HERBIE HANCOCK – OUTROS CICLOS DE UM GÊNIO!

Postei recentemente um excepcional BOX contendo a fase na COLUMBIA RECORDS desse artista inquieto e irrequieto. HERBIE HANCOK provavelmente só se equipara a MILES DAVIS em versatilidade, buscas e atitudes de realizar.
Ambos fizeram trajetórias algo próximas: estiveram na BLUE NOTE RECORDS, um dos berços do JAZZ MODERNO. HERBIE sentou teclas por lá entre 1962 e 1969, legando CINCO DISCOS na linha do chamado JAZZ MODERNO. Para gravar, desfrutou talentos de gente insuspeita, técnica e artisticamente, como DEXTER GORDON, FREDDIE HUBBARD, BILLY HIGGINS, DONALD BYRD, HANK MOBLEY, GRANT GREEN e RON CARTER. Ahhh, há outros, diversos vários…
WATERMELON MAN, um clássico/standard do JAZZ-FUNK, é composição dele, e foi lançado em seu primeiro álbum, “TAKIN´OFF”, de 1962.
O menino já chegou chegando! Os LONG PLAYS, na BLUE NOTE, tiveram as contracapas assinadas por críticos de JAZZ históricos, feito NAT HENTOFF, IRA GITLER e LEONARD FEATHER. E o TIO SÉRGIO sublinha que esta gente não gastava neurônios com medíocres. Podem apostar…
Haja vistas a criação da trilha sonora para o filme de MICHELANGELO ANTONIONI, BLOW UP, 1966/1967. É só um aperitivo! HERBIE HANCOCK sempre esteve muito acima da média. É um superdotado!
Além de pianista à beira do prodígio é, também, formado em engenharia elétrica, e participou no desenvolvimento de teclados eletrônicos, e outros babados que ajudaram a revolucionar a música contemporânea.
MILES DAVIS e HERBIE HANCOCK cruzaram talentos na COLUMBIA RECORDS, nas décadas de 1960 e 70. Gravaram muito juntos. Porém, evoluíram paralelamente. Ambos fizeram JAZZ ROCK e FUSION JAZZ de alta qualidade.
Entre 1972 e 1984, HANCOCK gravou 31 albuns por lá! É a fase mais conhecida de sua imensa produção!
MILES DAVIS e HERBIE HANCOCK pesquisaram e criaram música AFRO – EXPERIMENTAL – cada um de seu jeito.
Há pequena e seleta discografia de HANCOCK, na WARNER RECORDS, focando uma espécie de FUSION AFRO -JAZZ. São três discos gravados entre 1969 e 1972: “FAT ALBERT ROTUNDA”, MWANDISHI, e CROSSING – todos na foto.
A carreira dele se ampliou mais ainda, nos últimos 40 anos. E, de certa forma, retorna/avança ao JAZZ INSTRUMENTAL CONTEMPORÂNEO. Fez música menos experimental. Com certeza, um sinal de maturidade, e prosseguiu sem perder a vivência da melhor música e repertório contemporâneos.
HANCOCK gravou, inclusive, obras para a histórica VERVE RECORDS; e aqui postei 5 CDS. Alguns parte do ciclo de “TRIBUTOS” mais técnico e artístico que ouvi na vida!
Em 1994, organizou ANTONIO CARLOS JOBIM & FRIENDS
Estão lá SHIRLEY HORN, JOE HENDERSON, GAL COSTA craques que tais, e se apresentaram no FREE JAZZ FESTIVAL, EM SÃO PAULO.
É mais uma comprovação de que o JAZZ e BOSSA NOVA dialogam e se imbricam muito bem!
HERBIE gravou, também, dois tributos a MILES DAVIS. O primeiro, em 1994, com WAYNE SHORTER, RON CARTER, e TONY WILLIANS. E fez outro, em 2002, celebrando DAVIS & JOHN COLTRANE. Estão lá MICHAEL BRECKER, tenor; ROY HARGROVE, trompete; o baixista JOHN PATITUCCI e o baterista BRIAN BLADE. Alto nível, “por supuesto”.
Em 2007, lançou “RIVER, THE JONI LETTERS”, disco exuberante dedicado a JONI MITCHELL; ao piano, HERBIE apazigua um pouco a música densa e tensa que ela compõe. Participam a própria JONI, NORA JONES, LUCIANA SOUZA, LEONARD COHEN, e CORINNE BAILEY RAY. É aula magna de modernidade musical e sensibilidade apurada!
Procurem conhecer outros discos excelentes: THE NEW STANDARDS, 1996, onde HERBIE fez versões dos BEATLES, NIRVANA, STEVIE WONDER, e vários artistas mais recentes. E, também , o duo com o saxofonista WAYNE SHORTER, lançado em 1997.
TIO SÉRGIO vota que bastariam os tributos a MILES, JONI e TOM JOBIM para consagrar qualquer artista. HERBIE HANCOCK foi além, muito além… Sempre além!
Jamais deixem passar batidos quaisquer discos feitos por este notável, eclético, e imprescindível gênio moderno.
É crime contra o desenvolvimento intelectual e a sensibilidade musical.
Corram atrás!
POSTAGEM ORIGINAL: 05/11/2023
Pode ser uma imagem de 6 pessoas e texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *