RASCALS: 1965/1972 A MINHA BANDA AMERICANA PREDILETA NA DÉCADA DE 1960. COLETÂNEA MATADORA da RHYNO RECORDS, 1992

Começaram como THE YOUNG RASCALS, em 1965, e retiraram o YOUNG quando deixaram de ser huuummm… YOUNGs. Foram ultra ecléticos e, por isso, muita gente não gostava. EZEQUIEL NEVES, antes de ser produtor foi jornalista e crítico de música; e disse, há uns 57 anos… que eles não sabiam o que pretendiam “ser”, e deviam escolher um rumo.
Não precisaram. Foram sucesso imenso de vendas, e de crítica também. Transitaram do BEAT ao R&B criando FUSION COMPLEXA, que derivou, e incorporou o ROCK PSICODÉLICO, e o PROGRESSIVO, também.
Certa vez, OTIS REDDING entrou no estúdio ao lado, na ATLANTIC RECORDS, onde ambos gravavam. Foi comprovar se, de fato, não eram pretos!!!
Eram brancos. GENE CORNISH, o adequado guitarrista, era, digamos o “irlandês”. Os restantes, descendentes de italianos!!! DINO DANELLI, um bom baterista, talvez o melhor instrumentista da banda. EDDIE BRIGATI, o letrista era, inicialmente, o vocalista principal. Um cantor POP, algo comum, cantou em vários HITS.
Mas foi suplantado rapidamente por FELIX CAVALIERI, organista, e excelente cantor de R&B – cheio de balanço e timbre vocal vizinho ao dos negros! Os RASCALS se destacaram por causa dele. Aliás, FELIX seguiu carreira com algum destaque, e vários discos solo. Continua por aí…
THE RASCALS “Desbundaram” e “Rebundaram” várias vezes em SINGLES MATADORES e imprescindíveis!
Esta coletânea é espetacular, possivelmente a mais bem feita que legaram! Embalagem luxuosa; livreto com e várias fatos, discografia, datas de lançamento dos SINGLES, etc…
São 44 faixas. Os grandes HITS e os pequenos; lados B, e alguns bônus. Incorpora a fase na ATLANTIC e na COLUMBIA RECORDS, para onde migraram, em 1971.
Terminaram a carreira sem EDDIE BRIGATI e GENE CORNISH. FELIX e DINO continuaram e auxiliados por uma pletora de craques, de estúdio; entre vários, RON CARTER, KING CURTIS E DAVID SANBORN – e fazendo uma espécie de JAZZ ROCK, fundindo BLUES, R&B, SOUL e JAZZ, em dois álbuns bastante eleogiados.
Os RASCALS foram banda interessante, e várias vezes sofisticada, inclusive em músicas menos complexas. Eles moram em minha memória, e sou colecionador completista dos caras!
É isso!
POSTAGEM ORIGINAL: 30/09/2022
Nenhuma descrição de foto disponível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *