SHAGGS: UM CASO EXTREMO E ÚNICO NA HISTÓRIA DO POP!

DE REPENTE, O PAI DAS MOÇAS RESOLVEU FINANCIAR A GRAVAÇÃO DE UM DISCO PARA ELAS.

E POR QUE NÃO?

NO INTERIOR DA AMÉRICA, NEW HAMPSHIRE, LÁ POR 1969, ELE DAVA DE BARATO QUE A TURMA QUE TOCAVA NAS RÁDIOS ERA LIXO FÁCIL DE FAZER. ENTÃO, POR QUE NÃO ELAS?

DIZ O MITO QUE O DISCO ORIGINAL FOI GRAVADO E PRENSADO. MAS, O DONO DA GRAVADORA SUMIU COM O PRODUTO. ERAM 900 CÓPIAS, SOBRARAM 100! E, CLARO, A QUANTIDADE ÍNFIMA GARANTIU A RARIDADE, INDEPENDENTEMENTE DA QUALIDADE…

LÁ NA DÉCADA DE 1980, COMEÇARAM A NOTAR SINGULARIDADES NO DISCO – OS QUE SOBRARAM, CLARO…

FRANK ZAPPA, COM SEU “PECULIAR BOM SENSO”, DISSE QUE AS MOÇAS ERAM MELHORES DO QUE OS BEATLES!!!!

QUEM ESCUTA “PHILOSOFY OF THE WORLD” DO, DIGAMOS TRIO POP “THE SHAGGS”, FICA CHOCADO E CONFUSO FRENTE AO QUE OUVE.

E NÃO PODERIA SER DIFERENTE. O ÁLBUM LANÇADO DE 1969, É UM PRODUTO ESPONTÂNEO DA MAIS ABSOLUTA IGNORÂNCIA MUSICAL. PORÉM, REALIZADO COM PERSISTÊNCIA; E TALVEZ ALGUM MÉTODO IMPOSSÍVEL DE IDENTIFICAR.

AFIRMA O MITO QUE, DURANTE AS GRAVAÇÕES, ELAS PARAVAM PARA DISCUTIR E REPASSAR PONTOS COMBINADOS. EU DUVIDO QUE ELAS SOUBESSEM O QUÊ “ESTAVA COMBINADO”!

EM MINHA OPINIÃO, É PRECISAMENTE ISSO: ELAS DEFINITIVAMENTE NÃO SABEM TOCAR, CANTAR OU ARRANJAR. MAS – E O “MAS” É O CENTRO DA QUESTÃO – SUAS IDÉIAS, MELODIAS, ETC., GRAVADAS NUM ÚNICO “TAKE” QUANDO ESTAVAM “QUENTES” – NAS PALAVRAS DO PAI DELAS – DÃO À OBRA UM CONTEÚDO, UM CLIMA DE ALEATORIEDADE. E, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, DE CONCISÃO. O QUE ESTÁ LÁ É IMPOSSÍVEL DE SER REPRODUZIDO, COPIADO OU RECRIADO. É OBRA DE ARTE LEGÍTIMADA…

AS MÚSICAS QUE AS MENINAS FIZERAM NEM MESMO PODERIAM TER SIDO TOCADAS AO VIVO: PORQUE UMA SEQUÊNCIA DE SHOWS TERIA FEITO AS “SHAGGS”“MELHORAREM”. E, SE ISTO TIVESSE ACONTECIDO, A MÚSICA SE REVELARIA O QUE “ERA” DE VERDADE: ESPONTANEIDADE INFANTIL EXPLÍCITA.

ELAS NÃO TINHAM TALENTO. COM FICOU PROVADO NO PRÓXIMO E FINAL DISCO QUE TENTARAM. E, PARADOXALMENTE, FIZERAM UMA OBRA DE GÊNIO!

EXPLIQUEM!

CADA UMA DAS TRÊS TOCA O QUE DÁ NA TELHA DE MANEIRA ESPONTÂNEA, PRIMÁRIA E CONFUSA. NÃO HÁ, TAMBÉM, SINCRONIA ENTRE LETRA, MÚSICA E CANTO. A GUITARRA É JUDIADA POR UMA INICIANTE COM POUQUÍSSIMOS “QUASE RUDIMENTOS”; A BATERIA É MONOCÓRDICA, FORA DE TEMPO, INDESCRITÍVEL E IMPLACAVELMENTE RUIM.

E O BAIXO? BEM, O BAIXO NÃO DÁ PARA OUVIR, TALVEZ NEM TENHA SIDO MIXADO. SOBRE A PARTE VOCAL… BEM, EM NÍVEL DA XUXA ANTES DE “APRENDER A CANTAR”! A OBRA JÁ FOI DEFINIDA COMO “TRABALHO DE ARTE BRUTA E INTUITIVA”. CONCORDO.

NO DISCO NÃO HÁ INFORMAÇÃO MUSICAL ARTICULADA E MUITO MENOS IMPROVISAÇÃO – A MÚSICA É EXECUTADA, NO SENTIDO DE ASSASSINADA MESMO, DENTRO DE PARTITURA PRÉ-DEFINIDA…

FRANK ZAPPA DISSE QUE, EM ALGUNS MOMENTOS DO TRABALHO DE GUITARRA, PARA CADA SÍLABA ELAS PUNHAM UMA NOTA DIFERENTE”!!!! MAS, TERIA SIDO AQUILO MESMO QUE ELAS QUISERAM REALIZAR?

ACHO QUE NÃO! O QUE CERTAMENTE PRETENDIAM ERA TER GRAVADO UM DISCO POP CONVENCIONAL, PARA ADOLESCENTES, COMO TUDO O QUE OUVIAM NA ÉPOCA.

MAS, PARA SORTE DELAS E DA CULTURA POP EM GERAL, “É” O QUE SABIAM E PODIAM TER FEITO.

PORÉM, COMO BOAS AMERICANAS, CAPRICHARAM NO QUE FIZERAM; OU SEJA, DEDICARAM-SE COM AFINCO E DE MANEIRA ACRÍTICA, A REALIZAR UM OBJETIVO. UMA DAS CARACTERÍSTICAS DOS AMERICANOS É FAZER BESTEIRA, BURRAGENS E PRODUTOS RUINS COM MUITA COMPETÊNCIA E TRABALHO…

MAS, ENTÃO, QUAL É O MISTÉRIO?

POR QUE GENTE COMO O “FRANK ZAPPA”, E A PIANISTA E COMPOSITORA “CARLA BLEY” – MÚSICOS DE ENORME COMPETÊNCIA, TALENTO E ORIGINALIDADE OUVIRAM NO “PHILOSOFY OF THE WORLD”?

EU ACHO QUE ESCUTARAM TUDO O QUÊ UM ARTISTA PODERIA ALMEJAR: INOCÊNCIA, ESPONTANEIDADE E ORIGINALIDADE CULMINADAS NUM EXPERIMENTALISMO JAMAIS CONSEGUIDO EM UM DISCO POP!

TANTO ZAPPA COMO CARLA TRABALHAM COM ASSINCRONIAS DE TEMPOS, RITMOS E ANDAMENTOS. MAS, COMO ARTISTAS “DE VERDADE”, DÃO FORMA À MÚSICA QUE FAZEM.

PORTANTO, PERDEM EM ESPONTANEIDADE; AO CONTRÁRIO DAS SHAGGS, CRIADORAS DO NOVO POR ABSOLUTO ACASO! “KURT COBAIN” – AHHH, VOCÊS SABEM QUEM FOI… – TAMBÉM AS IDOLATRAVA!

EM SÍNTESE, O QUE SÃO AS SHAGGS?

PARA MIM ESTÁ CLARO, SÃO ADOLESCENTES BRINCANDO DE TOCAR, COMPOR E ARRANJAR. EM CERTO SENTIDO É POSSÍVEL LEMBRAR DOS MAMONAS ASSASSINAS: FIZERAM TUDO O QUÊ QUAISQUER JOVENS GOSTARIAM DE FAZER. MAS, SÓ ELES GRAVARAM E LANÇARAM; E COM ENORME SUCESSO

MAS, “TIO SÉRGIO”, AQUILO É MÚSICA, MESMO?

SEM DÚVIDAS! O PRODUTO FINAL É UM DISCO IMPACTANTE E ORIGINAL. E CONCISO TAMBÉM. PORQUE DEPOIS DE COLOCADO EM VINIL, TORNADO PERMANENTE E IMUTÁVEL, REVELA-SE OBRA COMPLETADA ÚNICA E IRREPETÍVEL. UM ESPANTOSO E BEM SUCEDIDO IMPREVISTO!

E SERIA MÚSICA DE QUALIDADE?

ISTO É IRRELEVANTE. O QUE IMPORTA, REALMENTE, É A ESPONTANEIDADE, A ORIGINALIDADE, A GARRA E A IMPOSSIBILIDADE DE ALGO ASSIM SER REPETIDO, EM QUALQUER TEMPO, OU POR QUALQUER OUTRO ARTISTA.

ELAS REALIZARAM UMA OBRA PRIMA POP! E O FIZERAM ANTES QUE ALGUÉM TIVESSE A IDÉIA E A CORAGEM DE PERPETRAR ALGO DO TIPO. ESTÁ PARA AS ICONOCLASTIAS DE “JOHN CAGE”, “EINSTURZEND NEUBAUTEN”, E POUCOS OUTROS…

AHHH, NOSSO AMIGO Ayrton Mugnaini Jr. TEM UMA VERSÃO DE “MY PAL FOOT-FOOT”, ADEQUADAMENTE VERTIDA PARA O PORTUGUÊS COMO “MEU AMIGO TOTÓ”, QUE ESCANCARA NA LATA A MÚSICA DELAS. PROCUREM NA NET!!

“PHILOSOFY OF THE WORLD” É UM DOS DISCOS MAIS IMPORTANTES DA HISTÓRIA DO ROCK.

E, DO PONTO DE VISTA DA “ATITUDE” E DO “LOW-FI”, O MAIS DESTACADO E INCRÍVEL DE TODOS OS TEMPOS! É ARTEFATO INIGUALÁVEL PARA COLECIONAR PELA VIDA TODA.

MAS, “TIO SÉRGIO”, VOCÊ VAI OUVIR DE NOVO?
EUUUUU???? NEM PENSAR!
POSTAGEM ORIGINAL: 29/03/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *