LEGENDAY PINK DOTS – ABSOLUTAMENTE ALTERNATIVOS – OS 4 PRMEIROS – “SOLEILMOON” RECORDINGS!!!

Acho que são os caras/músicos/performers, sei lá!!! mais alternativos e “LO – FI” que tenho na discoteca. Coisa para o meu amigo@Gerson Périco. E eu sempre me questiono: será que gosto mesmo disso?

Ouvindo em sequência, e depois de pontual, mas constante imersão no KRAUTROCK, eletrônicos, e vasto etc… de maluquices criativas, acho que gosto, sim!

Foi difícil encontrar informações sobre eles. Mas, vamos lá, sempre mesclando o texto com percepções e opinião. É o meu estilo.

O grupo surgiu em LONDRES, em 1980, E é ANGLO-HOLANDÊS.

O NÚCLEO DURO ( OU MOLE, não sei…) parece composto por um certo “EDWARD KA-SPEL”. Com este nome deve ser holandês. Ele está em todas. É o cantor, tecladista, operador de engenhocas eletrônicas, e compõe as letras.

Tentando puxar um pouco mais a inteligibilidade plausível do… evento, eu diria que KA-SPEL tem um quê de ROY HARPER, ídolo sacrossanto de IAN ANDERSON e do JIMMY PAGE. O TIO SÉRGIO e um monte de malucos por aqui também gostam… ROY é um bardo maluco carimbado; habitante do submundo do UNDERGROUND da música, com um monte de discos estranhos e CULTS gravados…

Mas, seria?

OPA! Matei a charada: “KA-SPEL” parece mais um compósito de SYD BARRETT, que todo mundo sabe que banda ajudou a fundar; PETER HAMMILL, do VAN DER GRAAF GENERATOR, e ROBERT WYATT, do SOFT MACHINE, MATCHING MOLE, etc. ..

Mas, é bom apagar tudo isso que cometi, escrevi. Porque talvez não seja. Pensando melhor, tem de ser, senão…

Definitivamente talvez!

E descobri que há, houve, sei lá… outra figura etérea no melaço, um tecladista chamado PHIL KNIGHT, parece que o apelido é SILVERMAN…

Nos quatro discos do box aparecem figuras de nomes hilários e bem extravagantes: CHE BANANA, PHIL HARMONIX, SYBIL STRANGE-CARGO, PATRICK PAGANINI Q., ARADIA, STRET MAJEXT ALARME, ROLLS ANOTHERONE, e hipotéticos que tais… todo mundo tocando; sei lá, participando por lá…

O som é absolutamente alternativo. Oscilando entre o NEOPSICODÉLICO, e um FOLK digamos EXPERIMENTAL. E, CLARO, estão conectados ao GOTHIC ROCK, ao TECHNOPOP e à COLDWAVE.

Ouvindo em sequência, as ligações com o KRAUTROCK; algo do BRAINTICKET, do NEU, do CAN. E até do ROCK INDUSTRIAL…vão ficando mais nítidas.

Escutando os caras, sei lá por que lembrei da vocalista do STEREOLAB, grupo que voltou à onda novamente. LAETITIA SADIER, que em tradução livre poderia ser “ALEGRIA ENTRISTECIDA”, e que tem nada a ver com o jeito do “K-SPEL” cantar e compor.

Mas, a gravadora desses discos dos caras é a “SOLEILMOON”; que sem forçar a interpretação, é “SOL e LUA”. Estendendo um pouco, chegamos a quente/frio; claro/escuro…

Então, eu me aventuro a supor que eles sejam ‘TRISTEALEGRISADOS”. Uma certa graça fria, e música certamente e misteriosa, e “NÃO ACONCHEGANTE”. Mais próximo do fogo ( ou do túmulo? ) observa-se que são mesmo DARKS. E os temas e as letras parecem confirmar a hipótese.

A música que fazem é bastante anticomerciais! E fiquei “supersurpreso”, ooopppss…., ao saber que o LEGENDARY PINK DOTS, junto com os discos solo de K-SPELL, gravaram mais de 40 álbuns! Venderam pouco, mas foram sobrevivendo. Li, também, que influenciaram o MGMT, e os SKINNY PUPPY…

Eles ficaram eufóricos quando, em 2004, no show mais lotado da carreira…apareceram umas 2.500 pessoas.

Mesmo fora da mídia, e dos grandes eventos, eles se tornaram MINI-GLÓRIA DO ROCK VERDADEIRAMENTE ALTERNATIVO. ESTE BOX É PRA LÁ DE COLLECTIBLE.

Procurem ouvir….
Postagem 28/02/2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *