DO PRIMÁRIO ATÉ SAIR DO SEGUNDO GRAU, EU FUI ALUNO ENTRE O RUIM E O MEDÍOCRE. COM EXCEÇÃO DAS MATÉRIAS LIGADAS ÀS CIÊNCIAS HUMANAS.
FIZ ESFORÇO ENORME PARA MANTER-ME NA ESCOLA À NOITE E “PASSAR DE ANO”. EU TRABALHAVA DESDE OS 14 ANOS, E UMA VEZ COMENTEI SOBRE O CHAMADO, À ÉPOCA ,”SALÁRIO MÍNIMO DO MENOR”: TRADUZINDO, ERA MEIO SALÁRIO MÍNIMO OFICIAL, CURRANDO ADOLESCENTES, QUE TRABALHAVAM 8 HORAS POR DIA, FEITO ADULTOS!!!
COM O MEU PRIMEIRO SALÁRIO DE “OFFICE BOY, NO EXTINTO “BANCO NOVO MUNDO” , RECEBIDO EM JULHO DE 1967, EU COMPREI DOIS “LONG PLAYS”, “DOIS COMPACTOS” E UM CINTO PARA USAR EM MINHA FUTURA “CALÇA LEE”. E ACABOU. MEU PAI CUSTEAVA O RESTANTE… FOI ASSIM ATÉ DEZEMBRO DAQUELE ANO, QUANDO FUI PARA O BANCO MERCANTIL DE SÃO PAULO, COMO ESCRITURÁRIO, MAS GANHANDO O DOBRO – TAMBÉM MERRECA, MAS MENOS OFENSIVA…
OS MEUS PROFESSORES, NESTA FASE DE VIDA, LÁ POR 1966/68, ERAM TODOS INSÍPIDOS, ANÓDINOS E ESQUECÍVEIS. ALGUNS, NADA INODOROS… PORQUE O CÉREBRO CHEIRAVA MAL! POUCO ME RECORDO DE QUAISQUER DELES.
NO CURSINHO DO “OBJETIVO”, ONDE GANHEI BOLSA DE ESTUDOS, AS COISAS MUDARAM BEM. OS PROFESSORES ERAM MAIS INTERESSANTES, ANIMADOS E DEDICADOS. CONTINUEI UMA LÁSTIMA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, FÍSICA, QUÍMICA E MATEMÁTICA. MAS FUI DE VEZ DESPERTADO PARA HISTÓRIA, GEOGRAFIA, LITERATURA, E DEPOIS SOCIOLOGIA, POLÍTICA, E TUDO O QUE SE RELACIONASSE COM A VIDA EM SOCIEDADE, OU A VIDA INTERIOR.
ENTÃO, NAS DUAS FACULDADES EM QUE ESTUDEI E ME FORMEI, FUI EXCELENTE ALUNO. AINDA ASSIM, VEZ POR OUTRA EU ACORDO SUANDO, TRAUMATIZADO, POR SONHAR COM PROVAS, EXAMES, INSEGURANÇAS E COISAS DO GÊNERO.
PASSEI DÉCADAS LUTANDO CONTRA MIM MESMO EM SONHOS E QUASE VIGÍLIAS… VÁRIAS VEZES SÓ RELAXEI QUANDO LEMBREI O ÓBVIO: EU ESTAVA FORMADO… FOI JOGO DURO!
VALEU A PENA? ACHO QUE SIM.
AGORA, EM HOMENAGEM AOS QUE ME SUCEDERAM, E SOFREM NAS MODERNAS MADRASSAS DE HOJE, VAI AQUI A PERGUNTA QUE O PATO DONALD E O TIO PATINHAS TIVERAM DE RESPONDER EM UM VESTIBULAR PARA ENTRAR NA “UNIVERSIDADE, EM PATÓPOLIS”:
“FAÇA UMA DISSERTAÇÃO COMPARANDO A CIVILIZAÇÃO ISLÂMICA PRIMITIVA, COM A ESTRUTURA CONTEMPORÂNEA DO CARNAVAL ALEMÃO”. E VOCÊS PODEM IMAGINAR OS DOIS ARRANCANDO AS PENAS, E “UIVANDO” GRASNADOS!!!!
EU SOBREVIVI. NA PRIMEIRA PROVA FEITA EM “SOCIOLOGIA 1” MATÉRIA GRANDIOSA MINISTRADA, EM 1974, PELO SAUDOSO “PROFESSOR LUIZ PEREIRA” E SEUS ADJUNTOS, OS TOLERANTES, TALENTOSOS, ÓTIMOS E AMIGÁVEIS PROFESSORA “JESSITA”, E O ATÉ HOJE PROFESSOR “BRASÍLIO JOÃO SALUM”. TIVEMOS QUE DISSERTAR SOBRE O QUE, PARA “MARX”, SERIA LÓGICO E RACIONAL NA VIDA EM SOCIEDADE:
SE PARA “MAX WEBER” A INVENÇÃO DA “CONTABILIDADE” ERA EXEMPLO DE EFICIÊNCIA E RACIONALIDADE NAS SOCIEDADES CAPITALISTAS; PARA MARX, ISTO ERA IRRELEVANTE. PORQUE NO CAPITALISMO, A EXISTÊNCIA DE DUAS CLASSES – BURGUESES E PROLETÁRIOS – E, PORTANTO, DA INEVITÁVEL LUTA DE CLASSES, ISTO SIM DESORGANIZAVA A SOCIEDADE COMO UM TODO. O QUE SÓ UMA SOCIEDADE COMUNISTA PODERIA REORGANIZAR…. ( OS TEMPOS E A HISTÓRIA DEMONSTRARAM QUE NÃO ).
E ASSIM ESCREVEU O “TIO SÉRGIO”, O AQUI EXPOSTO MEIO RESUMIDAMENTE. E ACRESCENTANDO QUE DUVIDAVA QUE MARX REALMENTE NÃO CONSIDERASSE O “INSTRUMENTO CONTABILIDADE” COMO FORMA DE RACIONALIDADE APLICADA. CONSEGUI UM “OITO”, E FUI APROVADO.
COMO VOCÊS PODEM IMAGINAR, NÃO FOI SÓ O GRANDE PATO DONALD QUE TEVE “PERRENGUES” ACADÊMICOS PARA SUPERAR.
TODOS NÓS TIVEMOS, TODOS MUNDO TERÁ!
ENTÃO, QUÁ, QUÁ, QUÁÁÁÁÁÁ´!!!!! PRA TODOS VOCÊS “URBI ET ORBI”!