“THE MOVE” SURGIU EM BIRMINGHAN, EM 1965, A TERRA DOS “MOODY BLUES” E DO “BLACK SABBATH”, E TEVE TRAJETÓRIA UM TANTO CONTURBADA E MUITO CRIATIVA.
FIZERAM VÁRIOS SINGLES DE SUCESSO, EM GERAL ARTISTICAMENTE BASTANTE BONS, E COM NÍTIDOS TOQUES E ARRANJOS EXPERIMENTAIS.
PARA OS FÃS DE “ROCK PSICODÉLICO” É INTERESSANTE TER OU ESCUTAR A EXCELENTE COLETÂNEA DUPLA “THE MOVE SINGLES As&Bs HITS & RARITIES”. LÁ ESTÃO “FIRE BRIGADE”, “BLACKBERRY WAYS”, “BRONTOSSAURUS” E OUTROS. SÃO “POP-ROCK” DA MELHOR ESTIRPE.
A SONORIDADE DO “MOVE” FICA ENTRE OS “BEATLES”, MAIS PARA JOHN LENNON; UM CERTO CLIMA NOSTÁLGICO MUITO PRÓXIMO AOS “KINKS” ; E ALGUM BARULHO, PESO E BAGUNÇA VIZINHOS AO “THE WHO”. “A VERY ENGLISH GARAGE BAND”. UMA DELÍCIA!
A FIGURA CHAVE DA BANDA É “ROY WOOD”, UM GUITAR HERO “NÃO TÍPICO”, QUE DESENVOLVEU ESTILO QUE LEMBRA SYD BARRET, DO PINK FLOYD, COM ANDAMENTOS ALGO TRUNCADOS, DISTORÇÃO “ARDIDA” E ALGUMA CRIAÇÃO RÍTMICA PECULIAR.
“WOOD” FOI NAMORADO DA CANTORA “ANNIE HASLAN”, DO RENAISSANCE, DURANTE MUITO TEMPO. ELA CONTA QUE FOI O PERÍODO MAIS DIVERTIDO DE SUA VIDA!
“ROY” COMPÔS QUASE TUDO GRAVADO PELO GRUPO: OS SINGLES E, NOS PRIMEIROS QUATRO ANOS, SOMENTE DOIS LPS. UM DELES, O CLÁSSICO DO ROCK PSICODÉLICO: “SHAZAN”! O VINIL SAIU POR AQUI, EM 1970, NO MESMO HISTÓRICO E CULT PACOTE DE LANÇAMENTOS COM “SAYLOR”, DA “STEVE MILLER BAND” E “CLIMBING” DO “MOUNTAIN”.
“SHAZAN” É ALGO PESADO, MUITO BEM ARRANJADO E TOCADO. É ÁLBUM EXPERIMENTAL E BASTANTE MELÓDICO. A FAIXA “CHERRY BLOSSOM CLINIC REVISITED”, É SOBRE UMA DAS ’16 INTERNAÇÕES” DE “ROY WOOD” PARA TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO!!!
O ÁLBUM EM SI FAZ A TRANSIÇÃO DO PSICODÉLICO ABRINDO PERSPECTIVAS PARA O “ROCK PROGRESSIVO”.
A EXCELENTE VERSÃO EM CD TRAZ COMO BÔNUS UM FAMOSO “EP. DE COVERS” GRAVADOS AO VIVO. EM ALTA VOLTAGEM, A BANDA TOCA VERSÕES DOS “BYRDS”, “SPOOKY TOOTH”, E OUTROS. ESTRANHO, É CLARO!!!
EM 1970, O CONHECIDO GUITARRISTA “JEFF LYNNE” ENTROU PARA O “MOVE”, E A SONORIDADE MUDOU PARA UM “POP-ROCK-PSICODÉLICO E PESADO”.
“WOOD” E “LYNNE” TRAMARAM, POSTERIORMENTE, A “ELECTRIC LIGHT ORCHESTRA”: PROJETO DE “ROCK PROGRESSIVO” QUE FOI INTEGRALMENTE ASSUMIDO E TOCADO POR “LYNNE”; QUE IMPOS UM ESTILO MAIS POP, QUE TORNOU A BANDA ENORME SUCESSO COMERCIAL. E “ROY WOOD” SAIU PARA FORMAR O “WIZZARD”, GRUPO MAIS AO FEITIO DELE.
NA DECADA DE 1980″, JEFF LYNNE” JÁ CONSAGRADO CRIOU OS “TRAVELLIN’ WILBURYS”, COM “GEORGE HARRISON”, “BOB DYLAN” E “ROY ORBISON.” OUTRO SUCESSO INTERNACIONAL EXPOSTO, GARANTIDO E QUE SE TORNOU CLÁSSICO!
PARA ENCERRAR FAÇAM O SEGUINTE: DESTA FASE FINAL DO “MOVE” OUÇAM OUTRO SUCESSO, “DO YA”, DE 1972; E DEPOIS COMPAREM COM “SHOULD I STAY OR SHOULD A GO”, DO “THE CLASH”!!!
I WANNA BE A CIRCUS MONKEY, IF BOTH RECORDS DO NOT REPEAT “BOOM-BOOM” DO JOHN LEE HOOKER…
“MOVAM-SE”!
POSTAGEM ORIGINAL: 05/07/2020

POSTAGEM ORIGINAL: 05/07/2020
