Noite insone dessas dei de cara com o vídeo dessa conjunção extraordinária entre ZÉ RAMALHO E ROBERTINHO DO RECIFE.
Ambos são casos a parte na cultura nacional. Profundamente brasileiros, porém ligados/soldados de muitas formas ao rock internacional.
Talvez o que os torne distintos de, por exemplo, “OS NOVOS BAIANOS”, seja a clara concepção que Baby, Moraes, Galvão, Pepeu e turma são antes de tudo MPB. O lado rock é incidental. Não basta ter guitarra e eletrificação dos instrumentos.
Os BAIANOS faziam música popular brasileira. E Rock é Rock e ponto! ZÉ e ROBERTINHO sabem perfeitamente os pontos de integração e completa distinção. Criaram a intersecção em rock de verdade.
ZÉ RAMALHO, para os que sabem dos escaninhos do pop brasileiro, é um dos autores de PAEBIRÚ, fantástico álbum folk-psicodélico com vestimenta nordestina. Talvez o disco mais raro colecionável do Brasil, com história trágica que o tornou internacionalmente cult.
Mas não basta ser raro; tem de ser bom. ROBERTO CARLOS e o LOUCO POR VOCÊ é, também, raríssimo – mas ruim….
Na filmagem das gravações vemos um ZÉ RAMALHO que é ouro puro e duro. Metal bruto. Durável? Cantando bem, com vozeirão entre o barítono e o baixo, extensão, intensidade e pique, contrastando a com sua atual frágil aparência de uma vida derretida em… viver!
Se a voz de DYLAN envelheceu sem gás; se WILLIE NELSON retumbou pra baixo; e o BRUCE SPRINGSTEEN nessa maturidade sorumbática e baixo-astral nos lega decepção; ZÉ RAMALHO impõe a voz e assume o rock com a naturalidade do veterano. E se mescla à sonoridade criada pela METALMANIA: 3 jovens + ROBERTINHO DO RECIFE, guitarrista imenso!
Senhoras, senhores e adjacências: o som resultante é ZÉ RAMALHO + HEAVY METAL+GÓTICO+FOLK DE MATIZES DIVERSOS. Há versões do MOTORHEAD e do OZZY, com a qualidade lírica de ZÉ RAMALHO! Barulhinho bom!
Acho que haverá repercussão desse disco feito pelos dois. Por via das certezas, postei abaixo. O restante que ouvi é, também, da melhor qualidade. Veja o vídeo no YOUTUBE.
Vou comprar esse disco!
POSTAGEM ORIGINAL: 10/07/2020
POSTAGEM ORIGINAL: 10/07/2020
