Ele é profissional pra valer, habitante dos círculos de BLUES, R&B, ROCK e JAZZ na GRÃ BRETANHA.
Bem no início dos “sixties”, KEEF HARTLEY substituiu RINGO STARR na banda de RORY STORM.
Depois, esteve no ARTEWOODS – banda notável, talvez a melhor do gênero, na frias ilhas britânicas.
O nome vem de ART WOOD, vocalista, e irmão de RON WOOD, guitarrista dos ROLLING STONES. E, junto com JON LORD, tecladista no futuro e lendário DEEP PURPLE; DEREK GRIFFITS, ótimo guitarrista de estúdio; e MALCOLN POOL, baixista, cravaram e gravaram este COMBO excepcional!
Para o TIO SÉRGIO, foi a melhor banda do gênero na Inglaterra em torno de 1964/1965. Procurem escutar…
KEEF HARTLEY saiu de lá para tocar e projetar-se artisticamente nos BLUESBREAKERS, de JOHN MAYALL. Depois, partiu para carreira solo.
Claro, sucesso comercial teve pouco.
Mas realizou discos de qualidade e muito prestígio. Legaram sofisticada FUSION entre JAZZ e outros ritmos e conceitos, o que ajudou a construir mitos naquele rico lusco-fusco sonoro do final dos anos 1960.
As bandas que KEEF forjou foram usinas de experimentalismo, e vanguardas variadas. Parte dos melhores músicos do circuito participou nos discos dele: os saxofonistas CHRIS MERCER, o trompetista HARRY BECKETT, o baixista GARY THAIN, que fez parte do URIAH HEEP, e o vocalista e baixista MILLER ANDERSON. Todos por lá.
Procure conhecê-lo.
Entre os sete LONG PLAYS há de tudo e para todos. O meu predileto é HALFBREED, que elegi em escolha difícil e renhida. Porém, há um show clássico e “barulhento”, todo mixado para destacar a bateria de KEEF – é óbvio! -, gravado no MARKEE CLUB, em junho de 1971. O disco é LITTLE BIG BAND, o de capa azul.
Mas tio SÉRGIO, é bom!
Acho que sim, mesmo que um tanto “over”, e à beira do desequilíbrio em busca de “garantir” que é o disco de um “baterista” – o chefe…
Eu prefiro KEEF HARTLEY esbanjando feeling e técnica em álbuns como MOVING ON, de JOHN MAYALL, gravado ao vivo em 1973; lição de “FUSION JAZZ BLUES e ADJACÊNCIAS”.
No entanto, se você gosta de JOHN MAYALL, BLOOD, SWEAT & TEARS, COLOSSEUM, TEMPEST, e nada restrita companhia, procure saber da KEEF HARTLEY BAND, e seu líder, um craque fulgurante!
POSTAGEM ORIGINAL: 15/11/2019

POSTAGEM ORIGINAL: 15/11/2019
