ROBERT SMITH – THE CURE – AO VIVO EM SÃO PAULO, 03/12/23

ROBERTINHO! ROBERTINHO! ROBERTINHO! Gritavam milhares de pessoas, no final do espetacular e antológico CONCERTO dado por “THE CURE”, no FESTIVAL PRIMAVERA SOUNDS, no autódromo de INTERLAGOS, em São Paulo, ontem à noite!

O afetivo ROBERTINHO apelidado pela multidão foi em reconhecimento à performance longa, perfeita, e que fez valer cada centavo, minuto e diversão que ROBERT SMITH e BANDA entregaram ao público.

Foi pura emoção mesclada com profissionalismo e respeito aos que deles gostam. THE CURE nunca nega fogo, e jamais pratica estelionato contra o consumidor!

E quase todos gostam da banda, mundo afora, nesses 45 anos de criatividade e ROCK honesto.

A presente turnê mundial é sucesso retumbante. Eu assisti a alguns dos Shows; de Nova York, no CARNEGIE HALL; Chicago, Buenos Aires, Santiago, e etc… Exuberantes!

THE CURE vem, desde o início deste século, transitando do ROCK ALTERNATIVO para um híbrido mais pesado entre o GOTHIC e o que passou a ser chamado de “PROG ROCK”. O álbum WISH já apresenta isso.

Em 2012, entrou para o grupo REEVES GABRELS, excelente guitarrista que esteve com DAVID BOWIE no TIN MACHINE, craque em sutilezas e timbres. O som de GABRELS ressalta a sonoridade das guitarras de SMITH.

E, agora ao vivo, mais outro multi – instrumentista foi agregado, PERRY BAMONT. Ontem, em certos momentos do SHOW houve sinergia total entre três guitarras e o emblemático contrabaixo de SIMON GALLUP – que sempre dá a impressão de estar um “átimo” de segundo atrasado no andamento!

O excelente baterista, JASON COOPER é preciso, dinâmico e pleno de vitalidade.

E somado ao teclado, às guitarras e ao baixo compõe sonoridade original, mesmo sem perder as características históricas que os distinguem.

O resultado é um “ROCK PROGRESSIVO” “suis generis”, sofisticado, algo triste, mas viajante, e que envolve e acolhe o SHOW inteiro.

A parte instrumental deste renovado THE CURE está melhor do que sempre!

ROBERTINHO é um “case” de sucesso a ser estudado. Aos 64 anos, está cantando melhor ainda. Manteve a voz, o timbre e, pasme!!!, prescinde de BACKIN VOCALS, aguentando duas horas e meia de performance sem titubear ou desafinar! Disciplina é liberdade, escreveu RENATO RUSSO…

ROBERTINHO desfila aquele jeito de bebê chorão, resmungão, que o tornou ímpar e reconhecível com a eficiência inalterada!!!

As interpretações que faz em canções de amor são emocionantes, sinceras, sentidas, algo frágeis…E a gente percebe isso em PICTURE OF YOU, e mesmo em CHARLOTTE SOMETIMES…entre várias. São detalhes só perceptíveis em gente que realmente descobriu alguém para amar – e ser amado.

Ele e MARY POOLE, sua mulher, estão juntos desde a adolescência. E o clássico LOVESONG foi escrito para ela.

A canção tem 311 covers feitos por outros artistas! E está em mais de 50 trilhas sonoras de filmes!!! É uma das canções mais regravadas de todos os tempos!

O SET LIST do SHOW foi perfeito, adequado a cada momento. E as músicas mais pesadas, como A FOREST, ou depressivas como THE END SONG… sempre funcionam.

E da mesma forma que os HITS inevitáveis, BOYS DON’T CRY, THE WALK, IN BETWEEN DAYS, e incontáveis que tocaram…

A reconhecida proficiência da banda a gente comprova pelo número de gravações ao vivo: São 4 álbuns, e 5 VÍDEOS / DVDS!!!

A turma gosta e vai vê-los.

Ontem, os gritos de ROBERTINHO, quando o SHOW acabou, e ele ficou um bom tempo no palco agradecendo, revelaram o imenso afeto dos fãs.

É mais do que isso: ROBERTINHO é quase da família!

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