JOHN McLAUGHLIN, E OS MEUS DOIS PRIVILÉGIOS INESQUECÍVEIS!

EU TIVE A HONRA E O PRAZER DE ASSISTIR A JOHN McLAUGHLIN NA PLENITUDE DE SUA FORMA.

A PRIMEIRA VEZ, FOI NO GINÁSIO DO ANHEMBI, DURANTE O “SÃO PAULO/MONTREUX JAZZ FESTIVAL”, EM 1978. TAMBÉM PERFOMARAM NAQUELA NOITE, ‘HERMETO PASCHOAL E BANDA”; O BOM TROMPETISTA “MÁRCIO MONTARROYOS”, QUE DEU VEXAME INESQUECÍVEL POR NÃO QUERER SAIR DO PALCO APÓS O TEMPO PREVISTO PARA ELE TOCAR. FOI RETIRADO NA MARRA… E, CURIOSAMENTE, “A ORQUESTRA DE PÍFANOS DE CARUARU”.

EU E MEU AMIGO PAULO CALDEIRA ESTÁVAMOS COM CRACHÁS QUE NOS DAVAM O DIREITO A VISITAR O “BACK STAGE”, ONDE OS ARTISTAS SE REUNIAM, CONVERSAVAM, BEBIAM E TOCAVAM UNS COM OS OUTROS.

O “CLIMA” ERS MARCANTE! VI COISAS E GENTE INCRÍVEIS NOS BASTIDORES. ASSISTI “PINE TOP PERKINS” BRINCANDO NO PIANO, PERTO DO BAR, RODEADO POR MUITA GENTE…VI O GUITARRISTA “SÉRGIO BAPTISTA”, EX-MUTANTES, QUE TENTAVA UMA BOCA PARA TOCAR COM “McLAUGHLIN”, MAS NÃO DEIXARAM.

VI, TAMBÉM, O BAIXISTA “FERNANDO SAUNDERS”, QUE ESTAVA DOIDÃO ATRÁS DA MULHERADA, ABORDANDO O “QUE” APRECESSE, E NEM QUIS PAPO… ELE VEIO ACOMPANHANDO McLAUGHLIN; E, DURANTE A CARREIRA TOCOU, E GRAVOU, COM “JEFF BECK”, “LOU REED”, E UMA “FIEIRA” DE OUTROS CRAQUES.

EU BATI UM PAPINHO COM “JOHN McLAUGHLIN”, NO BACK STAGE, POR ALGUNS MINUTOS. FIZ-LHE PERGUNTAS SOBRE UM PASSADO REMOTO COM A “GRAHAN BOND ORGANIZATION” E MAIS RECENTE COM A “MAHAVSHNU ORCHESTRA”. MAS, ELE FUGIU DO ASSUNTO E PEDIU, GENTILMENTE, LICENÇA, “´PORQUE PRECISAVA SUBIR NO PALCO E TOCAR”.

CLARO, DEAR JOHN!!!! FOREVER AND EVER!!!!!

ASSISTI AO SHOW DE FRENTE PARA O PALCO. E McLAUGHLIN CHAMOU HERMETO PASCHOAL PARA UMA CANJA, E DUELARAM: GUITARRA CONTRA FLAUTA, PANELAS, E OUTROS APETRECHOS QUE A GENIALIDADE INIGUALÁVEL DE HERMETO SACASSE NA HORA!

FOI ANTOLÓGICO! ELE DESAFIAVA McLAUGHLIN, TIRANDO SONS COMPLEXOS DA FLAUTA, E FALAVA: “VAI LÁ GRINGO “F.da.P”, É A TUA VEZ”.

E A RESPOSTA VINHA CERTEIRA FEITO MÍSSIL: GUITARRA EM TOM COMPATÍVEL, REPETINDO A “PERGUNTA”, E RESPONDENDO COM AS FRASES CURTAS QUE O CELEBRIZARAM….

EU ESTAVA A MENOS DE CINCO METROS DE DISTÂNCIA…E JAMAIS ESQUECEREI!

A SEGUNDA VEZ, FOI NO GINÁSIO DA PORTUGUESA DE DESPORTOS, TIME TRADICIONAL, QUE VIVE OSCILANDO ENTRE A MORTE E A RESSURREIÇÃO. ACHO QUE FOI EM 1982.

O SHOW TEVE ABERTURA DE “EGBERTO GISMONTI” E BANDA, QUE, DE CARA, CUMPRIMENTOU A PLATEIA ASSIM:

“OLÁ, PESSOAL, VOCÊS NÃO VÃO SE ARREPENDER DE TEREM VINDO”: SENTOU-SE AO PIANO, E INICIOU UM DOS MELHORES CONCERTOS QUE ASSISTI NA VIDA!

DEPOIS, ENTROU “Mc LAUGHLIN”! SOBERBO; BANDA PERFEITA, E UMA APRESENTAÇÃO ARREBATADORA A PONTO DE, NO ÚLTIMO BIS, ELE E A BANDA TENTAREM CANTAR, JÁ QUE NÃO CONSEGUIAM MAIS TOCAR TAL O CANSAÇO!

JOHN É UM ESTILISTA DA GUITARRA, TEM FRASEADO ÚNICO, PESSOAL. ALÉM DE BOM GOSTO NA ESCOLHA DO REPERTÓRIO, E DO APURO TÉCNICO REFINADO EM DÉCADAS DE ENCANTAMENTO, LEGADO EM GRAVAÇÕES PRIMOROSAS.

VALE PESQUISAR SUA VASTA E VARIADA DISCOGRAFIA!

AQUI, UNS DISQUINHOS PARA VOCÊS CURTIREM.

“JOHN McLAUGHLIN” PODE TRANQUILAMENTE SER CONSIDERADO UM GÊNIO!
postagem original:05/03/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *