NOTAS SOBRE A VIOLÊNCIA NO BRASIL

A JÔ SOARES O QUE É JUSTO PARA O JÔ! E ONDE FICO NISSO TUDO!
NESSES TEMPOS INGLÓRIOS, PLENOS DE PARANÓIAS E INTOLERÂNCIAS, EU PROCURO CERTO EQUILÍBRIO AO FAZER CRÍTICAS. NÃO SIGNIFICA OMISSÃO, OU FICAR EM CIMA DO MURO, MAS CONSIDERAR QUEM NÃO CONCORDA COMO CIDADÃO COM DIREITOS, ACERTOS E ERROS, E SEI QUE MUITA COISA NÃO PASSA DE PONTO DE VISTA; PORTANTO, PRECISA SER RESPEITADO.
EU NÃO APRECIEI QUANDO CRITICARAM O JÔ SOARES, NO LIMITE DO QUE ELE PODE NOS OFERECER, CONSIDERANDO SEU HISTÓRICO E IDEOLOGIA. ELE FOI CONTRA O “IMPEACHMENT” DA EX-PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF.
DISCORDO, MAS É A OPINIÃO DELE!
JÔ SEMPRE SE COMPORTOU COM ADEQUADO EQUILÍBRIO ENTRE A REALIDADE OBJETIVA DOS FATOS, E O IMAGINÁRIO QUE SUAS CONVICÇÕES IDEOLÓGICAS COMPORTAVAM; PORTANTO JUSTIFICANDO SUAS POSIÇÕES POLÍTICAS DENTRO DESSE LIMITADOR – QUE, ÀS VEZES O REMETIAM AO ENGAJAMENTO NECESSÁRIO PARA DEFENDÊ-LA CONTRA EXAGEROS E TENTATIVAS DE “EXTERMÍNIO”, DE “ANULAÇÃO” E OUTROS ESTRATAGEMAS MODERNOS DAS REDES SOCIAIS.
TUDO ENTROU EM MUDANÇA, EM NEGAÇÃO TOTAL. MAS, NÃO SE PODE E NEM SE DEVE MUDAR TUDO.
NÃO HÁ DÚVIDAS DE QUE A PROPOSTA HUMANISTA DA ESQUERDA MELHOROU O RELACIONAMENTO ENTRE AS PESSOAS E A S INSTITUIÇÕES. PROCUROU O ELEMENTO IGUALDADE EM NÍVEL DA LIBERDADE PARA BUSCAR MAIOR EQUIDADE.
E, O QUE É MUITO IMPORTANTE, TROUXE À PAUTA SOCIAL CONTEMPORÂNEA O RESPEITO ÀS MINORIAS, À IDEIA DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E PODER, À MELHORIA GERAL DA CONDIÇÃO DE VIDA DOS MAIS POBRES. ALGUÉM HONESTAMENTE DUVIDA?
PARA MIM, SIGNIFICOU OPÇÃO ALTERNATIVA. TER ESTADO NA USP, NOS ANOS 1970, VALEU MUITO. FEZ-ME SAIR DA ESQUERDA SEM CAIR NO DIREITISMO VULGAR E REACIONÁRIO; E FICAR AO LADO DO QUE É LEGITAMENTE POPULAR, E DA NECESSÁRIA PAUTA DA EDUCAÇÃO E SAÚDE EQUÂNIMES; MAS, SEM RENUNCIAR À MINHA CONVICÇÃO DE QUE O CAPITALISMO E A LIVRE INICIATIVA SÃO AS OPÇÕES MAIS ADEQUADAS PARA O BRASIL.
A MINHA DISCORDÂNCIA É QUANTO AOS MÉTODOS – A MAIORIA APAVORANTEMENTE ERRADOS, IGNORANTES, ESTATISTAS E INCOMPETENTEMENTE GERENCIADOS E SUPERADOS. PORTANTO, EU NÃO CONCORDO COM A ESQUERDA E COM O ANTICAPITALISMO VISCERAL E IDIOTIZANTE.
MAS, OS SEUS OBJETIVOS NÃO ME SÃO ANTIPÁTICOS – MESMO QUE UTOPICAMENTE PROPOSTOS, PORTANTO, INAPROVEITÁVEIS, POPULISTAS E ENGANADORES.
ESTOU POLITICAMENTE NO CENTRO – E À DIREITA.
A POLÍTICA NÃO PARA E, NA MINHA VISÃO, DEVEMOS PARTICIPAR INTENSA E COMEDIDAMENTE, MAS SEMPRE DE OLHO NO REAL, NO VIÁVEL DENTRO DA ESTABILIDADE MACROECONÔMICA, PARA ATINGIR O QUASE UTÓPICO.
POR ISSO, APOIEI O “FORA DILMA”, JÁ!
ELA ATRAPALHA EM NOME DELA MESMO E DE UM JOGO DE PODER PÉSSIMO PARA O PAÍS.
POSTAGEM ORIGINAL 01/07/2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *