FRANK ZAPPA, ROBERT FRIPP E DAVE CLARK. ARTISTAS QUE ASSUMIRAM O CONTROLE DA PRÓPRIA CARREIRA E COM SUCESSO.

O QUE TÊM EM COMUM OS TRÊS? DO PONTO DE VISTA ARTÍSTICO, AS PROPOSTAS DE CADA UM É ORIGINAL, IDENTIFICÁVEL E ADMIRÁVEL EM SEU NICHO DE MERCADO. MAS DA PERSPECTIVA EMPRESARIAL, TANTO “DAVE CLARK”, QUANTO “FRANK ZAPPA” OU “ROBERT FRIPP” SOUBERAM TOMAR CONTA DA CARREIRA, E DA PRÓPRIA VIDA DE JEITO COMPETENTE.
CONSEGUIRAM PRODUZIR, GANHAR DINHEIRO, ESTABELECER RENDAS E ACERVOS PARA O FUTURO. E TIRAM PROVEITO DESSA LIBERDADE RARA.
O PRIMEIRO A CONSEGUIR ISSO FOI O “DAVE CLARK 5”. UM RETUMBANTE SUCESSO ENTRE 1964 E 1969. VENDERAM MILHÕES DE DISCOS MUNDO AFORA, E PRINCIPALMENTE NOS ESTADOS UNIDOS.
O “DC5” CHEGOU A GRAVAR 4 LONG PLAYS POR ANO! TODOS MAIS CURTOS DO QUE DISCOS DE “JOÃO GILBERTO”: EM TORNO DE 23 MINUTOS, NO TOTAL!!!!
FORAM MAIS VEZES DO QUE OS “BEATLES” AO GRANDE PROGRAMA DA TELEVISÃO AMERICANA EM MEADOS DA DÉCADA DE 1960, O “ED SULLIVAN SHOW”. E RECEBIAM CACHÊS 50% MAIOR! EXCURSIONARAM MUITO PELO PLANETA COM A LOTAÇÃO ESGOTADA.
DETALHE FUNDAMENTAL: A NEGOCIAÇÃO ERA FEITA DIRETAMENTE COM ‘DAVE CLARK”, BATERISTA, PRODUTOR E DONO DA BANDA. PORTANTO, A PARTE DO LEÃO TAMBÉM FICAVA COM ELE!
JAMAIS FORAM EXPLORADOS PELA GRAVADORA, E DAVE FINACIAVA A PRODUÇÃO DOS DISCOS, CONTROLANDO DESDE SEMPRE TODA A DISCOGRAFIA, RELANÇAMENTOS, LICENCIAMENTOS.
EM 1968, “DAVE CLARK” JÁ MORAVA EM UM “PENTAHOUSE” EM MAYFAIR, BAIRRO CHIQUE DE LONDRES. NA MESMA ÉPOCA, OS “BEATLES” FALIRAM; E OS “ROLLING STONES” NÃO ERAM OS DONOS DO QUE PRODUZIRAM NA FASE ÁUREA – O RESULTADO FOI APROPRIADO DURANTE DÉCADAS POR “ALEIN KLEIN”, EMPRESÁRIO NADA ESCRUPULOSO.
“ROBERT FRIPP”, É DONO DE TUDO NO “KING CRIMSON”, HÁ MAIS DE 40 ANOS. É SUCESSO ARTÍSTICO ININTERRUPTO, E ESTÁ CERCADO POR CUIDADOS PARA MANTER O ACERVO E A INDEPENDÊNCIA.
FRIPP É VISTO COMO DÉSPOTA ESCLARECIDO, E UM LÍDER E CONVINCENTE. ROBERT CUNHOU A FRASE DEFINITIVA SOBRE A INDÚSTRIA MUSICAL: “A HISTÓRIA DO POP É A CRÔNICA DO ROUBO, DA USURPAÇÃO E DO DESRESPEITO.” BASTA LER BIOGRAFIAS DOS GRANDES ASTROS, SEUS IMPASSES E MARTÍRIOS PARA CONCORDAR.
COM ELE, NÃO!
“FRANK ZAPPA” TAMBÉM NÃO SE DEIXAVA ENGANAR. E CONTOU, CERTA VEZ, QUE EM TURNÊ VIU “DUKE ELLINGTON” IMPLORANDO PARA O EMPRESÁRIO COMPRAR UM SANDUÍCHE!!!!!!
ZAPPA FICOU TÃO HORRORIZADO QUE PASSOU ELE MESMO A CONTROLAR TUDO; DA GRANA À PRODUÇÃO ARTÍSTICA. CONCLUIU E DISSE: “SE FAZEM ISSO COM UM DOS GRANDES GÊNIOS DA MÚSICA, O QUE FARIAM DE MIM?!?!
TRÊS GRANDES ARTISTAS E CARAS LÚCIDOS E REALISTAS! SEUS ENSINAMENTOS SERVEM PARA CADA UM DE NÓS: É PRECISO TENTAR SER O INSTRUMENTO DE “SUA PRÓPRIA POLÍTICA”. ADMINISTRAR A PRÓPRIA VIDA É MUITO DIFÍCIL! MAS É MANDATÓRIO!!!
POSTAGEM ORIGINAL: 23/02/2023
Pode ser uma imagem de 2 pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *