KRAUT ! – COLEÇÃO ESPETACULAR E IMPRESCINDÍVEL DO ROCK PROGRESSIVO FEITO NA ALEMANHA “OCIDENTAL”

Comprei os BOXES no espaço de uns 4 meses, porque bastante caros! Preços muito mais altod do que a média, por causa do sempre excepcional trabalho para a sua realização.

A BEAR FAMILY RECORDS é a mais perfeita pesquisadora, preservadora e editora de quaisquer coisas relevantes do passado musical gravado.

Não tem pra ninguém: não há produtos mais perfeitos, amplos, relevantes e bem feitos na indústria discográfica mundial. Obras de arte, sempre!

Os quatro BOXES, cada um com 2 CDS, foram baseados nas regiões geográficas da “ALEMANHA OCIDENTAL” E trazem livretos excepcionais com fotos, histórico, etc… em qualidade gráfica suprema.

Mas, peca pelo que se pode considerar um absurdo: O TEXTO É EM ALEMÃO. E ler “ozalemão” vamos combinar que não dá!

Mesmo assim, as biografias completas de cada uma das 87 bandas e artistas que aparecem nas coletâneas, são diagramadas de forma que se tem acesso direto ao nome dos integrantes e a fotos espetaculares de tudo o que gravaram.

Ou seja, permite uma comunicação visual direta e imediatamente compreensível pelo consumidor-ouvinte. UM MUST IMPERDÍVEL!!! E o conteúdo é demolidor!

E ponto!

Aliás ponto e vírgula: não há nada dos 3 principais e mais famosos representates do KRAUTROCK: KRAFTWERK, CAN e AMON DUULL-2. Questões contratuais, essas coisas, impediram.

Fazem falta? Certamente; porém são bandas e discos de fácil acesso internacional, e a opção adotada é plenamente supletiva e vitoriosa.

Mas, entre as 87 faixas, várias acima de 6 minutos e todas remasterizadas, há 24 de bandas muito conhecidas, como TANGERINE DREAM, EMBRYO, GURU-GURU, PASSPORT, TRIUNVIRAT, LUCIFER FRIENDS, NOVALIS, BIRTH CONTROL, JANE,. FRUMPY, ELOY, NEKTAR e KHARTAGO. Não vou citar outros conhecidos…

As restantes 63 faixas são igualmente representativas e relevantes, e fazem uma cartografia do KRAUTROCK inédita, abrangente e integradora.

É preciso relembrar a incrível e ainda subestimada participação e presença de BRIAN ENO na consolidação da vertente. Ele tangencia a tudo isto, mas é inglês, portanto…

A concepção de ENO na FASE BERLIM de DAVID BOWIE – LPS LOW, HEROES, LODGER, STATION TO STATION, STAGE -, entre 1977/1980, é enunciadora dos novos tempos.

Ou alguém ainda duvida que a MÚSICA DE BASE ELETRÔNICA domina progressiva e inexoravelmente o cenário musical dos últimos quase 50 anos?

Por enquanto, não escutei a tudo. Vou fazê-lo aos poucos. É audição difícil, truncada; é “alemão e racionalista” demais para um velhinho já não tão da pesada, feito eu.

Ahnnn, hoje o CONCEITO DE KRAUTROCK é mais abrangente. Então, “aproveito o ensejo” para também recomendar o BEAT e o ROCK PSICODELICO ALEMÃO.

Ouçam THE BOOTS, e principalmente THE LORDS – PSICODELIA de alto nível, mais para o estilo INGLÊS do que para o AMERICANO.

Recentemente a BEAR FAMILY lançou mais dois BOXES DUPLOS, com os grupos e artistas da EX-ALEMANHA ORIENTAL! Portanto, mapeamento concluído!

Esta coleção é matéria para MESTRADO em ROCK ´n´ ROLL. E quem não buscar acesso não ganha o título de “MESTRE”.

Vá atrás. É imprescindível!
POSTAGEM ORIGINAL: 27/05/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *