Eu conheci um advogado que escondia discos no meio do jornal. Entrava em casa, enfiava tudo na estante do jeito que dava…
Depois, longe da mulher, olhava o butim e o reposicionava adequadamente. Claro, sumiam todos na “mata densa”- quer dizer, no meio de outros discos!
A esposa não compreendia o porquê da coleção engordar tanto! Afinal, o “doutor causídico” dizia ter parado de comprar discos???!!! Um crime quase perfeito!
Outro fanático era funcionário público apaixonado por vinis. Adorava TRILHAS SONORAS. E procurava onde pudesse encontrar músicas que embalavam STREAP TEASES!
Conseguiu de montão! E quase chorou, lá pela década de 1990 quando a RHINO RECORDS lançou uma série só com músicas de… ahnnn… provocação: safadezas mesmo! Sensacional! Essa até eu gostaria de ter…
O mais compulsivo deles, na época, era o ERIC CRAUFORD, dono da ERIC DISCOS, aqui de São Paulo. Pasmem! Décadas atrás, eu e meu amigo Silvio Dean, outro” gostador” de discos, fomos ao apto onde ele morava! Havia estantes por todo canto, e discos até debaixo das camas! A coleção de trilhas sonoras era quilométrica!
ERIC nos mostrou sua enorme e incrível discoteca de vinis! E, lá, a invejável e rara COLEÇÃO de TRILHAS!.
Colecionar trilhas é doideira incontrolável. Imaginem que é estimado em mais de “milhão” os filmes de longa metragem lançados até agora!!!! Sem contar as séries para TV, e o imenso universo adjacente e paralelo!!!
TIO SÉRGIO engasgou e não vai repetir… são músicas e discos pra dedéu!!! Talvez sessenta por cento deles tenham trilhas sonoras originais. Fora músicas coligidas e organizadas para “fazer pintar um clima entre o som e os filmes”! Não consigo estimar quantidades. Todo mundo mantém uma trilhazinha na discoteca. E hajam Djs, organizadores, entendidos de música e etc… trabalhando. Pensem no número que você quiser. Pouco importa…
É quase impossível pesquisar e catalogar completamente tal variedade, os países de origem e outras dificuldades para acesso. Principalmente quando se pensa sobre as novas séries ou filmes que, além do tema principal composto especificamente, na maioria das vezes são agregadas músicas de outros artistas.
Em uma frase até desanimadora: colecionar trilhas não tem fim!
Mas é possível especular sobre o talvez padroeiro dessa atividade de compor “trilhas”. Sempre penso em “VIVALDI”. Diz a lenda que o “padreco” fazia uma composição por dia para entreter seus “alunos”. Fez mais de 1000. Trabalhou a tal ponto que STRAVINSKY escreveu sobre o nosso adorado santinho: “ele não compôs mil músicas, mas a mesma música 1000 vezes!”
Julgue, mas seja compassivo..
Não há criação musical mais realista e avessa à hipocrisia do que compor sob encomenda. Dá um trabalhão doido! Tem prazo de entrega e nenhum glamour se pensarmos no processo; e na absoluta imposição de profissionalismo para refletir a obra sob a qual ela será inserida… É magia, técnica e tecnologia.
Pensem nos caras e nas meninas que produzem tais “artesanias” para abastecer filmes, novelas, peças teatrais e publicitárias!
Estou tentando cada vez mais assistir a filmes, vídeos, essas coisas…
Mas, confesso, não tenho ânimo para colecionar TRILHAS: BELEZAS CONSTRUÍDAS DE PROPÓSITO E COM ESFORÇO. E NAS QUAIS SE OBSERVAM QUALIDADES ARTÍSTICAS INDISCUTÍVEIS.
Porém, morro de vontade e vez por outra compro alguma. E, apesar de não ser a mesma coisa, penso em baixar o que me agrada e manter no computador. Porque isoladamente formariam “pout-pourri” temático sensacional!
Este BOX com dez CDS, “THE FAMOUS MUSIC CATALOGUE”, produzido pela BMG em cima das TRILHAS SONORAS feitas para filmes da PARAMOUNT. O conjunto revela uma incrível MISCELÂNEA TEMÁTICA de músicas conhecidas coligidas com objetivo claro.
Foi distribuído promocionalmente, lá por em 1997, e apareceu por acaso quando eu era dono da CITY RECORDS, loja de CDs em SAMPA. Alguém, um jornalista ou gente do meio de comunicações, veio trocar por outros discos. E retive para mim.
O BOX traz indicações como nome do FILME ou da MÚSICA, o COMPOSITOR, a data de estreia, e mais nada… Não divulgaram o nome dos artistas que interpretam!!! Estão aqui, coisas desde os anos 1930 até gravações contemporâneas. Há de tudo gravado durante décadas: R&B, ROCK, COUNTRY, EASY LISTENING, JAZZ, BLUES e o capeta a quatro….
As gravações são todas originais. E confesso , é um dos vários casos em que tenho o disco e jamais ouvi direito – quando cheguei a ouvir…
Então, tentei identificar. Dou de cara com “EYES OF THE TIGER”, com o SURIVIVAL, tema de ROCKY 1; CALL ME, com a BLONDIE; e clássicos maravilhosos como JACK JONES cantando CALL ME IRRESPONSIBLE. Ou a baba ostensiva de JOHNNY MATHIS (HUMM… PHODIS…, como dizia minha turma, na décadas de 1960/70) interpretando o tema de ROMEU e JULIETA. Há, também, o clássico BONANZA, série de televisão mundialmente famosa, exibida bem mais de meio século atrás!
Estão ali, variedade intrigante desde CARLY SIMON, em COMING AROUND AGAIN; ao LIVING COLOR, em CULT OF PERSONALITTY. E o belo tema de GHOAST, de MICHEL JARRE. Não faltou THE GODFATHER, conhecidíssimo. Além de “surpresas ultra conhecidas”, rodadas frequentemente nas FMS e filmes. Deve ter mais – obviamente, não posso comentar o que ainda não consegui ouvir… Enfim, um mundo à disposição revivido nesta postagem.
Para meu “gáudio” – ooopppsss, volte ao presente, TIO SÉRGIO! -encontrei a versão original do espetacular tema de “PERRY MASON” – uma série que rolou entre 1957 e 1966, onde o astro é um advogado criminal craque – muito craque! Foi composto por FRED STEINER, e gravado por RAY CONNIFF e sua Orquestra.
Para rockers e bluezeiros mais jovens, existe versão ao vivo com os BLUES BROTHERS; muito pesada, excelente!
Acho este o mais espetacular entre todos os temas principais de TRILHAS SONORAS! Casamento perfeito entre o enredo, o filme e a música. Todo o clima de mistério “NOIR” expondo o que vamos assistir, e interpretado com intensidade talvez não superada!
Não incluído no BOX, mas está entre os meus temas prediletos a abertura da “série inacabável” “LAW AND ORDER”, da UNIVERSAL, escrito por MIKE POST: É perfeito! Denso, tenso, rápido e incisivo!!!
Então, jovens ou joviais desbravadores deem uma olhada nas telas, ouçam alguns compositores consagrados tipo ENNIO MORICONNE; e modernos como ANGELO BADALAMENTI. Observem os trabalhos, a beleza e os resultados. E foquem na complementação óbvia, as trilhas acessórias, as músicas captadas décadas afora recheando projetos e trazendo significado diferente à composição – e sentido mais amplo aos filmes…
Se tiverem coragem há incontáveis milhares de discos para vocês caçarem; e refinarem audição, texto e visual. Eu desejo aos que tentarem saúde, sorte e demência controlada.
Vão precisar!
POSTAGEM ORIGINAL: 26\02\2022

POSTAGEM ORIGINAL: 26\02\2022
