MODERNIDADE, INSTABILIDADE E AS REFORMAS

Só há um jeito de não ser atingido pelas mudanças e inovações em quaisquer áreas: tornar-se norte-coreano.

Nem albanês escapou disso. Os que se dão bem se aproveitam, vide chineses, sul-coreanos, chilenos e a turma que sacou ser inevitável enfrentar a tormenta.

Eu e os de minha geração passamos a vida profissional inteira em busca de estabilidade. Olhando em retrospecto, identifico momentos e muitas fases – longas – de insegurança, instabilidade, e certeza de que a morte havia chegado…

Não chegou, felizmente.

Tenho o maior respeito pelos brasileiros. Trabalhamos bastante, mantemos um nível de humor e esperança que alguns diriam irresponsável e irrealista.

Não concordo. Bom humor ajuda a sobreviver, e a enfrentar a dura vida gerada por uma sociedade em permanente e lenta crise, e que não decidiu para onde quer ir…

E que não pode ir para o destino que os populistas de quaisquer matizes políticos desejam. Seria, como já demonstrado, uma tragédia.

Porém, continua risco perene.

Não há solução simplista para o nosso impasse, principalmente hoje, abril de 2022.

A crueldade que nos foi imposta, fruto da má gestão bem intencionada dos governos petistas, e agora sob administração de BOLSONARO, tem de continuar sendo enfrentada de verdade, como vem sendo desde a deposição de DILMA.

A destruição dos fundamentos da economia durante o governo DILMA foi a causa de nossa atual tragédia. E a reconstrução teve início no governo TEMER. Continua essencial e imprescindível.

Porém, a incompetência mesclada à irresponsabilidade do governo BOLSONARO, mesmo com a PANDEMIA, levou o país novamente ao drama do descontrole inflacionario

O mais dramático são as falências e o desemprego, que serão estancados aos poucos, porque dependentes da recuperação da economia, que é função da capacidade do Estado se autossustentar, que obriga ao corte de gastos públicos em geral, reforma da Previdência, combate à sonegação e a recuperação fiscal. E, tudo isso levou ao controle da inflação, que enseja a baixa dos juros, e gera clima propício para investimentos privados tanto internos como externos. Este trabalho vem sendo feito, mesmo num clima inédito de hostilidade política e baixa legitimidade dos governantes. Mas, dentro das regras democráticas, conquista fundamental e única forma de garantir o futuro e os direitos de todos. Somos mais resistentes e duros que imaginamos. Merecemos futuro melhor.

É duro convencer aos atingidos, porque humanitariamente chocante. Afinal, quem tem dor precisa de alívio. E quem não tem emprego ou renda necessita de um dos dois. Mas, as coisas estão no rumo certo, sincronizadas na sequência lógica, e serão reforçadas por atualização nas leis trabalhistas e no combate à corrupção em geral que, bem ou mal, vêm sendo feito.

Ser brasileiro é um Karma e certamente voltaremos a nos orgulhar disso.

Não deixem de ler a lista abaixo, é muito interessante.

ORIGINAL: 19/04/2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *