JORGE LUIS BORGES E O UNIVERSO CONCENTRADO EM “EL ALEPH”

TENHO PENSADO BASTANTE SOBRE QUAL SERIA O PRESENTE DEFINTIVO PARA QUAISQUER DE MEUS AMIGOS, PRINCIPALMENTE OS QUE GOSTAM DE PENSAR, ESPECULAR, PERSCRUTAR:

PESSOAL, SE EU PUDESSE LHES DARIA “EL ALEPH”: AQUELE PONTO NO VÉRTICE DO TETO DO QUARTO, ONDE O ESCRITOR ARGENTINO E GÊNIO DA LITERATURA, JORGE LUIS BORGES, “IDENTIFICOU” O LUGAR ONDE ACONTECIMENTOS, HIPÓTESES, SABEDORIAS, IDEIAS; PASSADOS, PRESENTES E FUTUROS ESTARIAM CONCENTRADOS, E PODERIAM SER VISTOS POR QUEM OS ACESSASSE.

PROCUREM LER ESSE CONTO ESPETACULAR E CURTO; REALISMO MÁGICO DA MELHOR QUALIDADE; PLENO DE IMAGINAÇÃO E VIAGENS MENTAIS. É OBRA DE CONCISÃO E BELEZA ABSOLUTAS!

POIS, É! FALARAM MUITO MAL DO VELHO BORGES. FOI ACUSADO DE APOIAR A DITADURA ARGENTINA DOS ANOS 1970.

É VERDADE. MAS, APOIOU A INTERVENÇÃO DA MESMA FORMA QUE MUITA GENTE BOA APOIOU A DITADURA BRASILEIRA, AMBAS CONTEMPORÂNEAS.

BORGES NÃO ERA UM OGRO REACIONÁRIO E VIOLENTO. APENAS LAMENTAVA QUE A ARGENTINA, PAÍS PUJANTE, DESENVOLVIDO E CULTO, ESTAVA SE TORNANDO, PROGRESSIVAMENTE, UM PAISECO DE TERCEIRO MUNDO, GOVERNADO POR POPULISTAS INCOMPETENTES E INCONSEQUENTES – NO CASO, OS PERONISTAS E SUCESSORES.

CLARO, BORGES, E MUITOS EM DESESPERO, APOSTARAM EM OUTRO CAVALO ERRADO. O FATO É QUE, SOB DITADURA OU NÃO, LOS HERMANOS MANTÊM-SE EM SUCESSIVAS CRISES; AGRURAS E AMARGURAS PERENES.

PORÉM, REGIMES AUTORITÁRIOS SÓ PIORAM AS COISAS: DESMONTAM AS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS, QUE DEPOIS DEMORAM DÉCADAS PARA SEREM RESTAURADAS.

JORGE LUIS BORGES JAMAIS COMPACTUOU COM A REPRESSÃO E A TORTURA. A ENTREVISTA EM QUE ELE DEU, DIGAMOS, AS BOAS VINDAS À “REAÇÃO” , É EIVADA POR SAUDOSISMOS E VERGONHAS. EU LI.

O VELHO BORGES NUNCA FOI DE ESQUERDA; ERA UM CONSERVADOR ALGO ARISTOCRÁTICO E NEFELIBATA, E SÓ NÃO GANHOU O PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA POR CAUSA DO APOIO AOS MILITARES.

EM MINHA OPINIÃO, O VELHO FOI TRATADO COM RIGOR EXCESSIVO POR CAUSA DAQUELAS DECLARAÇÕES. AINDA ASSIM, ELE É PATRIMÔNIO CULTURAL DA AMÉRICA LATINA E DE TODA A HUMANIDADE.

E, VAMOS FALAR SÉRIO: ELE TINHA RAZÃO NO DIAGNÓSTICO. A ARGENTINA É CASO ÚNICO DE PAÍS QUE TRANSITOU DO PRIMEIRO PARA O TERCEIRO MUNDO. UM FEITO DELETÉRIO INÉDITO. NA REVISÃO DESSE TEXTO, AGORA EM ABRIL.DE 2024, A DECADÊNCIA E OS MESMOS PROBLEMAS PERMANECEM PIORADOS…

HOJE, “EL ALEPH” PODE SER METAFORICAMENTE IDENTIFICADO COM OS COMPUTADORES QUE POSSUÍMOS: ATALHOS E SÍNTESES PARA MUNDOS. ENTÃO, DESEJO A TODOS QUE ABRAM A CABEÇA E LEIAM UM “BORGES DE BOA CEPA”, ACOMPANHADO POR UM VINHO ARGENTINO.

PODE SER NA TELA DE UM TABLET…
POSTAGEM ORIGINAL: 03/05/2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *