MILES DAVIS – “THE COMPLETE IN A SILENT WAY SESSIONS”- 3 CDS BOX SET – COLUMBIA RECORDS

VOU COMEÇAR PELO BOX. EM 2001, A “SONY MUSIC” FEZ UMA SÉRIE LIMITADA, COLIGINDO AS SESSÕES DE GRAVAÇÃO, NO DECORRER DA CARREIRA DE MILES NA “COLUMBIA RECORDS”.
SÃO DIVERSOS BOXES FANTÁSTICOS! ESTE AQUI, TEM ACABAMENTO MUITO BOM, MAS INFERIOR A DE OUTROS QUE POSSUO. QUALQUER DIA, EU POSTO.
AS SESSÕES PARA “IN A SILENT WAYS” INICIARAM EM SETEMBRO DE 1968, E TERMINARAM EM FEVEREIRO DE 1969.
DE LÁ, FORAM RETIRADOS MATERIAIS, EM PARTE OU POR COMPLETO, PARA CINCO “LONG PLAYS”: “FILLES DE KILLIMANJARO”, 1969; “IN A SILENT WAYS” 1969; “WATER BABIES”, 1976; “CIRCLE IN THE ROUND”, 1979; E “DIRECTIONS, 1981.
A “COLUMBIA” PRODUZIU COM “MILES DAVIES” O MESMO QUE A “ATLANTIC RECORDS” FEZ COM JOHN COLTRANE: SESSÕES FORAM GRAVADAS EM SEGUIDA, NO INÍCIO DOS 1960, EM POUCO ESPAÇO DE TEMPO, E DALI “EXARARAM” UNS NOVE “ÁLBUNS”.
O JAZZ, QUE NUNCA VENDEU MUITO, TORNOU MUITAS GRAVADORAS E ARTISTAS VIÁVEIS E RICOS: TECERAM POLÍTICA DE REEDIÇÕES, JUNÇÕES E COMPILAÇÕES. SORTE A NOSSA; E A DELES, MAIS AINDA.
“IN A SILENT WAY” FOI MEU PRIMEIRO CONTATO COM MILES, LÁ POR 1972/73, ACHO. CONSEGUI O VINIL ORIGINAL EM UM SEBO – E NÃO ME LEMBRO COMO. O ÁLBUM HAVIA SIDO DA TEATRÓLOGA “LEILAH ASSUMPÇÃO” – QUE CERTAMENTE O RECICLOU.
“MILES IS MILES AND MILES AWAY!” , EXPRESSÃO PERFEITA PARA DEFINIR O HOMEM DA “REVOLUÇÃO PERMANENTE”. IRONIZANDO, MAS PAREANDO COMPARAÇÕES, MILES FOI TEÓRICO E PRÁTICO DE MUTAÇÕES REVOLUCIONÁRIAS. FEZ NO JAZZ O QUE TROTSKY PREGAVA – E NÃO CONSEGUIU – COMO NECESSÁRIO PARA TRANSFORMAR AS SOCIEDADES DO CAPITALISMO AO SOCIALISMO. MAS ISSO É OUTRO PAPO…
ESTE É UM DISCO ATÍPICO NO PORTFÓLIO DE “MILES”. HÁ QUEM O CONSIDERE UMA PORTA PARA A FUTURA “NEW AGE”. E É TOTALMENTE INTEGRADO AO MOMENTO EM QUE O “ROCK PROGRESSIVO” ESTAVA PARA SURGIR; E SEU CONTRAPONTO JAZZÍSTICO EXPLODIA – O NA ÉPOCA BATIZADO COMO “JAZZ-ROCK”.
“IN SILENT WAY” É UM PRIMOR! SE VIAJARMOS POR ELE, É POSSÍVEL DEPREENDER MEMÓRIAS E FORMAS DE TOCAR DE OUTRAS FASES DE MILES: UM QUÊ NERVOSO DO “KIND OF BLUE”; PITADAS DE “FREE JAZZ” , NA FASE POSTERIOR; ATÉ ESCORRER PARA O NOVO ABSOLUTO QUE NO HORIZONTE SURGIA: A “FUSÃO JAZZÍSTICA COM O ROCK”.
A BANDA É INDESCRITÍVEL E CÓSMICA: HÁ”COMETAS”, “METEOROS” E “ASTROS” QUE PERMANECEM NA HISTÓRIA E NO PANTEÃO DOS DEUSES.
ESTÃO NO DISCO, E NEM PRECISO CITAR QUAIS INSTRUMENTOS TOCAM”, JOHN McLAUGHLIN”, “HERBIE HANCOCK”, “CHICK COREA”, “WAYNE SHORTER”, “DAVID HOLLAND”, “JOE ZAWINUL” E “TONY WILLIANS”. TODOS COMBINADOS, ORGANIZADOS, E LIDERADOS POR “MILES”.
O SOM É UM PARAÍSO EM LEVITAÇÃO; “ESPACIAL” – TERMO QUE JÁ ROLAVA NA ÉPOCA – E REFINADO. FEITO PARA DESVIAR ROQUEIROS DO BARULHO E JAZÓFILOS DA TRADIÇÃO. DEU NO QUÊ FALAR; GEROU POLÊMICAS, MAS PERMANECE REFERÊNCIA ATÉ HOJE.
EM MINHA OPINIÃO, É AUDIÇÃO OBRIGATÓRIA PARA “PASSAR DE ANO EM “ROCK”, E COMEÇAR A FREQUENTAR AS DELÍCIAS MAIS PERENES DO “JAZZ”.
“IN A SILENT WAY” É UMA DAS INFLUÊNCIAS MARCANTES NA FORMAÇÃO DO MEU GOSTO MUSICAL.
POSTAGEM ORIGINAL: 07/07/2023
Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *