Eu chamo de COLEÇÃO uma discoteca específica bem formada, variada, mas constantemente ampliada e onde se vai adicionando outros discos dos mesmos artistas; ou de certa tendência; ou motivo qualquer. Em resumo, coleção ou coleções são DISCOTECAS DENTRO DE OUTRA MAIOR.
Os discos aqui são partes de COLEÇÕES. Eu tenho outros dos caras e bandas apresentados, e pretendo conseguir tudo o que fizeram.
É assim que prefiro. Faço aos poucos e me divirto!
1) Acima, à esquerda, uma dupla CULT e conhecidíssima durante a década de 1960, que avançou em direção aos 1990 – e talvez mais…
Formam um casal, JACKIE CAIN AND ROY KRALL; ela cantora ele pianista, se juntaram durante atividades profissionais na década de 1950. Gravaram intensamente no “lusco – fusco” integrador entre um POP SOFISTICADO e o francamente JAZZÍSTICO, em sua melhor acepção.
Este álbum é um achado. Está entre o ROCK PROGRESSIVO E O JAZZ FUSION. Um tanto fora do espectro criativo deles, mas a cara daqueles tempos mutantes e nada translúcidos. “A WILDER ALIAS” funciona bem para quem gosta dos MANHATAN TRANSFER, mas curte mesmo o RETURN TO FOREVER e o WEATHER REPORT. É muito legal!
2) OREGON é grupo americano de perfil inteiramente europeu, formado na UNIVERSIDADE DO OREGON – hummmm!!!
Os músicos são Intelectuais, estudiosos, e cultores de FUSION totalmente original. São tão diferenciados que acabaram gravando muito na ECM, a CULT e indispensável gravadora alemã.
“DISTANT HILL” é álbum obrigatório em qualquer DISCOTECA sofisticada!!
3) JANIS SIEGEL & FRED HERSCH. Vocal e piano em repertório ultra moderno com o retrogosto da mais clássica e artística CANÇÃO POPULAR AMERICANA. Mas, no fundo, é abertura para o imortal em JAZZ.
Indispensável; Absolutos!
4) PATRICIA BARBER – “MYTOLOGIES”. Funciona assim: ela é cantora excelente e pianista múltipla; é feminista e gay convicta; e milita musicalmente nos escaninhos do “não óbvio”.
A moça vai de excelentes performances em nightclubs, no clássico formato piano, baixo, vocal e bateria. E se expande aos limites do JAZZ FUSION, quase ROCK, como nesse disco.
É para quem gosta de guitarras distorcidas e outros fragmentos de dubiedade. Para ROCKEIROS , ‘(é assim que se escreve Ayrton Mugnaini Jr. ?) “não é permitido não conhecer o disco aqui postado”. Vão lá. Não duvidem do TIO SÉRGIO…
PATRICIA é o desafio; enigma ainda não resolvido!
5) JOHN MAYALL & ALLEN TOUSSAINT – “NOTICE TO APPEAR”, lá por 1973.
É tão simples assim: a maior figura do BLUES INGLÊS em conluio ( conúbio? ) artístico com um dos maiores do R&B americano.
Resumo: redefinição do R&B em BLUES dançante e elegante ao extremo. Eu danço, tu danças, eles e nós dançamos. Não é pouco e não veio tarde. Procurem por aí! Já!
6) Um box de JAZZ da gravadora francesa VOGUE. É o JAZZ MODERNO redefinido na EUROPA. É descritível, sim; muita gente conhecida, mas vá atrás. Um monumento CULT aos prazeres de ouvir.
7) IAN CARR & NUCLEUS: JAZZ VANGUARDA em estado da arte feito na INGLATERRA, na década de 1960. JÁ escrevi sobre eles… Procurem. Não é para todos os gostos, mas TIO SÉRGIO gosta – e muito!


9) CARLA BLEY : ESCALATOR OVER THE HILL. Lá por 1971. A vanguarda inglesa aliada à grande maestrina e pianista em obra transcendental. Quase todo mundo, na Inglaterra, que na época tinha importância, está nesse álbum. Procurem nas redes e confirmem o vaticínio que o TIO SÉRGIO faz!
Saiam atrás, salvem e curtam!
10) CHARLIE PARKER: YARDBIRD SUÍTE: O que dizer? imprescindível! Comecem por este para invadir universos distantes… Ahhh, claro; a banda seminal inglesa, THE YARDBIRDS cavocou o próprio nome por causa desse disco.
Falei! Vocês digam!
POSTAGEM ORIGINAL 10/04/2017
POSTAGEM ORIGINAL 10/04/2017

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