LULA NÃO INDULTOU CESARE BATTISTI, MAS RECUSOU-SE A EXTRADITA-LO.
É DIFERENTE DO CASO DANIEL SILVEIRA, MAS EFEITO É IGUAL!
Tudo verdade sobre o Bolsonaro! O tal DANIEL cometeu crime contra a democracia e foi muito bem condenado. Mesmo que o tamanho da pena talvez seja discutível .
Mas, no caso do Battisti também foi um absurdo:
LULA gerou uma crise internacional com a Itália, que tinha o direito de reivindicar a extradição de um assassino julgado e condenado legalmente.
LULA não o fez por questões político ideológicas, a pedido do PT que julgava BATTISTI um preso político.
Houve, sim, revolta da sociedade italiana por isso! E teve repercussão geopolítica em desfavor do BRASIL. Estremeceu as relações com a Itália.
Em resumo, amigão, um episódio similar onde LULA também só pensou em política e em seus aliados.
- 2 a
- Curtir
- Responder
- Editado
Sérgio de Moraes o caso Battisti foi muito mais complexo pq envolvia questões ideológicas, concordo. Mas vejamos a coisa pelo lado jurídico. 1) Os crimes de Battisti já haviam prescrevido, isto é, a pena estava extinta na Itália. A insistência em extraditá-lo foi uma bandeira ideológica levantada por políticos italianos de extrema direita, inclusive o vice-primeiro ministro conhecido por seus discursos antimigração. 2) o direito brasileiro proíbe a extradição de alguém que irá cumprir mais de 30 anos de pena em seu país de origem. 3) Foi o próprio Supremo quem decidiu que seria o presidente da República que bateria o martelo sobre a extradição de Battisti e, no ano seguinte, confirmou a decisão presidencial. 4) E por fim, Battisti morava no Brasil desde 2004, trabalhava, era casado com uma brasileira e com filhos. Não quero nem mencionar os vários problemas jurídicos do seu julgamento, todo fundamentado em delações premiadas (que, para variar, favoreceram os delatores) e sem nenhuma prova material
