NINA SIMONE e DEE DEE BRIDGEWATER: DUAS ÉPOCAS E DUAS FACES DO R&B

O tempo esvai, e as modas vão e vêm.
É sempre bom observar como as coisas se deram, e os conceitos de JAZZ, BLUES, ROCK e vasto etc… se formaram ao longo da década de 1950, para serem mais bem definidos na década dos 1960.
Mas o assunto, agora, não é este.
Foi lançada, por aqui, uma ilustrativa COLETÂNEA de NINA SIMONE abrangendo o que ela fez antes do enorme e merecido prestígio.
Coisas entre 1959 e 1963. E apenas SINGLES. Não são de JAZZ, mas de RHYTHM AND BLUES. Aliás, Nina sempre foi cantora de R&B; e foi trazida para o “conceito de JAZZ: nos anos 1960 e 1970.
Erradamente, diga-se. Cantoras monumentais como SARAH, ELLA, BILLIE, DINAH WASHINGTON, e etc… são todas POP e basicamente R&B.
NINA é única! Por sua formação sofisticada e erudita, opção de carreira, atitudes, e a voz especialíssima! Hoje em dia, o que se ouve nesta COLETÂNEA DUPLA é o que está sendo chamado de “VINTAGE”. O conceito de “OLDIES”, parece ter migrado para coisas de 1967 para frente…
É COLETÂNEA belíssima e barata! Para os não preconceituosos eu recomendo. MAS, cautelosamente, euaviso aos mais jovens que talvez estranhem o que ouvem…
DEE DEE BRIDGEWATER é outra representante da linhagem. Boa cantora; flerta dos STANDARDS do “JAZZ” ao POP/R&B sofisticados. Antenada.
Este álbum foi gravado no MALI, em 2007 e, como a imensa parte do que vem da ÁFRICA, tem sua força principal na percussão e no ritmo. Neste caso, não somente.
RED EARTH é um cross-over, simbiose de culturas. Quem aprecia muita percussão vai adorar. Os mais calmos talvez dispensem.
E se vocês cruzarem com esses discos pelaí, tentem. TIO SÉRGIO garante; valem a pena!.
POSTAGEM ORIGINAL: 27/05/2019
Nenhuma descrição de foto disponível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *