FREE – DISCOGRAFIA – 1968/1972

LI ALGUÉM DA BANDA CONTAR O ENCONTRO QUE O “FREE”, NO INÍCIO DE CARREIRA, E “THE WHO” JÁ FAMOSO, TIVERAM EM UM FERRY BOAT, NA INGLATERRA.
ELE DISSE QUE OS QUATRO DO “WHO” VIERAM ELOGIAR “ALL RIGHT NOW”, A MAIS DESTACADA MÚSICA FEITA PELO FREE, E QUE BOMBAVA NAS PARADAS DAQUELES TEMPOS.
É UM BAITA ELOGIO, QUE “TIO SÉRGIO” CONCORDA PLENAMENTE.
NO ENTARDECER DA PSICODELIA E NO RAIAR DO HARD ROCK SURGIRAM GRUPOS COMO O “FREE”, O “SPOOKY TOOTH” E O “HUMBLE PIE”.
TODOS FAZIAM “HARD ROCK” AINDA NÃO TÃO PESADO, COM O ANDAMENTO LENTO DO BLUES E TOQUES DE VANGUARDA DOS CONTEMPORÂNEOS DO ROCK PROGRESSIVO.
NÃO TIVERAM GRANDE SUCESSO. MAS, CRIARAM ESTILOS, SONS DIFERENCIADOS E MUITO APRECIADOS ATÉ HOJE PELO PESSOAL, QUE OSCILAVA ENTRE OS DOIS ESTILOS.
ALIÁS, ERA MUITO COMUM: “TIO SÉRGIO”, Claudio Finzi FoáNelson Rocha Dos Santos E MAIS UM PEQUENO MONTE DE GENTE ESTAVA NESSA.
A DISCOGRAFIA COMPLETA DO “FREE” É INDISPENSÁVEL PARA COLECIONADORES DE ARTISTAS DAQUELES TEMPOS. EU GOSTO DE TUDO, PRINCIPALMENTE “HEARTBREAKER”, QUE É DISCO DE ANDAMENTOS MAIS RÁPIDOS, E TRAZ UM CULT INESQUECÍVEL: “WISHING WELL”.
NO ENTANTO, POR MERO GOSTO PESSOAL, ACHO AS PERFORMANCES AO VIVO UM “TANTO QUANTO… SOBRE UM TANTO QUANTO”. NÃO EMPOLGAM. PARA MIM, DÃO SONINHO….
O “FREE” FOI O LABORATÓRIO QUE LANÇOU UM DOS MAIORES CANTORES CONTEMPORÂNEOS, “PAUL RODGERS”. VOCALISTA EXUBERANTE DE REPERTÓRIO MEIO “QUADRADO” E… HUMMMM… RECORRENTE, REPETITIVO…
NO FREE TAMBÉM ESTEVE “PAUL KOSSOFF”, GUITAR HERO CULT, E ESTILISTA RECONHECIDO, QUE MORREU MUITO JOVEM…. O BAIXISTA ERA , “ANDY FRASER”, QUE TEVE CURTA PASSAGEM PELO “BLUESBREAKERS”, DE “JOHN MAYALL”.
E O BATERISTA “SIMON KIRK”, FUNDADOR COM “RODGERS” DA “BAD COMPANY”. ESTA, SIM, BANDA DE MUITO SUCESSO COMERCIAL, NA DÉCADA DE SETENTA E INÍCIO DOS OITENTA, MAIS DINÂMICA E RITMADA, QUE VEZ POR OUTRA AINDA RENASCE PARA TURNÊS, E ETC…
PARA A MAIORIA, HÁ EXCELENTE COLETÂNEA DUPLA, LANÇADA NA DÉCADA DE 1990, COLIGINDO MAIS DE TRINTA MÚSICAS.
É O SUFICIENTE.
CURTAM O FREE. A SONORIDADE PERMANECE ATUAL, E MUITA COISA INTERESSANTE TEVE O INÍCIO LÁ. 

POSTAGEM 2 E MAIS ADEQUADA: 27/03/2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *