“NUGGETS” – ROCK AMERICANO DE GARAGEM ESSENCIAL DOS ANOS 1960.

AS SÉRIES AQUI POSTADAS TÊM ORIGEM NO VINIL DUPLO COM FAIXAS COLIGIDAS POR “LENNIE KAYE”, GUITARRISTA DA BANDA DA COMPOSITORA E CANTORA PATTI SMITH, NA DÉCADA DE 1970.

É A PRIMEIRA PESQUISA HISTÓRICA DO FUNDÃO DO ROCK QUASE “LOW-FI”, GRAVADO POR BANDAS E ARTISTAS DESCONHECIDOS, ESPALHADOS AMÉRICA ADENTRO, E ALGUMA COISA TAMBÉM MUNDO AFORA, E ATÉ CHEGOU NO BRASIL!

ESTÃO AQUI O FABULOSO SUB-MUNDO DO “GARAGE ROCK”, DA “PSICODELIA” E DO “SUNSHINE POP”. O FINO DO FINO AMPLIADO E OFERECIDO EM EDIÇÕES ADEQUADAS PELA “RHYNO RECORDS”, NO FINAL DOS ANOS 1980 E DURANTE OS 1990.

A SÉRIE “NUGGETS” FOI A PRIMEIRA A SER RELANÇADA. OS TRÊS CDS BATISADOS POR “CLASSICS FROM THE PSYCHEDELIC SIXTIES VOLUMES 1,2 E 3”, SÃO CARTÕES DE VISITA RELUZENTES. PODE COLOCAR EM SUA DISCOTECA.

OS REPERTÓRIO FASCINANTES FORAM AMPLIADOS PELA SÉRIE “SUMMER OF LOVE”, EM DOIS VOLUMES, LANÇADOS EM 1992.

O PRIMEIRO DELES, INTITULADO “MIND EXPANSION & SIGNS OF THE TIME”, É DIGAMOS MAIS “CONSCIENTE” E “REFLEXIVO”. TEM “ELECTRIC PRUNES”, “STRAWBERRY ALARM CLOCK” , “CHOCOLATE WATCH BAND”, “LOVIN’ SPOOFUL”, “BYRDS” E OUTROS IMENSOS – E ATÉ ALGUNS NÃO AMERICANOS…

O SEGUNDO DISCO É MAIS “OBA-OBA”, E TRAZ CANÇÕES DE AMOR E DE AFETO CONSAGRADAS, COMO “SAN FRANCISCO” DE SCOTT McKENZIE; “GET TOGETHER”, COM OS YOUNBLOODS; “GROOVING” E “THE RAIN, THE PARK & THE OTHER THINGS”, COM RESPECTIVAMENTE THE YOUNG RASCALS, E OS COWSILLS. E MAIS UM MONTÃO DE HITS E OUTRAS DELÍCIAS DO “FLOWER POWER”…

AS PEPITAS AQUI EM CDS FORAM EM PARTE REPETIDAS E AMPLIADAS LUXUOSO BOX ‘NUGGGETS”, NA POSTAGEM, QUE TRAZ EM 4 CDS, COM LIVRETO E FOTOS, E MUITO MAIS COISAS INÉDITAS, QUE VIERAM À LUZ.

NÃO FALTAM OS CITADOS, E AINDA TEMOS “SEEDS”, “OUTSIDERS”, STANDELLS”, “13TH FLOOR ELEVATORS”, “COUNT FIVE” , E ATÉ OS “HUMAN BEINZ”, QUE ERAM ÓTIMOS “GARAGEIROS – PSYCHS”, COM “NOBODY BUT ME”, SUCESSO RETUMBANTE NOS BAILES DA DÉCADA DE 1960 EM DIANTE, FOREVER AND EVER!!!

EU COLECIONO AQUELES TEMPOS IDÍLICOS E MAGNIFICOS! HÁ, HOJE, MUITOS DISCOS ESPALHADOS COSMO ADENTRO, COLIGINDO AS MÚSICAS E A PRODUÇÃO DE UMA ÉPOCA MARCANTE E SIGNIFICATIVA.

MAS, SINTO FALTA DE OUTROS ARTISTAS E CANÇÕES QUE SAÍRAM NO BRASIL, MAS QUE NÃO VI PELAÍ: “THE OX BOW INCIDENT”, COM LOVE SWEET LOVE, COMPACTO QUASE DESTRUÍDO, DE TANTO OUVIR; “THE PLASTIC PEOPLE”, EM “IT’S NO RIGHT”, PRODUZIDO PELO “CULT” “CURT BOETTCHER”; “IF I NEVER LOVE AGAIN”, EXCELENTE LADO B DE SINGLE DE ALGUM SUCESSO DO GRUPO “THE LOOKING GLASS”, 1967; O MEGAHIT DE 1967, “BEND ME SHAPE ME”, COM THE AMERICAN BREED, QUE PARECE,JAMAIS FOI CEDIDO PARA COLETÂNEAS!!! E UMA VELHA SISMA DO “TIO SÉRGIO”, “I SEE THE LIGHT”, LADO B DO HIT SINGLE “A LITTLE BIT OF SOUL” , COM “THE MUSIC EXPANSION” – GARAGEM ROCK NO TOP DO CONCEITO…

O “ROCK MOLEQUE” DE VERDADE ESTÁ POR AQUI. “LOW-FIS” AUTÊNTICOS E IMPRESCINDÍVEIS. SÃO OS PAIS ESPIRITUAIS DOS PUNKS, DOS GRUNGES, E INFINDÁVEIS OUTRAS TENDÊNCIAS EXPONDO SUAS GARRAS!

ENTÃO, “TUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE FUNDÃO OS ANOS 1960 E NÃO SABIA COMO PERGUNTAR”, MOSTRADOS EM SÉRIES E COMPÊNDIO EXAUSTIVO, BEM DOCUMENTADO E IMPERDÍVEL!

É MATÉRIA PARA “VESTIBULAR E ATÉ PÓS GRADUAÇÃO EM ROCK’N’ ROLL”. TRECOS E COISAS ULTRA RECOMENDÁVEIS!
POSTAGEM ORIGINAL: 17/04/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *