MEMÓRIAS DA NECESSÁRIA COMPAIXÃO, E DA DELINQUÊNCIA SONORA!!!

Toda vez que paro ao lado de um carro onde algum moleque está tocando aquele horror atual, RAP, PANCADÃO, ou SERTANEJOS tipo DENTISTA E CARIADO, LEÃO E LEOPARDO, MAYARA E MARAÍSA…e sei lá mais o quê, eu penso: calma, SERJÃO, você foi muito pior e sabe disso!!!

Tempos atrás, eu assistia a um torneio de GOLFE pela televisão, e um comentarista e instrutor disse o seguinte:

“Todo dia aparece alguém querendo aprender a jogar. Pedem logo um taco para dar uma porrada letal na bola, e mandá-lo a sei lá quantas jardas de distância…”

E o cara ponderou. “Dar tacada é apenas uma parte do esporte”.

Mas, não é assim que a banda toca. “O mais difícil é botar a bola nos buracos”.

O “GREEN” é terra indomada, cheia de armadilhas, então você precisa aprender a “PATHEAR”, tocar a bola nas curtas distâncias, calcular o toque, e adquirir técnica. Demora, é o mais difícil…

Em vista disso e muito mais, aprendi a ser tolerante e manter o bom humor.

Certa vez, TIO SÉRGIO e amigos “comórbidos” estavam em restaurante, quando apareceu um garoto com a mãe. Eles ouviram o papo “ilustrado” da mesa ao lado. Nós.

O menino tentou entregar um CD “PROMO” de REGGAE gravado pela banda que ele fazia parte.

Eu fui o único que aceitou, e ainda bati um papo! Ser gentil não custa. É pedagógico, e até hoje obrigatório – eu acho…

O garoto explicou que ainda estavam no início, coisa e tal, e pediu para eu ouvir e dizer o que achei do que “cometeram”.

Fiz isso em nome do que é justo, e do meu passado nada recomendável em termos de comportamento frente à música – e vá lá, frente à vida também…

Resumindo, o disco era muito ruim. Dias depois, liguei para ele e expliquei os meus motivos: 1) letras ruins e português péssimo. Recomendei que estudassem a língua antes de compor. Observei que é essencial, porque um comportamento cidadão exigível de qualquer profissional sério.

2) Argumentei que o REGGAE é enganosamente óbvio. Então, superar-se, evoluir, implica em criatividade e muito ensaio.

3) Elogiei a iniciativa dos meninos, mas ponderei que antes de gravar é preciso lapidar o que se pretende fazer. Ter menos pressa, o que é difícil frente à motivação para fazer o quanto antes…

Não sei o que aconteceu com a banda. Nunca soube no que deram…

Acho, também, que conselhos sinceros e adequadamente expostos são fundamentais para qualquer iniciante. Um jeito maduro de ajudar.

O TIO SÉRGIO aqui ainda é um tanto da fuzarca! Aprendi em meus compêndios sobre ROCK, JAZZ E MÚSICA “ANTISSOCIAL” em geral, que a boa MÚSICA POP necessariamente precisa incomodar os mais velhos.

É vero, é fato. É assim que as coisas se desenvolvem ( eu escrevi desenvolvem, e não a palavra “evoluem”, diferença de conceitos abissal).

Pentelhar o próximo é essencial para o mais jovem se distinguir dos velhos.

Vocês duvidam?

Então, respondam? Por que será que eles fumam?

Porque é perigoso, desafiante, rebeldia em explícita. A vida é tão medíocre e trivial assim.

Dia desses, acordei com a macaca! Não, não torço pela PONTE PRETA!!! E baixou vontade incontrolável de ouvir o inaudível e o inacreditável.

E tenho um lado insalubre, esquisito e provocador; os meus amigos sabem…Aproveitei para escutar coisas como MERETRIO, WALTER FRANCO, THROBBING GRISTLE, FRANK ZAPPA, SHAGGS, CARLA BLEY, e o FOSSORA, da BJORK.

Quem sabe ponha pra rolar as pianistas “erudito contemporâneas” HÈLÉNE GRIMAUD e BEATRICE BERRUT, artistas excelentes e moças belíssimas! As duas e a BJORK merecem audições cautelosas, detidas, detalhadas. Por isso, não estão na foto.

Ouvi novamente o MERETRIO. É interessante. Mas, lembram um pouco a afobação do garoto do REGGAE. Fazem FUSION com certa pretensão e algum discernimento.

Mas, por que músicos da geração deles sempre voltam aos clássicos na MPB, tentando atualizar a linguagem sem observar essências?

Honestamente, LUIZ GONZAGA tem nada a ver com JAZZ e nem pretendia. Deixar os mortos em seu lugar e com o devido respeito, talvez seja mais produtivo do que ressuscita-los em Igrejas que jamais frequentaram. Principalmente, se o exorcista não tiver tantos apetrechos artísticos, técnicos e de talento assim…É o caso dos meninos aí…

Ouvi outra vez “THE PERFECT STRANGER”, de FRANK ZAPPA, em arranjo e regência de PIERRE BOULEZ, gravado em 1984.

Achei magnífico!!!

E concluí o óbvio: craque grava craque. Na metalinguagem peculiar do ex-deputado e modista CLODOVIL HERNANDEZ, para referir-se aos homossexuais, “Boi preto reconhece Boi preto”!!!!

Somando vivências eu vou continuar na direção e na procura de tudo que não me lembre o “ÓBVIO ESFOLIANTE”.

Eu acho que tornar-me um COMPÓSITO CONTRADITÓRIO é mais desafiador do que ser METAMORFOSE DEAMBULANTE.

Escrevi e pronto! A irresponsabilidade é minha.
Postagem original 21/02/2023

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