OS PRETOS NO ROCK PSICODÉLICO AMERICANO!

É curioso, muitos dizem que a PSICODELIA é coisa de branco.

É, não! Aqui, exemplos matadores que negam a falácia.

Vamos começar por SLY STONE ( STEWART ). Antes de fundar a FAMILY STONE era produtor de algum sucesso na Califórnia, de uma das melhores bandas BEAT americana, que também tangenciou a PSICODELIA: “THE BEAU BRUMMELS”, era produzida por ele.

SLY & THE FAMILY STONE foi uma das pontes estendidas dos meados dos anos 1960 até parte dos 1970, entre a SOUL MUSIC e o ROCK PSICODÉLICO. Não é pouca coisa! E fez com tal sucesso a passagem, que “obrigou” o clássico grupo de R&B e da SOUL MUSIC, THE TEMPTATIONS, a migrar para esta fusão, que também deu certíssima.

E tem mais;

Talvez a primeira banda de pretos genuinamente PSICH-ROCK tenha sido “THE CHAMBERS BROTHERS”, em 1966:

“THE TIME HAS COME TODAY” é clássico da época, e com tudo o que o bom ROCK PSICODÉLICO exige. Ouçam; ou melhor, tenham na coleção: Lá está o charme único provindo da cultura dos “PRETOS” em tudo o que produzem!

Claro, quase todo mundo conhece outra delícia do “SUNSHINE POP”, “THE 5TH DIMENSION”. A música que fizeram mesclava o R&B e o POP com tinturas PSICODÉLICAS.

Lembram de “AQUARIUS”, sucesso transcendente aos anos 1960? Pois bem, “THE SECRET GARDEN” é o disco “SUNSHINE POP PSICODÉLICO” que produziram. Lindo e cheio de efeitos! E alí estão duas cantoras pretas de ponta, MARILYN McGOO em destaque. As moças dão show vocal inesquecível!

DISCASSO!

Suspeito com firme certeza que todos conheçam o JAMES MARSHALL. Por supuesto?

Ah, tá; faltou o sobrenome HENDRIX. Intersecção e transcendência de quase tudo o quê veio antes, e forjou o depois na GUITARRA NO ROCK.

E o que fazia o “PRETÃO”?

Um CROSSOVER entre PSICODELIA e BLUES ROCK.

E, finalmente, ARTHUR LEE.

Ah, TIO SÉRGIO, esse a gente conhece. Era o líder do fantástico e originalíssimo LOVE!

Acertaram, sobrinhos!

Mas, TIO SÉRGIO, há uma pequena observação. ARTHUR LEE, que não era loirinho e nem ruivo, fez ROCK PSICODÉLICO com fortes tinturas do FOLK ROCK BRANCO!!!! Verdade; era preto de verdade, mas não seguia os cânones e os jeitos de compor e cantar dos BLACKS de sua época. Mais uma curiosidade que ressalta a genial originalidade da música que o LOVE tornou imortal.

QUEM PERDER ESSA TURMA VAI VIRAR JACARÉ QUANDO FOR TOMAR A PRÓXIMA DOSE DE VACINA!
POSTAGEM ORIGINAL: 02/04/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *