VALIAM POR UMA ORQUESTRA.
OUVIRAM À EXAUSTÃO E APRENDERAM COM O “CREAM” E O “EXPERIENCE, DE JIMMY HENDRIX”.
COM O TEMPO, MUITO EMPENHO E TRABALHO DURO, DESENVOLVERAM ESTILO PRÓPRIO – E TALVEZ ÚNICO.
A CONCORRÊNCIA, E OS POR ELES INSPIRADOS E IMITADORES CONTAM-SE ÀS CENTENAS!
NO COMEÇO DE CARREIRA, TENDERAM PARA UM “BLEND” ENTRE O HEAVY METAL COM O HARD ROCK. E FORAM, PAULATINAMENTE, DESENVOLVENDO UM ROCK PROGRESSIVO ESTILOSO E ORIGINAL. NO FINAL DA CARREIRA, SITUARAM-SE NO QUE HOJE É CONHECIDO COMO “PROG”…
“NEIL PEART” FOI BATERISTA TOP NO ROCK. UM DOS TRÊS MAIORES. TORNOU-SE, TAMBÉM, LETRISTA ORIGINAL E CHEIO DE IMAGINAÇÃO. MORREU MUITO CEDO, INFELIZMENTE.
O GUITARRISTA “ALEX LIFESON”, SEMPRE ADEQUADO E EFICIENTE, ERA PERFEITO PARA O GRUPO.
E “GEDDY LEE” ESTÁ ENTRE OS MELHORES BAIXISTAS DE SEU TEMPO. E, APESAR DE SUA VOZ DE GALINÁCEO CURRADO NO TERREIRO, IMPRIMIU UM VOCAL SEMPRE DISTINTO E MARCANTE À BANDA.
AS PERFORMANCES AO VIVO ERAM ESPETACULARES! ALGUMAS SÃO HISTÓRICAS! ENCHIAM A CENA COM SONORIDADE AMPLA, VIGOROSA E PRECISA. NÃO À TOA GRAVARAM TANTO EM CONCERTO. E ASSISTI – LOS É VIBRANTE, EMOCIONANTE!
OS TRABALHOS EM ESTÚDIO SÃO CHEIOS DE NUANCES, DETALHADOS. E ALIAM ESFORÇO, INSPIRAÇÃO E ALTO NIVEL TÉCNICO E ARTÍSTICO, PERTINÊNCIA E PRECISÃO.
O “TIO SÉRGIO” GOSTA, MAS NÃO OS PREFERE. TALVEZ SEJA IMPLICÂNCIA MINHA COM O GEDDY CANTANDO. ELE ME FAZ PENSAR EM UM GALETO – QUE PREFIRO ASSADO.
FORAM GRANDES E SÃO IMPRESCINDÍVEIS. E, CURIOSAMENTE, JAMAIS GOSTARAM DE VIAJAR, FAZER TURNÊS MUITO LONGE DO CANADÁ E DOS ESTADOS UNIDOS.
MAS PERMANECEM CULTS, E AINDA VENDEM BASTANTE MUNDO AFORA.
MUITAS VEZES PENSEI QUE TALVEZ FOSSEM A BANDA PREDILETA DOS BRASILEIROS, PAREANDO COM O PINK FLOYD. MAS NÃO. OS INGLESES SUPERAM ESSES CANADENSES SENSACIONAIS EM FAMA E FÃS BRASIL ADENTRO…
ESTÃO AÍ ALGUNS DISCOS E O DVD QUE TENHO.
E, MESMO ESCUTANDO POUCO, NÃO VOU DEIXAR DE COMPRAR OUTROS QUE APARECEREM À MINHA FRENTE, QUANDO O PREÇO E A OPORTUNIDADE COMPENSAREM.
QUANTO A VOCÊS, TRATEM DE GOSTAR E COLECIONAR!
É GRUPO ARTISTICAMENTE MUITO BOM. UM CLÁSSICO DEFINIDOR E DEFINITIVO!
Publicação original: 08/03/2021
