JERRY LEE LEWIS (1935/2022) – “CONFUSION WILL BE MY EPITAPH”!!!!!!

Talvez JERRY LEE LEWIS não tenha se apercebido da existência do KING CRIMSON, e menos ainda de seu letrista, PETE SINFIELD. Pensando melhor, quem sabe, sim. Porque na geração de ROCKERS que o sucederam, literalmente todos são seus fãs…
Agora, a capacidade que JERRY LEE demonstrou a vida inteira para criar confusões, não pode ser subestimada.
Sempre esteve onde a onda quebra. Às vezes, surfou; geralmente se afogou; foi socorrido; foi estigmatizado; mas voltou.
Bebeu muito; rezou mais ainda; quase foi em cana por causa de Impostos não pagos, fugindo da AMÉRICA por 4 anos, até conseguir resolver seus rolos.
Ele gostava de armas, e deu uns tiros pelaí; chegou a ameaçar ELVIS PRESLEY de morte! E foi preso em frente à GRACELAND, em 1976. Eles eram amigos!
E acabou falindo, mesmo sobrevivendo…
Enfim, a vida de JERRY LEE LEWIS foi um compêndio de insensatez mesclada com certa genialidade artística, e talentos explícitos. Era quase um autodidata no piano – que tocava com estilo e proficiência!
Se você recordar de ELTON JOHN, no início de carreira, verá alguém tentando barbarizar no piano, fazer malabarismos cênicos…
KEITH EMERSON, ELTON, e até LITTLE RICHARDS!, eram meninos comportados perto de JERRY LEE LEWIS – que tocava com os pés, as mãos, o ombro, pulso e qualquer parte do corpo disponível. Subia no instrumento, espancava o teclado, chegando próximo do que fazia na guitarra PETE TOWNSHEND. E tudo isso sem perder o senso musical…Era um showman fantástico!
JERRY LEE LEWIS conseguiu a proeza de mesclar o R&B dos negros, através de sua esfuziante mão esquerda, a responsável pelo BOOGIE dançante que imprimia ao piano. Ela o integrava ao COUNTRY e o HILLBILLY dos brancos, criando híbrido que é a quintessência do ROCK AND ROLL clássico; sua mão direita era ROCK puro! Ele tinha uma apurado senso melódico.
JERRY LEE sempre foi cantor excelente, de voz belíssima e clara; potente, afinadíssima e versátil, que se adaptava com perfeição ao ROCK, ao GOSPEL, ao BLUES; e, obviamente à COUNTRY MUSIC !
Em resumo bastante defensável, JERRY LEE LEWIS e CHUCK BERRY juntos já seriam suficientes para definir tudo o que é o ROCK AND ROLL
Chamar o nosso “preclaro’ e amado de contraditório, complexo, ou quaisquer definições que pudessem trazer alguma coerência para defini-lo em poucas palavras, é uma impossibilidade aguda.
Eu vou tentar aproximação cautelosa.
JERRY LEE LEWIS era cristão. Conhecia a Bíblia, e a lia reverencialmente. Ele e ELVIS PRESLEY eram da ASSEMBLEIA DE DEUS. Sabiam cantar as músicas gospel. Já ROY ORBISON E CARL PERKINS e JOHNNY CASH eram BATISTAS…
JERRY LEE era primo de JIMMY SWAGGART, um dos primeiros “Malafaias”…ooopps, “tele-evangelistas” … nas TVS americanas.
Era profundamente religioso e temente a Deus! Um americano branco, bastante ignorante, que certamente hoje votaria em DONALD TRUMP.
Porém, JERRY L. LEWIS vivia em crise existencial. Dizia ter criado, e fazia um tipo de música furiosa que, achava ele, iria carregá-lo para o inferno! Compensou gravando muita música GOSPEL.
Faz sentido? “DEFINITIVAMENTE TALVEZ”, responderiam os irmãos LIAN e NOEL GALLAGHER, que não transmitiam qualquer paz de espírito, mesmo tendo montado uma banda turbulenta chamada contraditoriamente…OASIS…
JERRY LEE LEWIS gravou a primeira vez, em 1952. Tinha 16 anos! Explodiu na cena POP entre 1956 e 1958, com alguns dos 30 TOP TEN HITS, que teve durante a carreira: CRAZY ARMS, WHOLE LOTTA SHAKIN´GOING ON, GREAT BALLS OF FIRE…
JERRY meteu-se em confusões insólitas com mulheres. A saga começou muito cedo. Ele teve sete esposas, algumas “simultaneamente”; e casos e causos vida adentro…
Casou-se aos 16 anos, em 1952, com a filha de um pastor. E largou a mulher por causa de música e farras. Foi para o altar novamente meses depois “encorajado” pelos irmãos da “outra” noiva, JANE MITCHUM, que o escoltaram até a Igreja com uma SHOTGUN, aquela espingarda de dois canos e bem… vocês imaginam…
Ainda não divorciado, lá por 1957 casou-se secretamente com a prima-irmã de 13 anos, que ele dizia ter quinze. Mas, jornalistas ingleses descobriram durante turnê, em 1958, que ela tinha 13 anos mesmo! Espoleta o nosso JERRYNHO, heimmm ?!?!?!
E deu em confusão: ela com quinze anos poderia ter casado, se ele estivesse “desimpedido”… Ele estava com 22! E assim, JERRY LEE foi o primeiro artista “cancelado” da música moderna. Uns doze anos antes do SIMONAL; e uns trinta antes do LOBÃO – que também, amalgamou-se à prima menor de idade; mas dançou por causa de política, e porque é boquirroto …
Ahhh, MAYRA GAILE BROWN, a priminha, era filha do baixista da banda! E, anos depois, teve seu livro sobre a relação dos dois filmado: THE GREAT BALLS OF FIRE, com DENNYS QUAID e WYNONA RYDER – adivinhe no papel de quem?
Passou mundo afora, em 1989, foi um grande sucesso, e alavancou mais uma vez a carreira de JERRY LEE. A trilha é algo insossa. E o repertório em boa parte foi regravado.
Tudo considerado, “Bacobufos” iam e vinham, mas ele recuperou-se entre 1960 e 1970. E reinventou-se.
Em 1964, gravou em HAMBURGO, na Alemanha, onde os BEATLES e várias bandas inglesas tocaram antes da fama, um disco reverenciado como entre os melhores shows ao vivo da História da música POP/ROCK, e etc…!
JERRY LEE LEWIS LIVE AT HAMBURG STAR CLUB é fogo, suor e ROCK AND ROLL. Em plena forma, JERRY LEE e os ingleses NASHVILLE TEENS incendeiam a plateia em performance avassaladora!!!!
Alguém escreveu que “não era um disco ao vivo”. “Mas, a cena de um crime!” Um massacre; uma convulsão contínua!!!!
Lá por 1968, LEE LEWIS entrou de cabeça na COUNTRY MUSIC, e teve, no decorrer da carreira, nada menos do que 17!!! TOP TEN na parada da revista BILBOARD!
Críticos disseram que JERRY é o criador do “HARD COUNTRY”, que tem nada a ver com pauleira. É música “não-neandernthalesca”; letras, canções e produção de melhor qualidade, comparativamente ao ramerrão simplório que infesta a música COUNTRY americana, e sua irmã postiça, e nosso “encosto pátrio”, a “SERTANEJA-FAKE”…
( Cala a boca, tio SÉRGIO, e vai atazanar os “bolsonarentos” e “PeTizes”. Porque de música você entende nada…)
Mas, em 1973 ele foi a LONDRES consagrado e gravou um dos melhores “Discos-Tributos” já feitos: JERRY LEE LEWIS – THE LONDON SESSION, originalmente um vinil duplo, que também saiu no Brasil. É um verdadeiro conclave da nata do ROCK INGLÊS!
Os que participaram estavam no auge, ou chegando a ele. PETER FRAMPTON, RORY GALLAGHER, MATHEW FISHER, KENNY JONES, ALVIN LEE, GARY WRIGHT e ALBERT LEE, para citar alguns. E, claro, o próprio KILLER, também em boa forma.
Talvez o último momento memorável da longuíssima carreira de JERRY LEE tenha sido em “THE CLASS OF ´55”, que reuniu os quatro grandes sobreviventes do ROCK AND ROLL CLÁSSICO: JERRY LEE LEWIS, CARL PERKINS, ROY ORBISON E JOHNNY CASH.
Foi gravado em 1986, e com a participação de JOHN FOGERTY, DAVE EDMUNDS, JUNE CASH CARTER, RICK NELSON e músicos de primeira linha do COUNTRY. É muito agradável, bem produzido e gravado no estúdio da SUN RECORDING. Põe CULT e EMBLEMÁTICO nisso!
Em algum momento da década de 1990, eu o assisti no antigo PALACE, casa de shows em São Paulo. Foi bagunça memorável! Teve gente subindo e sendo expulsa do palco, enquanto a banda enganava esperando JERRY, que deu um show curto e mediano. O KILLER estava completamente alcoolizado!
Houve confusão na plateia.
Na minha frente, uma garota subiu no ombro do namorado.
E um moço, com certeza sobrinho de “ÁTILA, O HUNO”, deu ultimatum pra folgada.
O namorado não gostou, e respondeu torto.
O emissário do “MONGOL” não teve dúvidas: dedo indicador em riste, mirou no… no… no… “Marquês do Rabicó” da malcriada e deu-lhe “dedada” exemplar!
Um berro! moça colocada no chão! e começou briga quase generalizada. Os seguranças “ajudaram” o filhote de Átila e o namorado indignado a pensar um pouco melhor na próxima vez!!! (se houve…)
Vejam só: comecei com PETE SINFIELD e terminei quase no pátio da penitenciária!!!
Realmente, “CONFUSION WAS HIS EPITAPH”.
É estonteante trilhar ou tentar buscar tudo o que JERRY LEE LEWIS gravou ou fez. Foram 121 ÁLBUNS ORIGINAIS; 290 EPS e SINGLES; 660 COLETÂNEAS e 22 VÍDEOS! Que tal?
A veneranda e espetacular gravadora BEAR FAMILY tem os seguintes BOXES do KILLER: SUN RECORDS, com 18 CDS e 623 FAIXAS; SMASH RECORDS: 166 FAIXAS concentradas em 8 CDS. E MERCURY RECORDS, 10 CDS e 226 TRACKS!!!! São 1015 MÚSICAS compiladas!!!!
É overdose até para fanático! Porque coligem “apenas” mais ou menos as fases áureas…Mas, com a morte de JERRY, certamente haverá material para trazer à luz nos tempos vindouros.
Para mim, bastam os discos que postei, e destaco o da primeira foto em cima, lançado pela BEAR FAMILY, na coleção ROCKS, com as 33 faixas essenciais!!!
É coletânea espetacular, e abrange todas as fases, gravações ao vivo e etc…
Para o céu JERRY LEE LEWIS certamente irá. Não sem antes
circundar o purgatório, fazer um bate-e-volta, só para pegar impulso e ascender ao PARAISO.
Que ele finalmente sossegue, e tenha paz. Ele é inesquecível!!!!
Amém!
POSTAGEM ORIGINAL: 04/11/2023
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