SÉRGIO MENDES E EUMIR DEODATO, DOIS PIANISTAS CONTEMPORÂNEOS. DESTINOS DIFERENTES E MARCANTES

A internacionalização da música brasileira, a partir da BOSSA NOVA, no final dos anos 1950, é notável e reconhecida.

Basta recordar JOÃO GILBERTO e TOM JOBIM, famosos e presentes há décadas.

Mas, na vereda desbravada pela BOSSA músicos de todos os tipos, gêneros e habilidades caminharam, correram e se destacaram.

Dois PIANISTAS EXCELENTES, talentosos, e técnica e artisticamente preparados, talvez tenham sido os mais originais e bem sucedidos artistas brasileiros no exterior, nas décadas posteriores, e até o presente: SÉRGIO MENDES e EUMIR DEODATO.

SÉRGIO MENDES, pianista elegante, tornou-se furor e mania, em meados dos anos 1960, quando conseguiu juntar a BOSSA ao POP – LOUNGE sofisticado, e de fácil consumo. É bem a cara dos americanos e do público internacional.

O “BRASIL 66”, seu grupo mesclando músicos brasileiros e americanos, e produzido por HERB ALPERT, mostrou JORGE BEN, TOM JOBIM, BURT BACHARACH, BEATLES, e vários outros em linguagem contemporânea à época, dançável e tropical.

Foi o silo que lançou o FOGUETE SÉRGIO MENDES, até hoje no ar…

EUMIR DEODATO, pianista workholic, dedicado, estudioso, ousado, e o seu grupo “OS CATEDRÁTICOS”, só em 1964 lançou por aqui três LONG PLAYS!!!!!

Foi PERFORMANCE para gente grande da época, como os VENTURES, os ROLLING STONES, THE SEARCHERS ou DAVE CLARK FIVE!

TRÊS DISCOS EM TEMPO TÃO CURTO SIGNIFICA SUCESSO ARTÍSTICO E DE VENDAS.

Mas, EUMIR fez mais bonito ainda. Sempre versátil e já vivendo nos Estados Unidos, em 1972 concebeu e lançou o espetacular CULT CLÁSSICO “PRELUDE”, produzido por CREED TAYLOR e com músicos galácticos feito RON CARTER, STANLEY CLARKE, BILLY COBHAN, AIRTO MOREIRA, entre vários.

DEODATO aderiu, também, ao piano elétrico, e uma das sonoridades marcantes do JAZZ-FUSION se firmou. A versão de “ALSO SPRACH ZARATHUSTRA” é nada menos que definidora. Um CLÁSSICO POP de qualidade indiscutível!

EUMIR DEODATO é artista vasto porque sem preconceitos. Arranjou para “SINATRA”, “COOL AND THE GANG” e “EARTH, WIND AND FIRE”, por exemplo.

E, também, para BJORK, criadora de ROCK DE EXTREMA VANGUARDA, SIMULTANEAMENTE VULCÂNICO E GLACIAL.

Não é para qualquer arranjador ou músico compreender tantas e tão distintas linguagens. E deixar sua marca com proficiência e arte…

EUMIR FEZ e É!

Enfim, são dois grandes entre vários, em um país que se destaca, também, pelo PIANO.

Resumindo, deixa mais fácil compreender o porquê da MÚSICA BRASILEIRA permanecer independente e significativa, desde o início da MODERNIDADE POP CONTEMPORÂNEA.
POSTAGEM ORIGINAL: 28/04/2019

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