NIGHT OF THE GUITAR 1988/1989 – NO BRASIL COM WISHBONE ASH, LESLIE WEST & JAN AKKERMAN. EU ESTIVE LÁ!

O show foi em 1989, no PROJETO SP, teatro localizado em zona à época decaída de SAMPA, a Barra Funda, muito próximo à linha do trem.
TIO SÉRGIO soube lendo o Fernando Naporano, que entrevistou um dos idealizadores, o excelente guitarrista PETE HAYCOCK, da CLIMAX BLUES BAND; que, infelizmente, não esteve na “perna” do show, no Brasil.
Uma tarde incerta, fui ao teatro para comprar ingressos para o show imperdível! Imaginem: três craques seminais dos anos 1970, em apresentação conjunta!
Eu estava lá, quando vi alguém, a certa distância, vindo em minha direção. Era, digamos, um “botijão de gás peripatético”. O espectro se materializou, e se aproximou; e imediatamente o identifiquei:
LESLIE WEST era baixinho e imensamente gordo; lembrava o JÔ SOARES usando a cabeleira do CRAQUE COALHADA, personagem do CHICO ANÍSIO, naqueles tempos! Veio caminhando junto com MARTIN TURNER, baixista do WISHBONE ASH, e outra pessoa que não sei quem era.
Passaram perto, e eu acenei pra eles. Foram responsivos e acenaram de volta. Eu não me aproximei, talvez por timidez. Afinal, os dois “moravam” há anos em minha casa e memória. Ídolos! Arrependi-me quase imediatamente…
Na noite do show fomos eu, meus amigos SILVIO DEAN, ALDAHYR RAMOS, NAIEFF HAYDAR, e Edison Jr Batistella , o nosso amigo JUNINHO. O teatro era uma imensa barraca, ao estilo talvez do CIRCO VOADOR, no Rio de Janeiro. Tinha um bar aberto dentro, e bebemos cervejas o tempo inteiro para comemorar! O som era bom o suficiente. A proximidade do palco era total. E os shows foram memoráveis.
O primeiro a entrar foi o WISHBONE ASH, em sua formação original com ANDY POWELL e TED TURNER, nas guitarras, MARTIN TURNER, baixo; e o baterista STEVE UPTON. Deram show impecável de uns 40 minutos. Tocaram clássicos indefectíveis como TIME WAS, LIVING PROOF, THE KING WILL COME… , frente a uma plateia de poucas pessoas, e todas entusiasmadas!
Em seguida, subiu no palco LESLIE WEST, acompanhado por baixo e bateria eficientes. Também não negou fogo: repertório do MOUNTAIN, carreira solo, e talvez algo do WEST, BRUCE E LAING. LESLIE era um gritalhão “não galináceo”, algo BLUESY, imagem forte no palco, e HARD-ROCK eficaz. Impressionante!
Em seguida, JAN AKKERMAN, excelente guitarrista, destacado no mitológico FOCUS, foi mais na linha do ROCK PROGRESSIVO e do JAZZ. Fez show correto e sem qualquer vocal ( se bem me recordo…); e talvez um pouco deslocado do ambiente em geral.
Como disse PETE HAYCOCK, a produção tentou incluir RORY GALLAGHER na turnê mundial, mas não foi possível. E nem quero imaginar se tivesse sido!!!!!!! THE NIGHT OF THE GUITAR contou em sua turnê pelo mundo com RANDY CALIFORNIA (SPIRIT), STEVE HOWE (YES), STEVE HUNTER (LOU REED…), ROBBY KRIEGER (DOORS), ALVIN LEE (TEN YEARS AFTER), HAYCOCK, e mais os que tocaram em SAMPA.
O LP duplo saiu no Brasil, na época. O CD aqui postado, e com menos músicas, só saiu lá fora. É bem difícil de se encontrar quaisquer dos dois. Mas, se aparecerem por aí, não titubeiem…
Como vocês percebem nas fotos, sou fã do WISHBONE ASH. E o material postado é todo ao VIVO. Os restantes, são exemplos da arte, em estúdio, de LESLIE WEST. E ao vivo do FOCUS, com JAN AKKERMAN, obviamente!
A noite foi memorável, e infelizmente para os poucos que lá estiveram, mesmo que os ingressos não tivessem custado nenhum absurdo.
Jamais esquecerei do que vi e ouvi!
POSTAGEM ORIGINAL: 26/06/2021
Nenhuma descrição de foto disponível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *