Se você acha que as fãs dos BEATLES e de ELVIS PRESLEY foram as mais selvagens e ardorosas, vá ler sobre a histeria que esse trio americano de sucesso monumental causou, na INGLATERRA, entre 1965 e 1967!
Quem olha à distância pode concluir que lideravam uma certa volta ao passado, uma sonoridade mais conservadora em meio às maluquices da época.
Em parte foi verdade. Porém, o motivo principal do impacto causado se chamava SCOTT WALKER, um sujeito boa pinta, e uma das mais belas vozes da história da música POP!
Quando a gente escuta os discos do trio fica a pergunta: o quê faria um maestro, ou produtor antenado, com uma voz daquelas?
A resposta é quase óbvia: deixar cantar, lógico, e com repertório que a destacasse.
E este BOX cobre “EVERYTHING UNDER THE SUN”, nome de uma das músicas deles. Cinco CDs Coligindo os 5 LPS que gravaram, todos os SINGLES e vasto etc, fotos e texto.
Está ali, inclusive, a versão original de “NITE FLIGHTS”, regravada brilhantemente por DAVID BOWIE.
Mas, curiosamente, falta uma das melhores músicas que gravaram, AFTER THE LIGHTS GO OUT, na versão original do lado B do grande HIT deles, THE SUN AIN’T GONNA SHINE ANYMORE – que consegui em uma troca com o Ayrton Mugnaini Jr., faz mais de 45 anos, acho.
Mas, houve problemas. SCOTT WALKER não era um medíocre. O que aumentou o mistério sobre ele:
Imaginem! Em 1969 ele recusou uma oferta de
DOIS MILHÕES DE DÓLARES para tornar – se o novo FRANK SINATRA!
SCOTT preferiu seguir carreira solo, cantando repertório mais Cult. E com bastante sucesso. Mas, recusou a se tornar um super astro. Ele aparecia pouquíssimo em público.
De uns 30 anos para cá, e até a sua morte, fez música experimental e quase inaudível.
SCOTT foi, aos poucos, se tornando ídolo para muita gente. Inclusive DAVID BOWIE que, de meados dos anos 1970 em diante, passou a cantar emulando WALKER. E foi abandonando progressivamente o timbre algo desagradável da fase GLITTER.
SCOTT também influenciou a geração do BRIT POP, no início da década de 1990. E produziu e orquestrou arranjos para o grupo PULP. Era um talento muito versátil.
Ouçam os WALKER BROTHERS, POP mainstream de muita qualidade vocal, e cheio de hits grudentos.
Um deles, THE SUN AIN´T GONNA SHINE ANYMORE”, de 1966, tornou-se FENÔMENO PSICOSSOCIAL NA INGLATERRA. Era cantarolada por “todo mundo” e em todos os lugares!
No entanto, tornaram-se odiados pela turma do ROCK mais pesado, mesmo sendo capazes de fazer incursões na melhor música negra americana. Eles têm versão excelente de SUMMERTIME, e outras.
OS WALKER BROTHERS deambularam por muitas praias, em menos de quatro anos de carreira.
Lembram a dupla RIGHTEOUS BROTHERS, detentores de um recorde raro: o grande sucesso UNCHAINED MELODY, várias vezes retornou às paradas, e ficou famoso pela música tema da trilha do filme GHOAST!
SCOTT, GARY e JOHN ,os WALKER BROTHERS não eram irmãos, claro. E o furor que causaram teve curta duração.
Valem olhadinha pelas frestas das portas do POP!
Postagem original 09/03/2018
