PARTE DA SÉRIE SAIU NO BRASIL PELA “TRAMA”, NO FINAL DOS 1990. A GRAVADORA “32JAZZ” FOI CRIADA PELO PRODUTOR “JOEL DORN” EM 1995, UM VETERANO DA “ATLANTIC RECORDS” E OUTRAS GRAVADORAS.
ELE TAMBÉM PERCEBEU QUE O “JAZZ CONTEMPORÂNEO” HAVIA TOMADO CAMINHOS EXPERIMENTAIS, COM AS DIVERSAS FORMAS DO “FREE” E DA “FUSION”, E ULTRAPASSANDO A IDEIA INCRUSTADA NA MÉDIA DO PÚBLICO DE QUE JAZZZ SERIA MÚSICA BASICAMENTE INSTRUMENTAL, AGRADÁVEL E VARIADA.
“DORN” COM CERTEZA OBSERVOU O SUCESSO DA “CONCORD RECORDS”, QUE DEU VIDA NOVA A ARTISTAS CONSAGRADOS NO PASSADO, TRAZENDO-OS AO PRESENTE SOB ORIENTAÇÃO MODERNIZADA, MAS LINGUAGEM ALGO CONSERVADORA. ELE APROVEITOU O ALTO POTENCIAL ARTÍSTICO E TÉCNICO DE MÚSICOS DA ESTIRPE DE “SONNY CRISS”, “HOUSTON PEARSON”, “SONNY STITT”, “KENNY BURRELL”, “HORACE SILVER”, “PAT MARTINO”, ENTRE IMENSOS AINDA EM ATIVIDADE. DEU-LHES UMA GRAVADORA COM RECURSOS, E UMA ORIENTAÇÃO EM SENTIDO AO PÚBLICO MAIS TRADICIONAL.
FUNCIONOU!
A SÉRIE “JAZZ FOR” TEM AO TODO 9 CDS, CINCO LANÇADOS NO BRASIL, E TODOS “TEMÁTICOS” E DELICIOSOS DE OUVIR. EM LINHAS GERAIS, DUVIDO QUE A TURMA DO JAZZ DE QUALQUER IDADE NÃO GOSTE. COLOQUEI, TAMBÉM, UM DISCO DE “DONALD BYRD” APENAS PARA MOSTRAR A EMBALAGEM ORIGINAL QUE A GRAVADORA CRIOU PARA SEUS DISCOS DE CATÁLOGO.
PORÉM, SÃO ÁLBUNS MEIO CAROS; MAS RECOMENDO A GARIMPAGEM E “ARMAZENAMENTO” . SÃO TODOS MUITO BONS!
POSTAGEM ORIGINAL: 02/07/2020

POSTAGEM ORIGINAL: 02/07/2020
