ROCK PSICODÉLICO DE SÃO FRANCISCO: NUGGETS 1965 – 1970 – RHYNO RECORDS

Se por foto a capa desse álbum espetacular parece bonita, imagine de perto!

É um box com 4 CDS e um livro HARD COVER em prata, azul e preto. E tem fotos, textos introdutórios, biografias, discografias, memorabilia; e tudo o que faz uma publicação valer a pena.

Esteticamente é sensacional!

Pois, é! A RHYNO, gravadora hoje de algum porte especializada em relançamentos, no final dos anos 1980 começou a editar o melhor ROCK UNDERGROUND dos EUA e da GRÃ BRETANHA.

Os discos são caprichados gráfica e tecnicamente. E foram pesquisados e coligidos pelo especialista “ALEX PALAO”, da revista “RECORD COLLECTOR”. Ele manteve a base dos trabalhos de origem, feitos na década de 1970, e lançados em álbum duplo arrasador, com o mesmo nome de NUGGETS.

O som do UNDERGRPOUND foi trazido ao proscênio. À luz vieram do COUNT FIVE aos ELECTRIC PRUNES, passando pelo BLUE CHEER e vasto elenco.

A primeira série NUGGETS em CDS. é de tirar o fôlego! Três volumes iniciais com o fino do “SEGUNDO TIME” do ROCK AMERICANO!

Estão por ali GARAGEM E PSICODELIA, além de sucessos mais óbvios do SUNSHINE POP, vislumbrando panorama vasto do WEST COAST ROCK AMERICANO, em meados dos 1960.

Muita coisa foi recuperada e, depois, revalorizada a ponto de ser relançada pelas gravadoras originais, ou não, até hoje. Os artistas são, simultaneamente, CLÁSSICOS E CULTS!

Com o tempo, extremos foram ampliados em outras “sub-séries” ao longo dos anos 1990, em diante. E culminaram em DOIS BOXES excepcionais, já neste século XXI.

Um deles é este aqui. “LOVE IS THE SONG WE SING”, prospectando os fundões do ROCK DE SÃO FRANCISCO. Colecionável no “úrtimo” furo da cinta. Ou colchete do soutien…” – que mal gosto, TIO SÉRGIO…

Está todo mundo aí . De COUNTRY JOE & THE FISH ao GRATEFUL DEAD; Do JEFFERSON AIRPLANE folk e “beatleniano”; aos BEAU BRUMMELS, “searcherianos” (eita!!!!); e mais SLY STONE, STEVE MILLER, SANTANA, CHOCOLATE WATCH BAND, COUNT FIVE, GRASS ROOTS. E até a versão de sucesso no Brasil com o obscuro grupo PEOPLE, de “I LOVE YOU” – gravação original desimportante gravada pelos ZOMBIES; além de vastíssima “entourage”.

SÃO FRANCISCO era um vulcão cultural e de experimentações. Terra do JAZZ de DAVE BRUBECK ao POP CLÁSSICO de JOHNNY MATHIS – “PHODIS”, segundo a irreverência de roqueiros amigos meus, aqui na MANDACARULÂNDIA.

SÃO FRANCISCO é a cidade onde foi criada a REVISTA ROLLING STONE; e, foi sede dos grandes teatros e salões de baile onde o ROCK PSICODÉLICO, o FOLK ROCK, e o que mais aconteceu em termos musicais foi desenvolvido. Era o entreposto lúdico das drogas; e a da CONTRACULTURA.

Foi, também, onde as rádios FM começaram a tocar LONG PLAYS INTEIROS orientando o que viria a ser o futuro do ROCK e da cena POP.

Há tanto a dizer!!! e muito mais, ainda, para ouvir.

Este BOX começa com a emblemática GET TOGETHER, na voz do autor, DINO VALENTI, e termina com a versão CULT , famosa e clássica dos YOUNGBLOODS.

O espírito de JANIS JOPLIN, GRACE SLICK e JERRY GARCIA alegres, mas tragicamente, assombram a paisagem até hoje.

Vale a pena ir atrás!

TIO SÉRGIO recomenda de olhos fechados. E ouvidos abertos!
POSTAGEM ORIGINAL: 11/04/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *