MODERNIDADE, INSTABILIDADE E AS REFORMAS

Só há um jeito de não ser atingido pelas mudanças e inovações em quaisquer áreas: tornar-se norte-coreano.

Nem albanês escapou disso. Os que se dão bem se aproveitam, vide chineses, sul-coreanos, chilenos e a turma que sacou ser inevitável enfrentar a tormenta.

Eu e os de minha geração passamos a vida profissional inteira em busca de estabilidade. Olhando em retrospecto, identifico momentos e muitas fases – longas – de insegurança, instabilidade, e certeza de que a morte havia chegado…

Não chegou, felizmente.

Tenho o maior respeito pelos brasileiros. Trabalhamos bastante, mantemos um nível de humor e esperança que alguns diriam irresponsável e irrealista.

Não concordo. Bom humor ajuda a sobreviver, e a enfrentar a dura vida gerada por uma sociedade em permanente e lenta crise, e que não decidiu para onde quer ir…

E que não pode ir para o destino que os populistas de quaisquer matizes políticos desejam. Seria, como já demonstrado, uma tragédia.

Porém, continua risco perene.

Não há solução simplista para o nosso impasse, principalmente hoje, abril de 2022.

A crueldade que nos foi imposta, fruto da má gestão bem intencionada dos governos petistas, e agora sob administração de BOLSONARO, tem de continuar sendo enfrentada de verdade, como vem sendo desde a deposição de DILMA.

A destruição dos fundamentos da economia durante o governo DILMA foi a causa de nossa atual tragédia. E a reconstrução teve início no governo TEMER. Continua essencial e imprescindível.

Porém, a incompetência mesclada à irresponsabilidade do governo BOLSONARO, mesmo com a PANDEMIA, levou o país novamente ao drama do descontrole inflacionario

O mais dramático são as falências e o desemprego, que serão estancados aos poucos, porque dependentes da recuperação da economia, que é função da capacidade do Estado se autossustentar, que obriga ao corte de gastos públicos em geral, reforma da Previdência, combate à sonegação e a recuperação fiscal. E, tudo isso levou ao controle da inflação, que enseja a baixa dos juros, e gera clima propício para investimentos privados tanto internos como externos. Este trabalho vem sendo feito, mesmo num clima inédito de hostilidade política e baixa legitimidade dos governantes. Mas, dentro das regras democráticas, conquista fundamental e única forma de garantir o futuro e os direitos de todos. Somos mais resistentes e duros que imaginamos. Merecemos futuro melhor.

É duro convencer aos atingidos, porque humanitariamente chocante. Afinal, quem tem dor precisa de alívio. E quem não tem emprego ou renda necessita de um dos dois. Mas, as coisas estão no rumo certo, sincronizadas na sequência lógica, e serão reforçadas por atualização nas leis trabalhistas e no combate à corrupção em geral que, bem ou mal, vêm sendo feito.

Ser brasileiro é um Karma e certamente voltaremos a nos orgulhar disso.

Não deixem de ler a lista abaixo, é muito interessante.

ORIGINAL: 19/04/2017

OUTROS PENSAMENTOS

  1. QUANDO EU PARTIR QUERO QUE SEJA EM UM AVIÃO DE SONHOS. DECOLANDO PLENO DE AMOR RUMO AO IMAGINÁRIO QUE SEMPRE ME HABITOU.

2 “BUFO & SPALLANZANI”, FILME:”UM CRIME ATRAI SEUS ARREDORES,NADA É SIMPLES. GERA PARANOIAS; TUDO SE EXPANDE EM NOVAS HIPÓTESES”.
3. “LER É MAIS IMPORTANTE DO QUE ESTUDAR.”
DESAFIOU ZIRALDO, ESCRITOR, DESENHISTA E MULTIARTISTA RELEVANTE!


4.

NEGOCIAR COM EMPRESAS REQUER ASTÚCIA.
O BRASIL VIROU IMENSA “CUTRALE”, UM VASTO LARANJAL!
SE NÃO CONFERIR, TEM “LARANJA” E “FAKE BUSINESS” PRA TODO LADO!
CUIDADO!

E O ALCKMIN, HEIM…, NO MEIO DO PARTIDO SOCIALISTA BALBUCIANDO O “HINO DA INTERNACIONAL COMUNISTA”!
HILARIANTE! ABRIL 2023

POSTAGENS E REFLEXÕES

28/04/2020: BOLSONARO REPRESENTA 30% DOS QUE VOTAM. UNS 40 MILHÕES BEM À DIREITA. ESTAVAM ÓRFÃOS.
ELE OS ADOTOU…
É POLITICAMENTE RELEVANTE.
28/04/2021:STF TORNA DANIEL SILVEIRA RÉU!
ESTÁ CERTÍSSIMO! PREGAR DITADURA NÃO É QUESTÃO DE OPINIÃO! É USURPAÇÃO DE PODER DOS CIDADÃOS!
28/04/2021: SACIS IDEOLÓGICOS: TÍPICOS DA RADICALIZAÇÃO POLITICA. TEM GENTE QUE SÓ PULA COM A PERNINHA DIREITA. OUTROS SÓ COM A ESQUERDA!
28/04/2021: GABI É CACHORRINHA E MORA EM PRÉDIO.
ELA TROCA OS SAPATOS DOS MORADORES. PEGA UM PÉ E LEVA PRA OUTRO ANDAR. BAGUNÇOU A VIZINHANÇA!
28/04/2022: BOLSONARO:
CRIOU NOVO TIPO DE IDEOLOGIA:
A “DIREITA CACÓFATO”: MAL DIGERIDA, BRONCA, CHEIA DE BURACOS, DESAGRADÁVEL, INEFICAZ!
28/04/2022: DÓRIA:
NÃO GOSTAM DELE.
CLARO: É DIREITA CIVILIZADA, EFICIENTE E PODE FUNCIONAR. LULA E BOLSONARO DISPUTAM CONTRA ISSO!
28/04/2024: O CARA ME PROCUROU, MUITO ASSERTIVO, E DISSE QUE EU SOU UM PATRIOTA. E CONVIDOU PARA UNIR FORÇAS PARA 2026: EU DISSE QUE MEU PATRIOTISMO ERA CONDICIONAL: SEM ESSA DE BRASIL CUSTE O QUE CUSTAR. SOU CONTRA AQUELA MÚSICA DO “MIDNIGHT OIL”, “MY COUNTRY RIGHT OR WRONG”!
NÃO! EU SOU CIDADÃO CONSCIENTE. EXIJO E RESPEITO LIMITES. E SE O BRASIL AGIR ERRADO EU NÃO APOIO, E PONTO!

EU NÃO APOIO O BOLSONARISMO POR QUESTÃO DE PRINCÍPIO POLÍTICO!
RESPOSTA DELE: UM FORTE ABRAÇO!

SÉRGIO MENDES E EUMIR DEODATO, DOIS PIANISTAS CONTEMPORÂNEOS. DESTINOS DIFERENTES E MARCANTES

A internacionalização da música brasileira, a partir da BOSSA NOVA, no final dos anos 1950, é notável e reconhecida.

Basta recordar JOÃO GILBERTO e TOM JOBIM, famosos e presentes há décadas.

Mas, na vereda desbravada pela BOSSA músicos de todos os tipos, gêneros e habilidades caminharam, correram e se destacaram.

Dois PIANISTAS EXCELENTES, talentosos, e técnica e artisticamente preparados, talvez tenham sido os mais originais e bem sucedidos artistas brasileiros no exterior, nas décadas posteriores, e até o presente: SÉRGIO MENDES e EUMIR DEODATO.

SÉRGIO MENDES, pianista elegante, tornou-se furor e mania, em meados dos anos 1960, quando conseguiu juntar a BOSSA ao POP – LOUNGE sofisticado, e de fácil consumo. É bem a cara dos americanos e do público internacional.

O “BRASIL 66”, seu grupo mesclando músicos brasileiros e americanos, e produzido por HERB ALPERT, mostrou JORGE BEN, TOM JOBIM, BURT BACHARACH, BEATLES, e vários outros em linguagem contemporânea à época, dançável e tropical.

Foi o silo que lançou o FOGUETE SÉRGIO MENDES, até hoje no ar…

EUMIR DEODATO, pianista workholic, dedicado, estudioso, ousado, e o seu grupo “OS CATEDRÁTICOS”, só em 1964 lançou por aqui três LONG PLAYS!!!!!

Foi PERFORMANCE para gente grande da época, como os VENTURES, os ROLLING STONES, THE SEARCHERS ou DAVE CLARK FIVE!

TRÊS DISCOS EM TEMPO TÃO CURTO SIGNIFICA SUCESSO ARTÍSTICO E DE VENDAS.

Mas, EUMIR fez mais bonito ainda. Sempre versátil e já vivendo nos Estados Unidos, em 1972 concebeu e lançou o espetacular CULT CLÁSSICO “PRELUDE”, produzido por CREED TAYLOR e com músicos galácticos feito RON CARTER, STANLEY CLARKE, BILLY COBHAN, AIRTO MOREIRA, entre vários.

DEODATO aderiu, também, ao piano elétrico, e uma das sonoridades marcantes do JAZZ-FUSION se firmou. A versão de “ALSO SPRACH ZARATHUSTRA” é nada menos que definidora. Um CLÁSSICO POP de qualidade indiscutível!

EUMIR DEODATO é artista vasto porque sem preconceitos. Arranjou para “SINATRA”, “COOL AND THE GANG” e “EARTH, WIND AND FIRE”, por exemplo.

E, também, para BJORK, criadora de ROCK DE EXTREMA VANGUARDA, SIMULTANEAMENTE VULCÂNICO E GLACIAL.

Não é para qualquer arranjador ou músico compreender tantas e tão distintas linguagens. E deixar sua marca com proficiência e arte…

EUMIR FEZ e É!

Enfim, são dois grandes entre vários, em um país que se destaca, também, pelo PIANO.

Resumindo, deixa mais fácil compreender o porquê da MÚSICA BRASILEIRA permanecer independente e significativa, desde o início da MODERNIDADE POP CONTEMPORÂNEA.
POSTAGEM ORIGINAL: 28/04/2019

GRAND FUNK RAILROAD – MARK, DON & MELL – 1972 – COLETÂNEA JAPONESA, LUXUOSA, E ÁLBUNS ORIGINAIS

Japonês é japonês – no singular soa melhor. São mais ortodoxos do que sexo papai-mamãe, e relançaram essa coletânea exatamente como a original: um resumo dos cinco primeiros LONG PLAYS.

Sem preliminares, e outros quitutes…Apenas doze músicas, todas relativamente longas. O primeiro disco tem 39 minutos, e o segundo 41. Claro, caberiam mais coisas. Daria para engrossar com faixas bônus dos 4 primeiros discos de estúdio, o que deixaria os fãs da banda mais satisfeitos ainda!

No mais, japonês é japonês!

O álbum duplo é produção que só os irmãozinhos de olhinhos puxados fazem! A bem da verdade, eles e também os alemães – aqueles grandalhões rústicos.

Os orientais são meticulosos, preciosistas; e oferecem produtos refinados, de altíssima qualidade gráfica, com poster, e letras em inglês e japonês. As capas internas são cópias das originais, com a reprodução de matérias de jornais da época.

Agora, e o texto? Bom, é só pra quem chama, Fumiko, Massataka, Kunio, Hiromi…, e lê e compreende o que está escrito. Japongagem como sempre se espera…

Chegou dia desses. Eu ainda não escutei pra valer. Mas, dou fé ao meu amigo Fábio Dean. Ele disse que a tecnologia MQA-CD x UHQCD = sei lá o que está escrito no adesivo que acompanha… é qualquer coisa de sensacional!!!

Aliás, já percebi! Saberei com mais profundidade.

Eu não sou muito “GRANDFUNKEIRO”, mas gosto muito do som rascante, pesado e genuinamente ROCK´N´ROLL dos caras.

Principalmente os três primeiros: ON TIME, GRAND FUNK RAILROAD, ambos de 1969; e CLOSER TO HOME, 1970 – o meu predileto da discografia inteira.

Estão também aqui na foto, o LIVE ALBUM, gravado em 1972, que tem uma de minhas capas prediletas em todos os tempos! E colige em show a fase inicial. E mais o SURVIVAL, incluído na coletânea, já que do período abrangido.

TIO SÉRGIO, aqui, estava entre os que achavam a banda rústica demais, para um tempo em que o ROCK PROGRESSIVO já estava botando os teclados e guitarras em outros contextos. Até THE WHO já não era mais o mesmo… Hummmm!

Tudo considerado, há décadas acho impossível gostar de ROCK e não ter e colecionar discos do GRAND FUNK RAILROAD.

Eles eram diferenciados, reconhecíveis a milhas de distância, e faziam som combinando HARD ROCK, BLUES, HEAVY METAL, FUNK… e aquela agressividade respingada pelo BLUE CHEER, o MC5 e os STOOGES, todos contemporâneos.

Sem o GRAND FUNK não haveria o KISS, nem o GUNS & ROSES; e quem sabe, nem RAMONES ou RED HOT CHILLI PEPPERS. Seria?

Resumindo, é o barulho branco odiado pela crítica e adorado pelos garotos e garotas daqueles tempos em diante…

Hoje, eu gosto e coleciono! E com muito prazer!
POSTAGEM: 26/04/2023

MEMÓRIAS PELAÍ:

ABRIL 2020: “O MUNDO É CONFUSO, IMPRECISO E NÃO TEM CURA!”
LUIS FELIPE PONDE’
20/04/2021: O SUPREMO DECIDE E QUASE ATROPELA, PORQUE O CONGRESSO É COVARDE, POPULISTA E IRRESPONSÁVEL: NÃO TOMA DECISÕES POLÊMICAS!
25/04/2023: JORNALISMO ISENTO: O QUE É?
NOTICIAR CORRETAMENTE, NÃO FALSIFICAR OU DISTORCER OS FATOS. E ANALISAR BASEADO EM REALIDADES APURADAS, MESMO QUE ORIENTADAS POR ALGUM FILTRO IDEOLÓGICO.
SE HOUVE ROUBO, É CRIME, E NÃO “DESAPROPRIAÇÃO”!
25/04/2023: DESPOLITIZAÇÃO É “DESCIDADANIZAÇÃO”: NÃO CUIDAR DAS INSTITUIÇÕES E DA DEMOCRACIA É “PREVARICAÇÃO MORAL”!


25/04/2019:


OS MÉDICOS E SEUS ENCANTOS

Por graça do destino que não consigo entender, eu me dou muito bem com médicos!

Sou compadre de dois: Sérgio Oliveira Cardoso e Alfredo Franco Jr. Profissionais de ponta, amigos imprescindíveis e conselheiros retos, claros e conscientes.

Falam por estima, técnica e conhecimento. Eu os levo a sério.

Eles têm razão, eu sou um caso ainda não perdido ( seria? ). E, mais razão ainda, tangencio a irresponsabilidade postergando exames que posso, tenho direito, mas nem sempre faço. Coisa de brasileiro? Sim, de brasileiro irresponsável…

Sempre que estou socialmente com algum médico rola um clima. Todos gostariam de ser meus amigos. Eu retribuo, mas raramente as coisas se efetivam. Vocês dirão que é assim com todo o mundo e têm razão. Mas, por algum motivo, médicos gostam de mim….e eu deles.

Recentemente, aqui no FACEBOOK, conheci o Dr Valdir Zamboni e não deu outra: gostamos de música, papo; temos diversos pontos em comum, e qualquer hora nos conheceremos pessoalmente. Depois, fiquei sabendo que o VALDIR e o FRED, se conheciam. Trabalharam juntos.

Pois, é; eu me recordo que há muito mais de quarenta anos, combinei com o amigo Fred Franco de tomar algumas diversas várias… Ele topou, mas disse que primeiro precisaria assistir a uma aula de oftalmologia.

Eu fui junto. E não me esqueço: era sobre uma técnica de cirurgia do “Solo da Órbita Ocular!” ( Quá, Patos-cidadãos! eu até me recordo do tema!!). Prestei atenção. Aprendi como seria feito. Beleza…um candidato a sociólogo metido numa coisa daquele tipo…

Bom, dias depois observei para o Fred que deveríamos operar o nosso amigo Aldahyr. Afinal, ele usava óculos e, por que não mexer com aquela bola de gude que ele mantinha sob a pálpebra? Resolveria o problema.

E me prontifiquei: tá, legal, Fred, você opera e eu fico de “cumim”, sei lá, ajudante, enfermeiro?… e a gente vê se o Dadá deixa de usar óculos.

Óbvio, não?

Não!

O Fred com o bom senso que se espera de um futuro médico fez três observações mortais.

1) que não era caso para cirurgia; 2) que estudava para ser pneumologista;

3) Que porra tinha a ver um estudante de ciências sociais ( eu ), ligado em política, música, essas coisa, com a medicina?

Eu me convenci, sei lá. E o Aldahyr continuou usando óculos por mais uns 40 anos, até morrer “On the Road”, feito um beatnik, em acidente de carro, no meio da noite.

Portanto, viva a parte boa – a imensa maioria dos médicos! – da Máfia de branco!
POSTAGEM ORIGINAL ABRIL 2021

FAMILIAS HIME & MORELEMBAUM: COADJUVANTES DE LUXO DA MODERNA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA

TALVEZ SEJA CRUEL E INJUSTO ESCREVER ISSO. MAS, HÁ UMA ELITE IMUTÁVEL NA MODERNA MÚSICA BRASILEIRA; UM QUASE LATIFÚNDIO INVOLUNTÁRIO DO BEM, QUE DOMINA GOSTOS, TENDÊNCIAS, PRESTÍGIO, E OS CORAÇÕES E MENTES.

ESTÃO NO PRIMEIRÍSSIMO TIME, E COM JUSTIÇA. HÁ QUATRO GÊNIOS IRREMOVÍVEIS QUE DEFINIRAM A MODERNIDADE NA MPB: TOM JOBIM, CHICO BUARQUE, CAETANO VELOSO E GILBERTO GIL. E SÃO QUASE SEIS DÉCADAS DE REINADO ABSOLUTO!

Há um magnífico restante que quase em mesmo nível: MILTON NASCIMENTO, EGBERTO GISMONTI, IVAN LINS, ROBERTO CARLOS, e você inclua talvez mais uma dezena de grandes nomes. São todos artistas de talento comprovado.

A turma nessa postagem compõe os coadjuvantes de luxo que, de um jeito ou de outro assessora, toca, cria e produz muito em função do primeiríssimo time.

FRANCIS HIME E JACQUES MORELEMBAUM são ligadíssimos à carreira de CHICO e TOM JOBIM, principalmente. Assim como suas respectivas mulheres, OLÍVIA HIME e PAULA MORELEMBAUM.

Não há problema algum que assim seja. E sobre as duas famílias cabem opiniões e preferências.

Hoje, eu fiz uma “razia” em minha coleção de MPB procurando excessos ou obras desfocadas do meu gosto, e de minhas preferências atuais.

Separei uns 40 discos que pretendo me desfazer. E fiquei surpreso com as escolhas que fiz! Por exemplo: ouvindo melhor a família HIME, resolvi manter dois discos de FRANCIS: ARQUITETURA DA FLOR e O TEMPO DA PALAVRA E DAS IMAGENS; fiz uma quase homenagem relutante…

Mas, vou mandar embora todos os que tenho de OLÍVIA HIME! Cinco. Ela é boa cantora mas, da mesma forma que o marido, canta de maneira soporífera, andamentos lentos e arranjos anódinos. Os discos do casal são, em geral, um tédio cósmico!!!

Os MORELEMBAUM têm mais talento, em minha opinião. As músicas são mais dinâmicas, criativas e aceitam algumas soluções que, para os mais ortodoxos, tangenciam a heresia.

Sem dizer de JACQUES MORELEMBAUM é músico mais completo do que FRANCIS HIME. Vou manter na coleção tudo o que tenho deles. Eu realmente gosto. Então, façam suas apostas ou xingamentos…
POSTAGEM ORIGINAL: 25/04/2021


PENSAMENTOS ESPARÇOS PELAÍ:

24/02/2023 GOSTO DE LEMBRAR AOS RACISTAS:
NOSSO MAIOR ESCRITOR, MACHADO DE ASSIS, NÃO ERA “LOIRINHO”!
2) 24/04/2022: TÁ LEGAL. QUE DEUS NÃO É BRASILEIRO EU JÁ SABIA.
MAS, NÃO PRECISAVA ABANDONAR A GENTE TANTO ASSIM!
3) 24/04/2022: BOLSONARO: ALÉM DE, RETRÓGRADO, INCOMPETENTE E BRUTAL, ELE NÃO TEM SORTE!
VAI PERDER A ELEIÇÃO!
24/04/2020: NOS ÚLTIMOS 45 ANOS NÃO LEMBRO DE TER VISTO A ESQUERDA TÃO AUSENTE.
HELLOOOOUUU!!
24/04/2020:NOS ÚLTIMOS 45 ANOS NÃO LEMBRO DE TER VISTO A ESQUERDA TÃO AUSENTE.
HELLOOOOUUU!!
24/04/2020: EU VOTO EM CANDIDATURAS E PROGRAMAS. MAS O HOMEM É FUNDAMENTAL.
BOLSONARO NÃO SERVE.
24/04/2020: BOLSONARO ESTÁ TENTANDO COLOCAR MORO COMO ALVO E CONCORRENTE. E REDUZIR A DISPUTA POLÍTICA APENAS ENTRE OS DOIS.
VAI DAR ERRADO.
24/04/2020: BOLSONARO PARTIU PRO PAU!
DIVIDIU MAIS AINDA O PAÍS.
HAVERÁ CONSEQUÊNCIAS!
24/04/2022: TÁ LEGAL. QUE DEUS NÃO É BRASILEIRO EU JÁ SABIA.
MAS, NÃO PRECISAVA ABANDONAR A GENTE TANTO ASSIM!
24/04/2020: TÁ LEGAL. QUE DEUS NÃO É BRASILEIRO EU JÁ SABIA.
MAS, NÃO PRECISAVA ABANDONAR A GENTE TANTO ASSIM!
24/04/2020:MORO:
FIQUEM ESPERTOS. FORA DO GOVERNO MORO ESTARÁ MAIS À VONTADE PARA COMENTAR CERTAS CONDENAÇÕES. LULA INCLUSIVE! MAS, NÃO ROLOU!
24/04/2019: SONO OU MEDIOCRIDADE?
ONDE ESTÁ MARINA SILVA?
O MAIOR FUZUÊ NO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE E NENHUMA PALAVRA?
CADÊ?
24/04/2019: FEIJÃO VERMELHO,
QUASE ROXO. COZINHEI. MUITO LÍQUIDO E PARTE VIROU CALDINHO.
DELICIOSO! ARROZ, OVO FRITO, CERVEJA.
REZEI COMENDO!

DAVID BOWIE – STAGE – 1978 – SHOW ESPETACULAR!

Dia desses eu ouvi, por acaso, a versão de HEROES em alemão. Já conhecia, mas não havia dado conta de que é diferente da original. Mais pura e leve, palco sonoro mais bem distribuído, achei mais bonita.

RAUL SEIXAS se auto definiu como “metamorfose ambulante”. E era como ser humano e inquietude existencial. Mas, artisticamente falando, nenhum ídolo pop chegou ao vanguardismo e aos frequentes rompimentos com o passado artístico, como DAVID BOWIE.

O primeiro disco que tive dele foi ZIGGY STARDUST…, que hoje gosto ainda, principalmente de “Sufragette City”. Um ROCK portentoso.

Mas, àquela época, a figurinha delgada e algo patética saltitando no lusco-fusco andrógino com sua vozinha de cabra currada, não me agradava muito.

Pois bem, certo fim de tarde, em 1978, eu estava tomando uns chopes em um bar vazio, que se tornou da moda e, ao fundo, sobressaía um show ESPETACULAR, PROGRESSIVO, VANGUARDESCO! Fiquei totalmente tomado! Então, perguntei ao dono do bar o que era aquilo.

Resposta: DAVID BOWIE!

Pensei, pasmado: é impossível! E pedi para ver o disco. Resultado: o persegui como a ignorância persegue a inteligência até encontrá- lo!

O DISCO é inquietante e sensacional!

A banda exímia está integrada à perfeição, como fazem os alemães do KRAUTROCK, tendência a que o show, e toda a fase Berlim de BOWIE, se filiam.

E principalmente para o meu gosto, ele já estava em transição vocal para um timbre tenor/barítono e jeito da cantar à SCOTT WALKER. Que manteve até o final da carreira.

Tudo considerado, com o tempo DAVID tornou-se o meu artista predileto entre os grandes do ROCK.

Escutem. Colecionem.
POSTAGEM ORIGINAL: 24/04/2020