Eu acordo geralmente pensando em coisas boas. Discos, livros, amigos, amor; sou um cara mais ou menos fácil de conviver.
Por isso, mesmo não sendo advogado passei minha vida profissional fazendo acordos, negociações, vendendo, aproximando partes, trazendo concórdia. Sou assim.
Mas, vi coisas de revoltar o capeta, e vou contar algumas:
Tive um cliente cuja filosofia básica expressou, num certo dia: “Sr. Moraes, enquanto eu viver quero poder pagar a minha pizza, o resto que se fo..!”
Nos anos 1970, era muito comum gente sem o menor pudor ou consciência social, ou quaisquer limites no relacionamento com o próximo.
Diversos vieram de muito baixo, e enriqueceram a qualquer custo. Viam as relações de negócios como predação do outro e mais nada.
Impedi quantidade imensa de maldades feita por gente assim. Passaram muitas, também.
Na região da Casa Verde, em São Paulo, havia um santo médico tradicional, daqueles de família mesmo, que atendia a todos e, principalmente, os mais necessitados. Para esses dava consultas gratis, e distribuía remédios gratuitamente.
Certo dia, o DR. JORGE faleceu. Era de meia idade. Houve comoção na região, e com justiça.
Pois bem, o prédio da clínica pertencia ao ex-cliente lembrado acima. Na hora do encerramento do contrato de locação foi um sufoco para não permitir que a viúva fosse espoliada ao infinito. Dr. JORGE fora excelente inquilino do cara por quase 35 anos!!!!!
Outra figura um tanto cômica quanto execrável alugava uma casa aos fundos da que morava. Instalou uma alavanca da cozinha, de onde observava o inquilino tomando banho. Se passasse de 4 minutos sob o chuveiro ele desligava a força! Certo dia, foram parar na delegacia. Bem feito!
Tive de resolver o absurdo cometido por outro safado e canalha!
O sujeito era feirante, e fez ligação clandestina roubando a força da casa do vizinho para as tomadas que instalou na própria garagem. Ele tinha três freezers lotados de peixe!
Mas, se deu mal! O vizinho descobriu, e houve vasto bacobufo: ele encheu a fuça da criatura, também meu ciente! Eu tentei acalmar e remendar a situação…
Essa gente toda tangenciou o purgatório e foi direto para o inferno. Porém, Asmodeu impôs barreira sanitária e impediu que eles entrassem.
Estão vagando e assombrando no limbo. Que assim permaneçam…
Texto original: 07/03/2018