MULHERES ARRASANDO NO CONTRABAIXO! E COMO TOCAM!!!

É interessante o que há de mulheres arrasando no CONTRABAIXO! Impressiona! Estão em diversos ritmos, estilos, e são de várias nacionalidades.
Início de madrugada qualquer, fui desligar a televisão; mas dei com show do JEFF BECK, em TÓQUIO. Pois bem, talvez pela primeira vez ouvi BECK tocando telegraficamente. VERSÕES mais curtas, fabulosas, entre os seus clássicos, novidades e beyond. O gênio em ação.
Mas, como de costume, não era só ele. A banda coesa e formada por músicos virtuosos; o trivial variado que sabemos desde sempre. Entre eles, a baixista, RHONDA SMITH, canadense, preta, e dez anos tocando com o PRINCE. Um arraso em técnica e ritmo.
O surpreendente ( seria ? ) é que RHONDA substituiu TAL WILKENFELD, australiana e loira, que também esteve com JEFF BECK no famoso concerto no RONNIE SCOTT, e por um tempão mais.
Quem ouviu TAL sabe do que estou falando – e HERBIE HANCOCK, os ALLMANN BROTHERS, CLAPTON e mais um monte de gente concorda. É muito jovem, quase menina! E toca o fino!
Existe uma tradição no BAIXO ELÉTRICO muito bem simbolizada por CAROL KAYE, “The First Lady of Bass”, nome de um documentário sobre ela. CAROL participou em mais de 10.000 sessões de gravações e pode ser ouvida em discos dos BEACH BOYS a FRANK ZAPPA; passou pelos SINATRA ( o FRANK e a NANCY ); coloriu o BUFFALO SPRINGFIELD, os ELECTRIC PRUNES; e tanta gente que nem é possível relacionar.
Ela escreveu diversos livros tutoriais sobre como tocar GUITARRA e BAIXO; ensinou a muitos, como o cara do KISS, de quem não recordo o nome. A “tia” é o fino do fino; eclética musicalmente; e pessoalmente conservadora, recatada e… magistral…
Quem ouviu o último concerto do BOWIE, a turnê “REALITY TOUR”, reparou em GAIL ANN DORSEY, que arrasa tocando e fazendo dueto com DAVID em “UNDER PRESURE”, clássico dele com FREDDIE MERCURY. E que tal não esquecer a vanguarda? Temos KIM GORDON, do SONIC YOUTH, e certamente outras é incontáveis!
Para encerrar, mas muito longe de esgotar o assunto, eu recomendo ouvir uma garota que toca na banda que acompanha o programa do BIAL, no final das noites, na Globo.
O nome dela é ANNA CARINA SEBASTIÃO. Do SAMBA ao FUNK, ao ROCK e ao que vier. E como toca e sustenta o ritmo esta menina!!!
Acho que as meninas estão dominando o baixo melhor do que dominam as guitarras. Mas, só por enquanto, né LARI BASILIO?
POSTAGEM ORIGINAL: 28/07/2022
Pode ser uma imagem de 5 pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *