PEQUENA RADIOGRAFIA DE UM ÁLBUM SEMINAL!
VOU CONTAR UMA HISTORINHA SOBRE A BANDA:
SÃO INGLESES, E COMEÇARAM, EM 1964, DO MESMO JEITO QUE A MAIORIA: FAZIAM BEAT + R&B. E GRAVARAM COVERS, ETC…
LÁ POR 1966, JÁ ESTAVAM DECADENTES. DEPOIS DE UMA APRESENTAÇÃO EM BAR, ALGUÉM NA PLATEIA DISSE: “PÔ, VOCÊS SÃO RUINS DEMAIS, TÁ LOUCO”!
O BAIXO-ASTRAL TOMOU CONTA… E “GREAME EDGE”, O BATERISTA, DECRETOU: “O CARA TEM RAZÃO. ASSIM, NÃO VAI DAR!”
EM SEGUIDA, SAÍRAM O BAIXISTA “CLINT WARWICK” E O GUITARRISTA “DANNY LAINE” QUE, TEMPOS DEPOIS, FOI TOCAR NO “WINGS”, DE “PAUL McCARTNEY”.
E ENTRARAM “JUSTIN HAYWARD”, GUITARRA,
E “JOHN LODGE”, NO BAIXO, INDICADOS POR “ERIC BURDON”. E TUDO MUDOU DO “FISH AND CHIPS” PARA O “CAVIAR”!
COMEÇARAM A COMPOR MATERIAL MAIS ATUALIZADO, TENTANDO O “ROCK PSICODÉLICO”, E FIZERAM ALGUNS “SINGLES”, DAÍ…
“DAYS OF FUTURE PASSED” É O MEU DISCO PREDILETO EM QUAISQUER GÊNEROS E EM TODOS OS TEMPOS! É O “LONG PLAY” QUE MAIS ESCUTEI NA VIDA!
CONHECI A BANDA EM 1968, QUANDO OUVI NO RÁDIO “NIGHTS IN WHITE SATIN”. FIQUEI FASCINADO; E COMPREI O COMPACTO SIMPLES BRASILEIRO.
MAS, PERDI O SEGUINTE, “TUESDAY AFTERNOON”, QUE VI UMA ÚNICA VEZ EM LOJAS; E SÓ HÁ UNS 7 ANOS ACHEI NO MERCADO LIVRE A CÓPIA AQUI POSTADA!
O COMPACTO FOI LANÇADO NO BRASIL, NAQUELA ÉPOCA. E TRAZ NO LADO B “VOICES IN THE SKY” , FAIXA DO LP SEGUINTE, “IN SEARCH OF THE LOST CHORD, DE 1968. É CURIOSO! E NÃO SEI SE, MUNDO AFORA, FOI ASSIM.
“TUESDAY AFTERNOON” É A MINHA CANÇÃO FAVORITA. MELODIA BELA, LETRA E ARRANJOS ETÉREOS E VIAJANTES. ELA VAI TOCAR EM MEU VELÓRIO (HUMM… SE HOUVER ), QUANDO A “BOLA SETE ESTIVER CORRENDO PARA A CAÇAPA”: PODE SER ANTES OU DURANTE A CREMAÇÃO…
HUUMMM!!!!
“DAYS OF FUTURE PASSED” É UM DISCO INOVADOR. EM PRINCÍPIO, A GRAVADORA PRETENDIA JUNTAR GRUPO DE ROCK E ORQUESTRA PARA GRAVAR UMA ESPÉCIE DE “MUSAK”, EM CIMA DE TEMA DO COMPOSITOR CLÁSSICO “ANTONIN DVORAK”.
MAS, SAIU UM POUCO DIFERENTE. POR IMPOSIÇÃO DA BANDA, AOS POUCOS CRIARAM OBRA CONCEITUAL, QUE DESCREVE O DIA NA VIDA DE UM INDIVÍDUO COMUM.
O RESULTADO É UM AMÁLGAMA ENTRE MÚSICAS QUE JÁ ESTAVAM PRONTAS, E OUTRAS FEITAS PARA COMPOR A “IDEIA-CONCEITO”.
A ORQUESTRA FAZ A INTRODUÇÃO INSTRUMENTAL, BASEADA EM UM “POUT-POURRI” DE MELODIAS COMPOSTAS PARA AS FAIXAS DEFINIDAS PARA CADA SUB-TEMA. ELAS DESCREVEM OS PERÍODOS DE UM DIA: O AMANHECER, MANHÃ, TARDE, ANOITECER, E NOITE.
ENTRE ELAS, E CONSOLIDANDO A OBRA, HÁ LINK ORQUESTRAL ESPECÍFICO.
FUNCIONA. MESMO SENDO UM TANTO ESQUEMÁTICO:
O RESULTADO É MAIS “JUSTAPOSIÇÃO” DO QUE “INTEGRAÇÃO” ENTRE BANDA E ORQUESTRA. E É INFINITAMENTE SUPERIOR AO “CONCERTO PARA GRUPO E ORQUESTRA”, COMETIDO PELO “DEEP PURPLE”, EM 1969…
“DAYS OF FUTURE PASSED” É UM HÍBRIDO ARRISCADO. DEPENDENDO DA VERSÃO NO DECORRER DOS TEMPOS, PERCEBE-SE MAIS, OU MENOS, O FRUTO DA TÉCNICA USADA NA GRAVAÇÃO: A ORQUESTRA EM UM ESTÚDIO, E A BANDA EM OUTRO. FOI FEITO ASSIM.
DEPOIS, A MIXAGEM E A CORRETA MASTERIZAÇÃO, E HABILIDADE, OU NÃO, DO ENGENHEIRO DEFINEM, EM CADA UM DESSES DISCOS DA FOTO, O SUCESSO OU NEM TANTO DA EMPREITADA.
NO LONG PLAY POSTADO, EDIÇÃO ORIGINAL AMERICANA DE 1967, O TRABALHO PARECE MAIS COESO.
PORÉM, NAS PRIMEIRAS EDIÇÕES EM CDS, NOS 1990, A IMPRESSÃO É DE MERA JUSTAPOSIÇÃO. E NAS EDIÇÕES MODERNAS, PRINCIPALMENTE AS JAPONESAS, SURGE OBRA MAIS BEM INTEGRADA; TENTANDO DESVELAR A INTENÇÃO ORIGINAL QUE PERSEGUIRAM.
RESUMINDO: MAGIA + TECNOLOGIA = ARTE ELETRÔNICA! PORTANTO, OBSERVAR CADA UM DESSES DISCOS É UMA VERDADEIRA SAGA!
A COMPENSAÇÃO É CONSEGUIR DESVENDAR O QUE PRETENDERAM…
CLARO, CADA UMA DAS LEITURAS É QUESTÃO DE PREFERÊNCIA!
E?
EM MINHA OPINIÃO, A MELHOR “INTEGRAÇÃO ORQUESTRA – BANDA” FOI CONSEGUIDA PELO PROCOL HARUM, PRINCIPALMENTE EM “SHINE ON BRIGHTLY”, LP DE 1968. A ORQUESTRA “É” TAMBÉM PARTE PRINCIPAL DA OBRA GRAVADA. CLARAMENTE PERCEPTÍVEL NO LADO B (OOOPSSS, EM CD NÃO EXISTE ISSO, TIO SÉRGIO!!!!).
“IN HELD TWAS IN I”, É UMA PEQUENA SINFONIA. E: “PETER TOWNSHEND” COMENTOU COM “GARY BROOKER”, QUE O PROCOL HARUM “INFLUENCIOU DECIDIDAMENTE NA CRIAÇÃO DE “TOMMY”, CLÁSSICO DO ” WHO”. NÃO EXATAMENTE POR ESTE DISCO, MAS….
“DAYS OF FUTURE PASSED” É UM CLÁSSICO ATEMPORAL. E REVELA A TRANSIÇÃO DO “BEAT” COM ALGUMAS ESCALAS RELEVANTES NA “PSICODELIA”, PARA O “ROCK PROGRESSIVO SINFÔNICO”.
EM DISCOS COMO “IN SEARCH OF THE LOST CHORD”, 1968, O SEGUINTE NA DISCOGRAFIA DOS “MOODY BLUES”, A PSICODELIA É RETOMADA, E O DISCO É CONSIDERADO ENTRE OS DEZ MAIS IMPORTANTES DO “ROCK PSICODÉLICO INGLÊS”: UM ASSUNTO PARA OUTRA POSTAGEM…
A EPOPEIA DO “DAYS…” É CONSAGRADA. SAIU EM 1967, VOLTOU À PARADA E COM MAIS FORÇA EM 1970, E COLOCOU A BANDA NO MAPA DO ROCK MUNDIAL.
OS MAIS JOVENS NÃO TÊM IDEIA DO QUE SIGNIFICOU O LANÇAMENTO DE CADA DISCO DISCOS DOS “MOODY BLUES”, ENTRE 1969 E 1981, MAIS OU MENOS: ERAM EVENTOS CULTURAIS AGUARDADOS!
OS “MOODY BLUES” FORAM SUCESSO COMERCIAL ENORME; E DE CRÍTICA, TAMBÉM.
CLARO, CONTESTADOS E ATÉ COMBATIDOS PELA TURMA DO ROCK MAIS PESADO, QUE OS CONSIDERAVA, COM ALGUMA RAZÃO, MELOSOS E PIEGAS.
ALIÁS, UMA DAS RAZÕES DE VENDEREM TANTO, NOS ESTADOS UNIDOS PRINCIPALMENTE: AS LETRAS SEMPRE VÃO DO SUBLIME AO SIMPLISTA, O QUE FACILITA PARA DIVERSOS PÚBLICOS: HÁ “NIGHTS IN WHITE SATIN” E “TUESDAY AFTERNOON”, ANALISADAS POR ACADÊMICOS. MAS, TAMBÉM, COMPOSIÇÕES CORRIQUEIRAS MUITO POPULARES… E MUITO MENORES DISCOGRAFIA ADENTRO.
SE OBSERVARMOS BEM, OS PRIMEIROS DISCOS DO “KING CRIMSON” TÊM, EM ALGUMAS FAIXAS, CARACTERÍSTICAS DESENVOLVIDAS PELOS “MOODY BLUES”. OS DO “YES” E DO “GENESIS”, TAMBÉM. OS MOODIES FORAM REFERÊNCIA.
TALVEZ O “GENTLE GIANT” SEJA O ANTÍPODA AO CONCEITO “MELOSO SINFÔNICO” QUE ELES INAUGURARAM… E SERÁ ASSUNTO PARA OUTRAS INCURSÕES DO TIO SÉRGIO…
MESMO ASSIM, NESTA PRIMEIRA FASE, OS DISCOS DA BANDA FORMAM OBRA MONUMENTAL, RESPEITADA, POLÊMICA E CONSOLIDADA. TÊM SEUS DEFEITOS E QUALIDADES EXPOSTOS, NO DECORRER DESSES QUASE 55 ANOS!
ENTÃO, OUÇAM.
EU RECOMENDO “DAYS OF FUTURE PASSED” COM ÊNFASE. É DISCO ARTISTICA E TECNICAMENTE BEM REALIZADO. MUITO BONITO, TAMBÉM; E AGRADA A DIVERSOS PÚBLICOS E IDADES. COISA RARA E PRECIOSA!
A EXCELÊNCIA DA GRAVAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA BEM APRECIAR A OBRA: A CAPTAÇÃO ORIGINAL FOI REALIZADA PELA GRAVADORA “DERAM”; QUALIDADE E CONCEITO ALTAMENTE RESPEITADOS NO DECORRER DO TEMPOS.
É IMPRESCINDÍVEL!
POSTAGEM ORIGINAL:14/03/2023
