NA PORTARIA

Acreditem, o que eu vou contar aconteceu mesmo, e tudo junto em menos de cinco minutos!
ANGELA, a minha mulher, foi deixar uns pastéis no apartamento de duas amigas!. É um grande condomínio de classe média, no centro do Guarujá e bem perto da praia. Dezenas de apartamentos pequenos, mas amplos e confortáveis. Ideais para veraneio, morar, curtir férias, essas coisas…
O prédio é bem administrado, mas o fator humano, a galhofa e a descontração à beira mar geram histórias que Deus e o diabo duvidam! O porteiro é o ZÉ, funcionário antigo, querido da fauna e da flora que abrilhantam aquele “micro – circo.”
O ZÉ é paciente, tolerante, prestativo, mas um tanto teimoso e meio bagunçado; e aconteceu o seguinte:
o PET SHOP entregou o SANSÃO e a MAGUÍ, um cachorrinho babucho e uma gatinha … insidiosa. Estavam limpinhos, perfumados, nos trinques. E o ZÉ foi levar os bichos para as donas. O SANSÃO foi para o 61; e a MAGUI para o 82.
Então,
– “OI ZÉ, é a NORMA do 61. O que foi que aconteceu.? Você deixou um cachorro com a MAZINHA, a empregada!!! Mas ela e você sabem que eu tenho uma GATA!!!!”
– “Ahhh, dona NORMA, eu entreguei a gata pra MAZINHA, no teu apartamento. Fiz tudo certinho…”
– “Que que é isso, ZÉ? Tem um cachorrinho, aqui!!! E a sonsa da MAZINHA também não sabe explicar!!!!”
– “Dona NORMA, eu entreguei um gato! Se virou cachorro, não é culpa minha, vai ver que aconteceu alguma mudança, mutação, sei lá…. Essas coisas acontecem….”
“Mas, ó, eu vou dar uma ligada pro outro apartamento”…
O ZÉ ligou, e atendeu a VERA, dona do cachorro…
– “OI ZÉ, eu estava esperando você ligar. Hoje deixaram uma gatinha por aqui. Eu sou dona do SANSÃO, cadê ele?”
– “Olha, dona VERA, eu deixei um cachorro aí com a ISAURA. E é o SANSÃO. Eu não erro essas coisas. Agora, se o bicho mudou de natureza eu não tenho nada com isso! Essas coisas acontecem!”
– “O que é isso, ZÉ? Cachorro virar gato? ‘Cê tá louco!?!?”
– “Dona VERA, pergunta pra ISAURA, ué?”
-“ZÉ, eu perguntei pra ISAURA, e ela disse que recebeu a gata. Falei forte, e ela respondeu que na outra casa onde trabalha, a dona levou o cachorro pra passear, e o bicho foi atropelado – coitado!
Então, ela comprou uma gata…. E, a ISAURA achou que eu tinha trocado o cachorro pela gata e não tinha contado. – e pegou a gata…. A Isaura acabou o serviço e já foi pro templo rezar…”
Enfim, trocaram os bichos e tudo voltou ao “normal”.
Menos o ZÉ, que já confundiu WHISKAS, comida pra gatos, com PEDIGREE – ração para cães, e deu um certo “frisson” na bicharada…
O ZÉ continua achando que cachorro pode virar gato e vice-versa. Afinal, como ele comentou, “Dona Angela, “tá todo mundo doido, e isso também é muito normal, né!!!!”
POSTAGEM ORIGINAL: 08/11/2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *