ASSISTI ESSES DIAS NO CANAL “HBO”, DA NET, A LONGO DOCUMENTÁRIO SOBRE “LITTLE STEVEN”. ELE É UM DESSES CARAS QUE A GENTE “CONHECE” DESDE SEMPRE, MAS “NÃO SABE EXATAMENTE” QUEM FOI! ESTOU SURPREENDIDO! ELE É UM SUPERDOTADO MULTI-TALENTOSO!
NA MÚSICA, “VAN ZANDT” FOI CRIADOR E CATALISADOR DO CHAMADO “JERSEY SOUND”: “FUSION”, ENTRE O “ROCK AND ROLL TRADICIONAL”, “RHYTHM´N´BLUES” E “SOUL MUSIC”; COM PITADAS DE “JAZZ”, MUITO BALANÇO, E USO DE METAIS.
CLARO, NÃO É UMA REVOLUÇÃO. MAS A RECUPERAÇÃO DA TRADIÇÃO DO VELHO “RHYTHM´N´BLUES” ANTES DA SUBDIVISÃO EM “GÊNEROS”, CONSUMADA NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960. TUDO CONSIDERADO, “MIAMI STEVEN” TROUXE PARA AQUELE MOMENTO, MEADOS DA DÉCADA DE 1970, A “BLACK MUSIC” REDEFINIDA BASICAMENTE POR BRANCOS QUE REVERECIAM OS GRANDES ARTISTAS PRETOS DA HISTÓRIA DA MÚSICA AMERICANA.
NÃO É POUCA COISA! “LITTLE STEVEN” PRODUZIU DISCOS, E CRIOU ARRANJOS PRINCIPALMENTE PARA OS “METAIS” NAS DUAS BANDAS DE “NOVA JERSEY” EM QUE TOCOU. EM CADA UMA DELAS, ELE CAPTOU A “ESSÊNCIA MANIFESTA”; E FORJOU GRUPOS INTEGRADOS E ORIGINAIS.
“LITTLE STEVEN” TOCOU GUITARRAS COM “BRUCE SPRINGSTEEN & E-STREET BAND” DESDE 1975, E FICOU LÁ ATÉ 1984. PARTICIPOU, E AJUDOU A MOLDAR UM ROCK PESADO DISTINTO. MANTEVE AQUELA SONORIDADE DO ROCK AMERICANO TRADICIONAL, MAS O REPOSICIONOU PARA A “ATUALIDADE” NAS DÉCADAS DE 1970/1980.
DE CERTA MANEIRA, BRUCE É UM “HÍBRIDO BLUESY E EXPLÍCITO”, COM SUA VOZ DE TENOR “ABARITONADA”, TALVEZ SEMELHANTE A “BOB SEGER”; EM QUEM SE INSPIRA – EU ACHO – NO “DRIVE” E NA “FÚRIA” . MAS, SE DISTINGUE POR UM LIRISMO, QUE MUITOS ACHAM PRÓXIMO A UM “BOB DYLAN” MAIS TERRA-A-TERRA E ALGO VISCERAL!
LÁ, PORTANTO, O SAX DE “CLARENCE CLEMONS” SUPRE A RUSTICIDADE TALVEZ HERDEIRA DE “DANIS PAYTON”, DO DAVE CLARK FIVE – CUJOS DISCOS APARECEM NO DOCUMENTÁRIO. É ROCK/R&B CONCATENADO NA DÉCADA DE 1950/60, MAS SOANDO COMO NOS ANOS 1970: INSPIRADO PELO “RHYTHM´N´BLUES”, E PELO “BLUES”.
MUITOS NÃO SABEM, MAS FORAM OS INGLESES “THE HOLLIES” OS PRIMEIROS A GRAVAR MÚSICA DE “BRUCE SPRINGSTEEN”. “SANDY” SAIU EM 1973. E A “MANFRED MANN EARTH BAND” TAMBÉM GRAVOU “SPIRIT IN THE NIGHT” E “BLINDED BY THE LIGHT”, CONTINUANDO A SAGA DE CANÇÕES AMERICANAS COM BOAS LETRAS, COMO FIZERA O “MANFRED MANN” ORIGINAL COM “THE MIGHT QUEEN” E OUTRAS DE BOB DYLAN, NA DÉCADA DE 1960.
“MIAMI STEVEN” ARRANJOU E PRODUZIU PARA “SOUTHSIDE JOHNNY AND ASBURY JUKES”, TALVEZ A BANDA “PROTÓTIPO” DO “JERSEY SOUND”, QUE INTEGROU DESDE 1976, E FORJOU A IDENTIDADE SONORA GRAVANDO INCLUSIVE ALGUMAS MÚSICAS DE “SPRINGSTEEN”. PROCUREM OUVIR “THE FEVER” – R&B IMPERDÍVEL E SENSACIONAL!
ELE ORGANIZOU O NAIPE COMPLETO DE METAIS, COM DOIS TROMPETES, DOIS SAXES E TROMBONE, SUPRINDO VIGOR IRRESISTÍVEL PARA AS DUAS GUITARRAS, TECLADO E BATERIA. E ESTE ENORME ARCABOUÇO SEGURANDO A PERFORMANCE VOCAL “BLUESY, BLACK, ROCKER” DE “SOUTHSIDE JOHNNY” – NAQUELES TEMPOS CANTOR ARREBATADO E DA PESADA. POSTEI TRÊS DISCOS COMPROVANDO.
LÁ POR 1976/1979, HOUVE NO BRASIL FESTIVAIS DE JAZZ E BLUES, ONDE OS “JUKES” TERIAM ARREBENTADO! E, SE “TIM MAIA E A BANDA “VITÓRIA RÉGIA” TIVESSEM FEITO ABERTURA OU SHOW DE FUNDO, GARANTO QUE TERIAM SIDO NOITES HISTÓRICAS E MUITO DIVERTIDAS. “TIM MAIA” E O “JOÃOZINHO ZONA SUL” JOGAM NA MESMA TENDÊNCIA. SÃO “RHITHM´N´BLUES” NA GARAGANTA E NA VEIA.
“BRUCE”, “SOUTHSIDE JOHNNY” E “STEVEN VAN ZANDT” SÃO AMIGOS E PARCEIROS DESDE O INÍCIO. TRÊS BRANCOS “PROFUNDAMENTE INFLUENCIADOS PELA MÚSICA DOS PRETOS, E PELA TRADIÇÃO DO “ROCK AND ROLL”, TANTO NA CONCEPÇÃO COMO NA ORIENTAÇÃO SONORA. “FUSIONS”, DE JEITOS MUITO PARTICULARES…
“STEVEN” CERTAMENTE ENCONTROU INSPIRAÇÕES NOS “FOUR SEASONS”, DE “FRANK VALLI”, TAMBÉM DE NEW JERSEY, E PIONEIROS DO “AMÁLGAMA” QUE GEROU ESTE “CROSSOVER – POP – R&B – DOO-WOP – E ROCK AND ROLL”, E COM ENORME SUCESSO NA DÉCADA DE 1960/70/80 E ATÉ ALÉM…
ELE TEVE CARREIRA SOLO, TAMBÉM: “LITTLE STEVEN VAN ZANDT AND DISCIPLES OF SOUL”, GRAVOU CINCO LPS. ELE TOCAVA, ARRANJAVA E CANTAVA, COMO FIZERA EM SEU PASSADO COM OS DOIS CARAS DE QUEM JAMAIS SE DESLIGOU…. DIZEM QUE DEIXOU “THE BEST FOR LAST”, OU SEJA, PARA ELE MESMO. SERIA?
“LITTLE STEVEN” COMO TODOS POR LÁ, ERA FÃ DOS “RASCALS”, NOVAIORQUINOS, E RECONHECIDOS COMO A PRIMEIRA BANDA DO CHAMADO “BLUE EYED SOUL” – OUTRO “AMÁLGAMA” – QUE FEZ ENORME SUCESSO NA DÉCADA DE 1960. A PROXIMIDADE GEOGRÁFICA E CONCEITUAL TAMBÉM OS INCLUI NA CARACTERIZAÇÃO DE TUDO AQUILO.
É CURIOSO, “HOBOKEN”A CIDADE ONDE NASCEU “FRANK SINATRA”, O ÍCONE SUPREMO DO CANTO POPULAR NORTE AMERICANO, FICA EM “NOVA JERSEY”, NA “ESQUINA FLUVIAL” COM “MANHATTAN”, SEPARADAS PELO RIO HUDSON.
ELE CERTAMENTE TERIA A VER COM OS DOIS AMBIENTES MUSICAIS. ESTÃO TODOS POR PERTO. E SINATRA É DE VERSATILIDADE IMENSA, E INFLUENCIOU O UNIVERSO SÓCIO-MUSICAL DOS BRANCOS E DOS NEGROS. ENTÃO…EU SEI LÁ!
O”JERSEY SOUND” É UMA VERTENTE AMPLA QUE TANGENCIA O “BON JOVI” E SUA ATUALIZAÇÃO DO “POP-ROCK”. HÁ MÚSICOS QUE TOCARAM TANTO NOS “JUKES” – “BOB BANDIERA”, POR EXEMPLO -; COMO NA “E-STREET BAND”, DE SPRINGSTEEN. E TODOS SE CONHECEM. JON BON JOVI ESTÁ NO DISCO “BETTER DAYS”, 1991.
ALÉM DE MÚSICO, “STEVEN VAN ZANDT” TORNOU-SE ATOR. ELE POSSUI O TIPO FÍSICO E UM JEITO QUASE CARICATURAL DE ANDAR E SE PORTAR. SEU SOBRENOME VERDADEIRO É “LENTO”, O QUE DENUNCIA A ORIGEM:
ELE É UM “ITALIANINHO AMERICANO”; PORTANTO, TORNAR-SE PERSONAGEM NA SÉRIE “OS SOPRANOS” INTERPRETANDO UM MAFIOSO LHE CAIU “NATURALMENTE”. STEVEN FOI MUITO BEM, APESAR DE”CANASTRÃO”- QUE NÃO SIGNIFICA SER “MAU ATOR”; MAS AQUELE TIPO DE ATOR QUE SEMPRE “INTERPRETA A SÍ MESMO”, E QUE NOS FAZ RECORDA-LO ENQUANTO PESSOA, MAS NÃO OS PERSONAGENS…
OUTRA FACETA CURIOSA E QUE DEFINE SUA PERSONALIADE REALIZADORA E CORAJOSA, É TER-SE TORNADO MEIO POR ACASO UM AGITADOR POLÍTICO-CULTURAL RELEVANTE. ELE FOI UM DOS RESPONSÁVEIS PELA DERRUBADA DO APARTHEID, NA ÁFRICA DO SUL.
NÃO É EXAGERO!
EM VIAGEM PARA A LÁ, STEPHEN DEU DE CARA COM O “APARTHEID”, E SIMPLESMENTE SE METEU NO ASSUNTO, POR PURO HUMANISMO, SENSO DE JUSTIÇA, E GRATIDÃO PELA MÚSICA QUE AMAVA E FEZ. QUASE ACABOU PRESO! ELE FOI UM “CASE” DIPLOMÁTICO.
EM 1985, CHAMOU OS AMIGOS: PAUL McCARTNEY, RINGO STARR, HERBIE HANCOCK, BONO, GEORGE CLINTON, RONNIE WOOD, MILES DAVIS, BRUCE SPRINGSTEEN, DYLAN… E VÁRIOS OUTROS; E JUNTOS GRAVARAM O PROJETO “SUN CITY”, QUE DEU ORIGEM AO PRIMEIRO GRANDE CONCERTO CONTRA O RACISMO E O APARTHEID. STEPHEN É UM CARA DE MUITA CORAGEM MORAL E FÍSICA!
ELE DE FATO AJUDOU A DESMONTAR O SISTEMA… E ANTES DO “U.S.A. FOR AFRICA”, POR EXEMPLO.
DEPOIS, TORNOU-SE D.J. DE SUCESSO. O QUE ELE SABE DE DISCOS, MÚSICA POP E ADJACÊNCIAS, É INVEJÁVEL!
MAS,
MAS, TIO SÉRGIO, O QUE FAZ POR AQUI O “GRAHAN PARKER & THE RUMOUR”, QUE SÃO INGLESES E A CAMINHO DO “PÓS-PUNK”?
EU EXPLICO: LÁ POR 1976/1977, PARKER E BANDA AGREGARAM NAIPE DE METAIS NOS DISCOS E NOS SHOWS. SEMPRE ESTIVERAM MAIS PARA O “PUB ROCK”, AQUELE REVIVAL BRITÂNICO DO ROCK CLÁSSICO; E UMA DAS RESPOSTAS AO “ROCK PROGRESSIVO” E OUTRAS… DIGAMOS… FRESCURAS SONORAS SEM VIGOR E PUNCH”…
E MUITOS COMEÇARAM A COMPARAR “PARKER” A “SPRINGSTEEN”, DOIS BONS LETRISTAS E CANTORES DE ROCK ROCK VIGOROSOS.
E, OBSERVEM O “RUMOUR” E OS “JUKES”, DE “SOUTHSIDE JOHNNY”… NA ÉPOCA, HAVIA PROXIMIDADES CLARAS. OUÇAM, POR EXEMPLO, O ÁLBUM “HEAT TREATMENT”, DE “GRAHAN PARKER”, E COMPAREM COM OS DISCOS NA FOTO DO “JOÃOZINHO ZONA SUL”. ESTAVAM MAIS OU MENOS NA MESMA LINHA. OS DOIS GRUPOS INCLUSIVE EXCURSIONARAM JUNTOS.
NA DÉCADA DE 1980, PARKER MUDOU MUITO, TORNOU-SE MAIS AUTORAL, “SINGER/SONGWRITER”, E FICOU MAIS CHATO. E JOHNNY AOS POUCOS CAIU NO OSTRACISMO…
ADEMAIS, TIO SÉRGIO É UM INVETERADO VETERANO VETOR DE ABOBRINHAS E HIPÓTESES DISCUTÍVEIS…
POSTAGEM O
RIGINAL 06/07/2024

POSTAGEM O


