SOUTHSIDE JOHNNY AND THE ASBURY JUKES 1976/1981 – R&B DANÇÁVEL E ADJACÊNCIAS!

BOM DEMAIS !

LÁ POR 1977 EU ASSISTI, NA TELEVISÃO, CLIP DE UM DE SHOW DELES. ESTAVAM EM PLENA ASCENÇÃO. EXCELENTES! COM O TEMPO, COMPREI VÁRIOS DISCOS DA BANDA.

“SOUTHSIDE JOHNNY & THE ASHBURY JUKES” FAZIAM UM R&B ANIMADO, DANÇÁVEL E POPULAR. MESCLA BEM ESTRUTURADA DE ROCK AND ROLL, DOO-WOP, R&B, SOUL, FUNK, UM X TUDO QUASE-JAZZ, E TUDO O QUE ERA E É LEGAL EM MÚSICA NEGRA AMERICANA!

HAVIA DETALHE FASCINANTE: “JOÃOZINHO ZONA SUL” É BRANCO, E SUA EXCEPCIONAL BANDA, TAMBÉM! ELE FOI EXCELENTE CANTOR DESSA VERTENTE, ATÉ O FINAL DOS ANOS 1980. MAS, PERDEU A VOZ. E, TALVEZ GANDAIAS EM EXCESSO O TENHAM TIRADO DE FOCO!

JOHNNY LION SE COMPORTAVA E FALAVA COMO MALANDRO AMERICANO DE PERIFERIA. MAS, CANTAVA DEMAIS! TINHA VOZ DE BARÍTONO, POTENTE, BELÍSSIMA, TIMBRE LEMBRANDO UM QUÊ DE FRANK SINATRA; E UM BAITA CARISMA NO PALCO!

A BANDA, MUITO GRANDE, TINHA NAIPE COMPLETO DE METAIS, COM SAX , TROMPETE, ETC; DUAS GUITARRAS, BAIXO, BATERIA, TECLADO E BACKING VOCALS! PIQUE GRANDIOSO!!!

JAMAIS ENTENDI POR QUE NUNCA FORAM CONVIDADOS, NA ÉPOCA, PARA UM DOS INCONTÁVEIS FESTIVAIS DE BLUES, JAZZ, E O ESCAMBAU A QUATRO, REALIZADOS POR AQUI, EM “PATO’POLIS”!

TERIA SIDO SUCESSO INSTANTÂNEO E FULMINANTE!

EM MEADOS DOS ANOS 1970, HAVIA DOIS GRANDES NOMES EM NEW JERSEY: “BRUCE SPRINGSTEEN” E “SOUTHSIDE JOHNNY”. ALIÁS, OS DOIS ERAM AMIGOS DE COMER PIZZA JUNTOS; E ABRIR SHOWS UM PARA O OUTRO.

NA DÉCADA DE 1980 DESPONTOU MADONNA, AMIGA E PRÓXIMA DA TURMA DE AMBOS. E, DOS 1990 EM DIANTE, REINOU BON JOVI, QUE REVERENCIA OS TRÊS! BOBBY BANDIERA, EX-GUITARRISTA DOS JUKES, HOJE TOCA COM O “BON JOVI”.

SE HOUVER UMA COMPARAÇÃO POSSÍVEL, MESMO INEXATA, EU DIRIA QUE O NOSSO “TIM MAIA” TINHA CARACTERÍSTICAS DO “SOUTHSIDE”…

A VERSATILIDADE QUE JOHNNY DEMONSTRA EM DIVERSOS GÊNEROS DA MÚSICA NEGRA O DISTINGUE. ELE É BOM DE R&B, SOUL E NO ROCK AND ROLL OLD SCHOOL.

OS CINCO PRIMEIROS DISCOS AQUI NA POSTAGEM, FLUTUAM ENTRE O MUITO BOM E O EXCELENTE.

OS TRÊS INICIAIS, GRAVADOS NA COLUMBIA RECORDS, E PRODUZIDOS POR “STEVE VAN ZANDT”, TÊM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE ARTISTAS IMPORTANTES, COMO “RONNIE SPECTOR”; E DOS VETERANOS GRUPOS DE “DOO-WOP”: “THE DRIFTERS”, THE COASTERS E “THE FIVE SATINS”.

A PRESENÇA DOS VETERANOS, FAZENDO BACKING VOCALS NOS DISCOS DO “ZONA SUL” PERMANECEM MEMORÁVEIS; SHOWS DE BOLA!!!!

HÁ UM PEQUENO BOX DESTA FASE VENDIDO NOS EUA: ERA BARATO; E COMPENSA PROCURAR CONHECÊ-LOS.

DOIS DISCOS GRAVADOS NA MERCURY. “LIVE”, 1978, EM VINIL ERA UM ÁLBUM DUPLO. E MOSTRA O PESO E A FESTA QUE APRESENTAÇÕES DELES SE TORNAVAM.

E “THE JUKES” É MUITO BEM PRODUZIDO, POR BARRY BECKETT, E FOI GRAVADO NO ICÔNICO “THE MUSCLE SHOALS STUDIOS”, EM 1979.

É DE ALTO NÍVEL, EIVADO POR UM “UM CLIMA NOIR”, COM FAIXAS DE “R&B”, “SOUL” E “BLUES”, QUE LEMBRAM AS TRILHAS DE FILMES POLICIAIS DA DÉCADA DE 1950/1960!!!

DISCO EXCELENTE SOB QUAISQUER PONTOS DE VISTA!

DURANTE OS ANOS 1990, ELE MEIO QUE SUMIU. O DVD DA FOTO, GRAVADO EM 1992, EM PROGRAMA DE TELEVISÃO, NA ALEMANHA, PEGA TODA A ENERGIA E O PIQUE MEIO MARGINAL DA BANDA.

ANTES DA PANDEMIA ,”JOÃOZINHO ZONA SUL” VOLTOU, E FEZ TURNÊ PELA EUROPA E OS EUA. NÃO ROLOU. ELE PARECE “GASTO” PELO TEMPO E PELA ESBÓRNIA “EXERCIDA”..

TALVEZ “JOHNNY LION” NÃO CONSIGA MAIS COLOCAR TODO MUNDO PARA DANÇAR. ENTÃO, QUE TAL CONHECER O PASSADO DIVERTIDO E SABOROSO?
Postagem original: 18/03/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *