RARIDADES, COLECIONADORES, CÃES E GATOS

TRÊS ANIMAIS DE INSTINTOS AGUÇADOS: SENTEM CHEIROS, E VÃO ATRÁS DAS CAÇAS. OS GATOS, OUVI DE UMA VETERINÁRIA, DEIXAM TUDO E PERSEGUEM UM CHEIRO QUALQUER QUE LHES INTERESSOU POR QUILÔMETROS, DIAS…E OS CÃES FAREJAM, ENCONTRAM, APONTAM…E OS COLECIONADORES FAZEM MAIS OU MENOS A MESMA COISA: CORREM ATRÁS OBSESSIVAMENTE DE UMA IDEIA, UM SOM, UM LIVRO, UM SEI LÁ O QUÊ…POR DÉCADAS… NO MEU CASO, CISMO COM DETERMINADA MÚSICA MUITAS VEZES OUVIDA POR AÍ TRINTA, QUARENTA, CINQUENTA ANOS ATRÁS…
OS DISCOS DA POSTAGEM SÃO EIVADOS POR CANÇÕES MEMORÁVEIS – AO MENOS PARA MIM… E ILUSTRAM O TEXTO.
ESCUTEI AO LONGO DA VIDA INCONTÁVEIS MELODIAS, E NÃO ESQUECI. EU NÃO SABIA QUEM ERAM OS ARTISTAS, ONDE ESTAVAM AS GRAVAÇÕES, MAS FUI BUSCAR, TENTAR CONSEGUIR. DESDE CRIANÇA, ALGUMAS IMPREGNAM MINH’ALMA, SE INSTALAM NA CABEÇA, E TOCAM DURANTE ANOS DENTRO DO CÉREBRO. SÃO “COISAS” QUE, “ACHO, TENHO CERTEZA”, DE CERTA MANEIRA EU OUVI…
ANTES DA INTERNET ERA MUITO DIFÍCIL ENCONTRAR OS DISCOS. EU EXERCITAVA UM JOGO DE MEMÓRIA E COMPARAÇÕES PARA TENTAR CONCLUIR QUEM ESTARIA CANTANDO, TOCANDO… ESSAS COISAS.
NO FINAL DOS ANOS 1960, COMPREI POR PREÇO EXTORSIVO TRÊS “FITAS K7”, GRAVADAS POR UM SUJEITO QUE TINHA GRANA E ACESSO A DISCOS E TAPES. SEI LÁ COMO CHEGUEI ATÉ O CARA! JOAQUIM ERA UM “PLAYBOY” CURTIDOR DA NOITE E POSSUÍA UM AMONTOADO DE COMPACTOS E TAPES IMPORTADOS, E OS TOCAVA EM BOATES DA MODA – LUGARES ONDE JAMAIS ESTIVE -, E DEPOIS SE PERDERAM NA CACHOEIRA DOS TEMPOS.
AS MÚSICAS FORAM CAPTADAS ESSENCIALMENTE DA PARADA AMERICANA, EM ALGUM MOMENTO DETERMINADO DAQUELES TEMPOS. COISAS ESCONDIDAS, ESCORREGADAS NO PICK-UP DE UM D.J. ANÕNIMO, EM RECANTO QUALQUER DA AMÉRICA, E QUE MAL ATINGIAM A PARADA NACIONAL!!! AMONTOADOS DE LIXOS E PRECIOSIDADES CONVIVENDO LADO A LADO, E JOGADAS PELAÍ.
ERAM TEMPOS E ACESSOS DÍFICEIS; E, COMO SEMPRE, IMPERMANENTES, SURPREENDENTES, COALHADOS POR DISCOS LEGAIS QUE NINGUÉM CONHECIA. E A IMENSA MAIORIA PERMANECEU NO LIMBO.
POIS BEM, COMPREI MUITA COISA POSTERIORMENTE, E OUTRAS NÃO ME INTERESSARAM. PORÉM, ALGUMAS PASSEI DÉCADAS PROCURANDO, E FUI DESCOLANDO AOS POUCOS.
CERTO DIA, UNS VINTE E POUCOS ANOS ATRÁS, LENDO MATÉRIA NA “RECORD COLLECTOR” SOBRE UM PRODUTOR DOS ANOS 1960, “CURT BOETTCHER”, O JORNALISTA CITAVA O HIPOTÉTICO NOME DA MÚSICA… “MRS. BLUE BIRD”…
ERA UMA DE MINHAS MEMÓRIAS! FUI ATRÁS, ESCUTEI E COMPREI O CD DOS “ETERNITY´S CHILDREN”, DELICIOSO SUNSHINE POP PARA QUEM APRECIA “MAMAS & THE PAPAS”, VIU@Antonio MolitorClaudio Finzi Foá
DESCOBRI, TAMBÉM, CERTA MÚSICA NO PRIMEIRO LP DO “BLOOD SWEAT & TEARS”, “CHILD IS A FATHER TO THE MAN”: “MORNING GLORY” É UM ENCANTO. ENCONTREI MAIS UMA COM O “VANILLA FUDGE”, “SOME VELVET MORNING”; OUTRA COM O GRUPO “OHIO EXPRESS”, “BEG BORROW & STEAL” (SENSACIONAL!); E UM LADO B ESPETACULAR, “I SEE THE LIGHT”, DA BANDA “GARAGE-FAKE” “THE MUSIC EXPLOSION”; ENTRE DIVERSAS, SURGINDO FEITO ESPINHA NA CARA DE ADOLESCENTE…
PROCUREM CONHECER “THE GOODEES”, TRIO DE MULHERES BRANCAS, QUE GRAVOU UM “PSICHEDELIC SOUL” MATADOR CHAMADO “CONDITION RED” , NA LINHA DE “NATHAN JOHN”, EXCELENTE E QUASE SUCESSO DAS “SUPREMES”. PEGUEI, TAMBÉM!
FALTARAM UMAS TRÊS OU QUATRO NAQUELAS FITAS QUE JAMAIS DESCOLEI; E, CONFESSO, TENHO “RETROGOSTO AUDITIVO” – HUMMM!!! – APENAS DE UMA; E NÃO FAÇO IDEIA DO QUE SEJA, ERA VIOLENTÍSSIMA PARA 1968!
NO MAIS, CACEI E COMPREI O QUE APARECEU NA MINHA FRENTE. TENHO COLETÂNEAS MIL DE “NUGGETS” E “BANDAS DE GARAGEM”.
NO ENTANTO, HOUVE COISAS ESCUTADAS SEI LÁ ONDE, E QUE FAZEM PARTE DO REPERTÓRIO DE BANDAS COMO “SOUTHWEST FOB”, “FORUM QUORUM”, “THE GOODEES”, “THE HOBBITS”, “NEW COLONY SIX”, “BEAU BRUMMELS”…, ENCONTRADAS NO CHEIRO E NA RAÇA, EM DÉCADAS DE CHUTES, CARPINAGENS POR SEBOS, LIVROS, ACASOS E O VASTO ETC… QUE VIDA PROPORCIONA.
FAZ MAIS DE UMA DÉCADA QUE DESCOBRI OUTRA CANÇÃO QUE ME TORTURAVA DESDE 1971… OUVI EM UM FILME BANAL NA T.V., E IMPREGNOU A IMAGINAÇÃO… DESCANSANDO CERTA NOITE, A MÚSICA INVADIU MEU CÉREBRO, E TIVE A IDEIA DE POSTAR NO GOOGLE UM TRECHO DA LETRA QUE RECORDEI. INFORMEI APROXIMADAMENTE A ÉPOCA, E QUE PODERIA ESTAR EM ALGUMA TRILHA SONORA. E – VÁ LÁ – BINGO!!!
ENCONTREI! É UM FILME FRANCÊS CHAMADO “UN BEAU MONSTRE”, A MÚSICA SE CHAMA “STAY”, E FOI GRAVADA POR UM GRUPO “POP/PROGRESSIVO” BELGA QUASE FAMOSO NA ÉPOCA: “WALLACE COLLECTION”. A MÚSICA É BABA PURA E HOJE PARECE-ME UM TANTO ÓBVIA… MAS, O QUE IMPORTA, NÃO É MESMO? DESCOBRI, E ESTÁ GUARDADINHA EM MINHA DISCOTECA!
OS QUE APRECIAM O POP DAQUELES TEMPOS VÃO GOSTAR MUITO. MAS, CUIDADO COM O DIABETES, O EXCESSO DE AÇÚCAR PODE MATAR…
POSTAGEM ORIGINAL: 20/07/2022Pode ser uma imagem de 5 pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *