DEVEMOS RECONHECER NOS ALEMÃES UM EFETIVO PRECIOSISMO TÉCNICO; E PACIÊNCIA PARA RESGATAR, ATÉ ANTROPOLOGICAMENTE, A MÚSICA DO PASSADO.
ELES TROUXERAM À TONA A HISTÓRIA DO “COUNTRY WESTERN”, DO “RHYTHM BLUES ” E DO “ROCK AND ROLL” . EDIÇÕES ALEMÃS SÃO PRIMOROSAS! DEFINIDORAS E DEFINITIVAS.
AOS JAPONESES SOMOS DEVEDORES PORQUE FIZERAM O MESMO COM A MPB, E O SAMBA DE RAIZ.
E, SEM FALAR DO “APROACH” DELES COM O ROCK INTERNACIONAL, EM SUAS VÁRIAS ACEPÇÕES OU ESTILOS.
OS IRMÃOS DE OLHINHOS PUXADOS SÃO PRIMOROSOS NO RESGATE, NA ACUIDADE, E NA OBSERVAÇÃO DOS DETALHES MUSICAIS. A PERFEIÇÃO COMO MÉTODO, E META, SEMPRE RONDA POR AQUELAS ILHAS!
MAS, AOS FRANCESES O MUNDO DEVE RECONHECER O RESGATE E O ACOLHIMENTO DE ARTISTAS COMO “EXILADOS CULTURAIS”, E DETENTORES DE ARTE RELEVANTE, MUITAS VEZES DESDENHADA ONDE SURGIRAM. ALIÁS, GRANDE PARTE DAS VEZES…
A MÚSICA MODERNA AFRICANA É ETERNA DEVEDORA DOS FRANCESES. ASSIM COMO A MPB E A BOSSA NOVA; E SEM MENCIONAR OUTROS RITMOS BRASILEIROS E LATINOS, QUE SEMPRE ENCONTRARAM NA FRANÇA MUITO ALÉM DA VISÃO EXÓTICA QUE TALVEZ CARREGASSEM.
OS FRANCESES “ASILARAM”, TAMBÉM, MÚSICOS NORTE-AMERICANOS. E AJUDARAM UMA GALÁXIA DE ARTISTAS NEGROS DETENTORES DE HISTÓRIA, VIVÊNCIA E CULTURA DO POVO DOS E.U.A.
O QUE SERIA DO JAZZ SE OS FRANCESES NÃO PRESTIGIASSEM DE “THELONIOUS MONK” A “CHARLIE PARKER”; DE “NINA SIMONE” A “DEXTER GORDON”? E O IMENSO COMPÊNDIO E CULTURA, QUE SOBREVIVEU ATÉ NÓS PORQUE PASSARAM, E SE ESTABELECERAM POR LONGO TEMPO NA FRANÇA?
A LISTA É IMENSA, VARIADA, GRATA E IMPRESCINDÍVEL. E AINDA BEM!
VOCÊS SE LEMBRAM DE UM FILME CHAMADO “ROUND MIDNIGHT”, E SUA TRILHA SONORA IMPECÁVEL?
POIS É, ONTEM ASSISTI A FILMINHO TIPO VINHO E AÇÚCAR, COM “ETHAN HAWKE E JULIE DELPI”; PASSAVA EM PARIS.
EM CERTO MOMENTO, ENTRA NINA SIMONE NO CD PLAYER. E JULIE A IMITA EM SUA PRESENÇA DE PALCO, ICONOCLASTIA, E TODA A CARGA EMOCIONAL DA LUTA PELA IGUALDADE RACIAL, FEMINISMO E IGUALITARISMO, EM QUE OS JOVENS FRANCESES QUASE SEMPRE SÃO VANGUARDA! IMPRESCINDÍVEIS!
NINA SIMONE ERA UM FENÔMENO RARO E PRECIOSO. SUPERDOTADA MUSICAL, APRENDEU A TOCAR PIANO NA IGREJA, ONDE A MÃE ERA PASTORA.
ESTUDAVA E TRABALHAVA COMO EMPREGADA DOMÉSTICA, QUANDO OS PATRÕES A VIRAM TOCAR, E A MANDARAM PARA UM PROFESSOR DE PIANO CLÁSSICO! VERDADEIROS MECENAS!!!!
DEPOIS, ORGANIZARAM VAQUINHA PARA ENVIA-LA À “JULIARD SCHOOL”, EM NOVA YORK, ONDE RECEBEU BOLSA DE ESTUDOS PARA ESTUDAR PIANO CLÁSSICO. UM PÉRIPLO DE GIGANTES PARA UMA GAROTA NEGRA, NOS ANOS 1950!
“NINA” ERA O NOME DE UM BICHINHO CRIADO PELO IRMÃO DELA. E O SIMONE VEIO DA ATRIZ FRANCESA “SIMONE SIGNORET”, UM MITO, NA ÉPOCA. COMBINAÇÃO AFETIVA SENSACIONAL, VAMOS CONVIR! E QUE NOME ARTÍSTICO “MARQUETÁVEL”, VOCÊS CONCORDAM?
EUNICE WAYMON VIROU NINA SIMONE PARA DESPISTAR DOS PAIS QUE FATURAVA ALGUM TOCANDO NA NOITE, EM NOVA YORK. MULHER IRASCÍVEL, DETERMINADA, ESBANJANDO POTENCIAL, FOI SE TORNANDO CONHECIDA.
MAS, PARA CONTINUAR TOCANDO BLUES, FOLK, R&B, E OS TOQUES DE MÚSICA CLÁSSICA QUE SEMPRE INTRODUZIA EM SEUS ARRANJOS, FICOU NÍTIDO QUE ALÉM DA NOTÁVEL PIANISTA QUE ERA, DEVERIA TAMBÉM CANTAR!
E POTENCIAL NÃO LHE FALTAVA! TINHA UM VOZEIRÃO ALTO, NÃO MUITO EXTENSO, MAS ÚNICO, EMOCIONANTE E IMPONENTE!
PORÉM, VOZ É INSTRUMENTO NATURAL, UM DIFERENCIAL. MAS USA-LA BEM, DESENVOLVER TÉCNICA, REQUER APRENDIZADO CONTÍNUO E CONCENTRADO.
É COMUM EM GRAVAÇÕES DE NINA MOMENTOS DESAFINADOS. SEMPRE EMOCIONANTE, PRINCIPALMENTE QUANDO AO VIVO, ERA INTÉRPRETE CARISMÁTICA. MAS BOA CANTORA NEM SEMPRE…
E DAÍ?
POIS,É! DO SEU JEITO E AO LONGO DO TEMPO CRIOU ESTILO PESSOAL. E UM REPERTÓRIO ABRANGENTE DEMAIS, QUE IA DO POP AO BLUES; E AO FOLK DE RAIZ. CANTOU DE BOB DYLAN A BURT BACHARACH; PASSOU POR EDITH PIAF, LEONARD COHEN, E SANDY DENY; GRAVOU SALADA MISTA SABOROSA, MAS ALGO DISSONANTE,…QUEM SABE?
NINA PRODUZIU MUITO, ENTRE 1957 E 1993. INÚMEROS SHOW E GRAVAÇÕES AO VIVO, E, QUASE SEMPRE, O BLEND ENTRE A POLÍTICA MILITANTE E A PERFORMANCE EXUBERANTE.
ERA ÍCONE DE MOVIMENTOS DE CONTESTAÇÃO E AFIRMAÇÃO RACIAL; O ESPERADO DE QUEM VAI À ESCOLA, E GERALMENTE ASSUME ATITUDES CONSCIENTES. (MUITOS DE NÓS!)
OS DISCOS AQUI POSTADOS DÃO UMA GERAL NA CARREIRA DELA. PARA MIM, É O SUFICIENTE.
“TO BE FREE: THE NINA SIMONE STORY”, É UM ÓTIMO E MUITO BEM DESENHADO BOX COM 3 CDS E 1 DVD, QUE GARANTE AUDIÇÃO ABRANGENTE.
AQUI, TAMBÉM, MAIS DUAS COLETÂNEAS E UM DISCO DE SÉRIE.
NINA ESTEVE NO BRASIL. FOI SUCESSO ABSOLUTO, COMO ERA POR ONDE PASSASSE. ESTEVE NO MUNDO E NA MODA. VIVEU SEU TEMPO; E ,CRIOU E MOSTROU SUA ARTE. CANTOU, TAMBÉM, EM 1989, NA PEÇA MUSICAL ESCRITA POR “PETE TOWNSHEND”, DO “THE WHO”, CHAMADA IRON MAN. ELA ERA DE ECLETISMO OPERANTE E CONFIRMADO.
METEU-SE EM MUITA CONFUSÃO. A ÚLTIMA, DISSERAM, FOI DISPARAR UNS TIROS NO VIZINHO COM QUEM SE DESENTENDERA. FOI, ENTÃO, DIAGNOSTICADA COMO BIPOLAR – JÁ NÃO ERA SEM TEMPO! ELA ERA DE ESQUERDA E DA FUZARCA. E ANDAVA ARMADA – COMO FICOU SABENDO O VIZINHO!
NINA SIMONE É ÍCONE DE VÁRIAS GERAÇÕES. E TER ALGUMA COISA DELA NA DISCOTECA É “MANDATÓRIO”!
MISSÃO DADA, PORTANTO…
postagem original 01/03/2021
