Que delícia, orgulho e vitória pessoal deve ser ligar para os amigos ou parceiros profissionais, gente do nível artístico de JAN GARBAREK, CHICK COREA, JOHN McLAUGHLIN e JACK DEJOHNETTE , e convidá-los para gravar um disco!, e o convite ser aceito!
Tá certo, MIROSLAV VITOUS, toca contrabaixo; é um dos grandes, também. E, mais uma vez, demonstra nos álbuns aqui postados.
Mas reunir um time como este, todos no auge criativo e técnico; e gravar com a solidez e segurança da produção de MANFRED EICHER, um criativo que deixa espaços para que cada músico demonstrar o porquê de estar no disco; um feito que os amantes do melhor JAZZ precisam reverenciar!
Para mim, UNIVERSAL SYNCOPATIONS, lançado em 2003, é um perfeito indicativo de maturidade e conteúdo artístico. Cada integrante da banda intervém a seu tempo com liberdade; estilo, e capacidade técnica para transmitir a mensagem e arte pretendida.
É música de Vanguarda que resguarda melodias, exala harmonias; encanta. A performance individual está, sempre, ajustada perfeitamente ao “timing” coletivo. É álbum de unicidade explícita. Não há onanismo instrumental solitário e narcisista.
Então, aproveitei e trouxe de carona mais dois outros CDS de MIROSLAV VITOUS, artista fantástico! E vem, como sempre, na companhia de time de alto luxo e pertinência: JOHN SURMAN, soprano; JOHN TAYLOR e KENNY KIRKLAND, piano e JON CHRISTENSEN, bateria. É relação de amor completa e completada traduzida em música.
Então, cumpram a sina e ouçam os discos E, se possível, comprem os três! Arrepender-se é impossível!
POSTAGEM ORIGINAL: 26/07/2023
