SLY & THE FAMILY STONE & THE TEMPTATIONS – 1968: A VIAGEM AO PSICHEDELIC SOUL

Viver é defrontar surpresas. Todos nós na dinâmica da existência, somos detidos, flechados ou derrubados pelas novidades. Ou, frente a elas, temos algum insight, ou coragem para mudar enfrentando os receios – que são parte da vida.
Os TEMPTATIONS, por volta de 1968 tinham carreira sólida, mas sem grandes horizontes. Aconteciam coisas demais em volta deles, mas poucas tangenciavam a BLACK MUSIC.
HENDRIX à parte, claro. Mas JIMI era um híbrido raivoso que ajudou a refundar o ROCK à partir do BLUES. E foi muito, muito, além dele, claro.
SLY STONE, também preto, de certa forma era um integrado ao sistema que viveu a revolução do ROCK …hummm branco. Era produtor de discos, na CALIFÓRNIA, com algum sucesso. Havia trabalhado com gente talentosa, como os BEAU BRUMMELS, banda BEAT/FOLK, hoje reconhecida como excelente.
E foi com esse background que idealizou e fez a FAMILY STONE, juntando o JAZZ-ROCK em gestação na própria COLUMBIA RECORDS ao ROCK PSICODÉLICO e ao RHYTHM´N´BLUES mais agressivo. Foi tudo para ooooo… liquidificador criativo que sabia mobilizar; e deu em SLY & THE FAMILY STONE, troupe seminal!
Um dia de 1968, em Nova York, OTIS WILLIANS, o líder dos TEMPTATIONS escutou “DANCE TO THE MUSIC”, no rádio. E sacou no ato a novidade. Pegou a banda e o produtor NORMAN WHITFIELD e foram para o estúdio em Detroit. Decompuseram o grupo, por assim dizer, em vários solistas. Atualizaram a sonoridade por completo. Inclusive instrumentação e até arranjos.
Resultado: “CLOUD NINE”! Hit supremo que os levou ao GRAMMY; e abriu caminho para vários sucessos, e nova linha de trabalho. Ouçam BALL OF CONFUSION, por exemplo; é outro SINGLE espetacular! PSYCHEDELIC SOUL é coletânea imperdível, e documenta o giro de 180 graus da banda. Uma revolução no conteúdo, perspectivas e sonoridades.
Neste álbum duplo estão canções imprescindíveis para quem gosta da melhor música feita pelos pretos americanos. E dão uma “palinha” do que veio a ser o R&B atual, menos açucarado, mais cheio de “punch” e sensualidade não romântica…
Então, pessoal, ultrapassem os TEMPTATIONS de “MY GIRL”. Porque os mixes fantásticos de ROCK PSICODÉLICO + SOUL MUSIC ultrapassam em criatividade e visão de futuro aquele HIT histórico, delicioso, mas adolescente além da conta.
Recomendo os dois álbuns!
POSTAGEM ORIGINAL: 25/07/2023Nenhuma descrição de foto disponível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *