Os colecionadores precisam saber que os 4 SEASONS fizeram um disco “PSICODÉLICO”, em 1969, “THE GENUINE IMITATION OF LIFE GAZETTE”, curiosamente mais para o estilo inglês de fazer o PSYCH, do que para o americano!

BOB GAUDIO fez as músicas e, pasmem, JAKE HOLMES escreveu as letras! O disco custou caríssimo, e não fez sucesso. Estava além do estilo deles. Mas, é um CULT CLÁSSICO e vale a pena escutar.

Alguns perguntarão, mas quem é JAKE HOLMES, tio Sérgio?

Foi o cara de quem o LED ZEPPELIN surrupiou “DAZED and CONFUSED”, e teve de dar o crédito sob vara. Mexeram com alguém que tinha amigos e parceiros poderosos…

Agora, ouçam e julguem quem são os verdadeiros reis do POP!!!
POSTAGEM ORIGINAL: 17/05/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *