EU NÃO SOU PAI POR ABSOLUTA FALTA DE VOCAÇÃO. E NÃO SOU, TAMBÉM, PROFESSOR OU PEDAGOGO.
NO ENTANTO, EU PERGUNTO QUE SIMBOLISMO TÊM DEUS E O DIABO PARA UMA CRIANÇA DE SEIS OU SETE ANOS?
A MEU VER, O MAIS SIMPLES DE TODOS: A DISTINÇÃO QUE APRENDEMOS A FAZER, DESDE CEDO, ENTRE O BEM E O MAL.
APENAS A DISTINÇÃO; E SEM A SOFISTICAÇÃO DE CONTEÚDOS, PORQUE O CERTO E O ERRADO, APRENDIDOS NA PRIMEIRA INFÂNCIA, PROVÉM DE IDEIAS SOCIALMENTE ACEITAS E INCULCADAS COMO CORRETAS OU ERRADAS, SOB O PONTO DE VISTA NÃO SÓ DA SOCIEDADE À QUAL ELA PERTENCE, MAS DA MAIORIA DAS CULTURAS.
SÃO COISAS DO TIPO: É CERTO CUMPRIR OBRIGAÇÕES; E É ERRADO AGREDIR E DESRESPEITAR OS MAIS VELHOS. DOIS EXEMPLOS ÓBVIOS E TRANSCENDENTES.
DEUS E O DIABO SERVEM APENAS DE PARÂMETROS CULTURAIS E DE ENSINAMENTO DE COMO PROCEDER NA MAIORIA DOS CASOS. NÃO DEVERIAM SER RELATIVIZADOS TÃO CEDO PARA CRIANÇAS SEM QUALQUER FORMAÇÃO OU ESTRUTURA DE VALORES BÁSICOS.
E ISTO PORQUE SE ESTARÁ QUEBRANDO REGRAS SOCIAIS IMPORTANTES, E DEIXANDO AS CRIANÇAS À MERCÊ DE ENSINAMENTOS QUE ELA AINDA NÃO PODE COMPREENDER. POR EXTENSÃO, ABRINDO HIPÓTESES DE RELATIVIZAÇÃO SOBRE COISAS MAIS SÉRIAS:
MATAR OU AGREDIR ALGUÉM, POR EXEMPLO, PODEM SER INTERPRETADOS COMO COMPORTAMENTOS “POSSÍVEIS”. ALIÁS, HÁ TEMPOS ISTO JÁ VEM OCORRENDO. E POR FALTA DE INCULCAÇÃO DE VALORES MAIS RÍGIDOS.
EU LI OS DOIS POEMAS QUE DERAM ORIGEM À TAL POLÊMICA LEVANTADA PELA MINISTRA DAMARIS. SÃO DE UM AUTOR CHAMADO PAULO BETANCOURT, QUE ESCREVE PARA CRIANÇAS, E VENDE SEUS LIVROS AO GOVERNO…
Hummm….
O TAL LIVRO SE CHAMA “A MÁQUINA DE BRINCAR”, E OS… DIGAMOS… “POEMAS” …”O QUE DEUS NOS DEU” E “O DIABO QUE ME CARREGUE” SÃO PESSIMAMENTE ESCRITOS. CONTEÚDO NENHUM. APENAS A CONTRAPOSIÇÃO SUPOSTAMENTE CRÍTICA ENTRE DEUS E O DIABO. E O AUTOR DEFENDENDO O LADO DO TINHOSO COMO UM INJUSTIÇADO SOCIAL!!!
A QUESTÃO É: COMO UMA CRIANÇA DE SEIS, SETE ANOS, E NENHUMA INFORMAÇÃO OU FORMAÇÃO MAIS SÓLIDAS, PODE AVALIAR CORRETAMENTE TAL QUEBRA DE PARADIGMA?
EU ACHO UMA TRAGÉDIA POTENCIAL!
A MINISTRA DAMARIS E SUA FALA PARTEM DO LADO RELIGIOSO. CRISTÃO, NO CASO. MAS, NEM POR ISSO ELA DEIXA DE TER RAZÃO EM SEU DESPREZO PELA OBRA.
EU PERGUNTO A MEUS AMIGOS O QUE ACHARIAM DE SEUS FILHOS CRIANÇAS SE SOLIDARIZANDO COM O DIABO?
O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PODERIA INDICAR, NO EXAME DO ENEM, UMA CRÔNICA DO FALECIDO ESCRITOR E JORNALISTA RUBEM BRAGA. ELA SE CHAMA “EU E BEBU NA HORA NEUTRA DA MADRUGADA”, ESCRITA EM 1933.
É UM TEXTO PROFUNDAMENTE ARTÍSTICO E CONCISO, NARRANDO O PAPO ENTRE UM HOMEM E O DIABO, EM UM BAR. FOI ESCRITO PARA QUEM JÁ DISCERNE FILOSOFICAMENTE AS COISAS, E SABE AS DIFERENÇAS E OS “50 TONS DE CINZA” ENTRE O CERTO E O ERRADO.
É ASSUNTO PARA ADULTOS, OU JOVENS. MAS, GENTE AMADURECIDA E NÃO PARA CRIANÇAS.
TEMA DE TAL COMPLEXIDADE NÃO PODE SER PROPOSTO POR UM TRÊFEGO BABACA, QUE O TRANSFORMA EM QUESTIONAMENTO INFANTIL POR PURA DISTORÇÃO IDEOLÓGICA.
ENSINAR, INFORMAR E FORMAR INDIVÍDUOS IMPLICA EM ADEQUAR CONTEÚDOS ÀS CIRCUNSTÂNCIAS E MATURIDADE DOS QUE VÃO APRENDER.