LANÇAMENTO “BEAR FAMILY RECORDS”, EM 6 BOXES INDIVIDUAIS DUPLOS
TIO SÉRGIO ESTÁ MAIS PIMPÃO DO QUE SEMPRE COM
A RETOMADA DE UMA HIPÓTESE DE COLEÇÃO, QUE SEMPRE ASSOLOU O IMAGINÁRIO!
Pois, bem; a minha amada, muito considerada e inestimável BEAR FAMILY RECORDS é alemã. E mais do que gravadora, é uma INSTITUIÇÃO que faz ANTROPOLOGIA CULTURAL e ARQUEOLOGIA da música popular. Em 2020, lançou uma série de quatro BOXES DUPLOS percorrendo a saga do KRAUTROCK, entre 1968 e 1979. Eu completei a série com as bandas da extinta ALEMANHA OCIDENTAL. Chegaram recentemente os dois O BOXES DUPLOS com a turma da ex -ALEMANHA ORIENTAL, o lado comunista.
Estão nesta série quase tudo o que você queria saber, mas tinha vergonha de perguntar, ou não conseguiu acesso. É o ROCK PROGRESSIVO ALEMÃO, e adjacências, que inclui PSICODELIA, HEAVY METAL, HARD ROCK, etc…; desde a sua gênese ao período áureo de seu desenvolvimento,
Os quatro álbuns contêm 8 CDS e 96 musicas, e coligem o quê importa. Cada um deles foi feito no capricho e perfeccionismo que só os alemães e os japoneses perseguem e conseguem!!!!
A produção gráfica é matadora – como sempre! Livretos, fotos de bandas ou artistas, e também dos discos. Traz a escalação completa dos times, que se apresentaram.
Há uma novidade interessante na abordagem: cada volume é dedicado a uma região da Alemanha onde os artistas surgiram:
Bandas do NORTE: HAMBURGO, por exemplo. Da REGIÃO CENTRAL em cidades como DUSSELDORF, KOLN – ooopppsss! COLÔNIA. Depois, OESTE, onde está BERLIM, etc… E o SUL.
O texto como sempre é informativo e primoroso! Acredito piamente! E, se eu soubesse ler em alemão ficaria mais pimpão ainda!!!!Pois, é; a falha no projeto é não haver o texto vertido para o francês ou inglês que, vamos combinar, é por onde a maioria absoluta se viraria. É um detalhe fundamental e ausência relevante…
Os quatro primeiros álbuns foram recentemente juntados em BOX mesmo chocho, mas é colecionável no “ÚRTIMO FURO DO CINTO” !!!!! Eu deixei pra lá…
Voltando ao ‘CHUCRUTE ELÉTRICO CHEIO DE FARPAS METÁLICAS” a qualidade do som é excelente. A maioria das gravações é irretocável; além do melhor possível!
Estão ali LUCIFER`S FRIENDS, ATLANTIS, JANE, FRUMPY, ELOY, NEKTAR, TANGERINE DREAM, TRIUNVIRAT, etc…E uma plêiade composta por menos notáveis, mas tão legais e representativos quanto os mais conhecidos.
SÓ NÃO TEM O KRAFTWERK!!!! Falta gritante! Certamente, questões contratuais impediram.
Claro, no princípio eram considerados KRAUTROCK artistas ligados ao “ROCK PROGRESSIVO”. E, também, bandas que emulavam principalmente os ingleses da época, incluindo HARD ROCK e HEAVY METAL.
Há um monte tangenciando o LED ZEPPELIN ( Oi, LUCIFER´S FRIENDS,… vida eterna longa, JOHN LAWTON! – ele infelizmente morreu ); Há fãs do HUMBLE PIE, (né, ATLANTIS); e variações sobre o JETHRO TULL, DEEP PURPLE, EMERSON LAKE & PALMER, e a vasta constelação viajante que infestou a Alemanha, Japão, França, EUA, Brasil, e o mundo inteiro.
É muito bom! Tudo muito legal de ouvir e ter. Há músicas cantadas em inglês, óbvio. E, como no planeta inteiro, com o tempo a maioria aderiu, lógica e corretamente, ao idioma pátrio. O mesmo ocorreu na Alemanha. E tudo ficou mais original, ainda!
Há bandas e artistas contratados por gravadoras CULTS, e também aqui representadas: VERTIGO, BRAIN…
O ELETRÔNICO de VANGUARDA é a grande vertente diferencial do KRAUTROCK; e a real colaboração cultural da ALEMANHA à música popular contemporânea! Os músicos alemães são herdeiros da música CONCRETA, e ELETROACÚSTICA de compositores como STOCKHOUSEN, e outros. Ou seja, seguiram os rumos futuristas que a música “erudita” ( seria? ) assumiu.
Por isso, procure saber sobre a gênio iconoclasta professora, compositora e pianista JOCY DE OLIVEIRA, que participou disso tudo, e a foi primeira BRASILEIRA a trazer o conceito para cá, em 1961!!!!! Ela tem, inclusive, um LP duplo nacional com suas obras nesta área! Não deixe de ouvir!!!!
A segunda série de BOXES, batizada por OST -KRAUT! , foi resultado de pesquisa sobre bandas do ex-lado comunista! Coisas feitas entre 1970 e e 1982. É possível que seja expandida – espero que sim!
Eu não conhecia ninguém nos discos! Perfeitamente justificável, já que o regime comunista de lá era fechado demais, e a comunicação com os próprios irmãos, e outros países a Oeste era dificultada, ou até impedida…
Mas, tudo isso mudou; até que… veremos!
Hoje, o rótulo KRAUTROCK tem significado ampliado. Abarca do BEAT, feito na década de 1960 por bandas como LORDS, e vai ao infinito…KRAUTROCK tornou-se um “estado de espírito” talvez apátrida, e um vasto e importante capítulo na História da música POP.
BRIAN ENO e DAVID BOWIE são, talvez, os primeiros “complementadores e divulgadores” dessa música original e vanguardista. Procure antes e depois da fase BERLIM criada por ambos. Acesse coisas de 1976/1977/1978/1979…
TIO SÉRGIO vem pesquisando várias simbioses, com destaque para o nosso velho conhecido gênio “não músico”… Epa!!!! BRIAN ENO, que fez álbuns com vários “luminares chucrúticos”.
Procure conhecer o HARMONIA, “colisão criativa” dele com MICHAEL ROTHER, do “NEU”, HANS-JOACHIM ROEDELIUS e DIETER MORBIUS, do “CLUSTER” – um verdadeiro SUPERGRUPO alternativo de verdade!
Ah!!!! prepare-se para sacar o cartão de crédito! São coisas caras.
Desfrute.
POSTAGEM ORIGINAL 11/03/2021 – AMPLIADA EM 11/03/2024
