Tio Sérgio de Moraes

Tio Sérgio de Moraes

DENNIS WILSON – O ÚNICO DOS “BEACH BOYS” QUE SABIA SURFAR!!! PACIFIC OCEAN BLUE – 1977

Certa vez eu comentei com um excelente crítico e jornalista musical marcante, meu amigo até hoje, sobre certo disco que ele havia resenhado. Eu só recordo que alguém tocava um “guitarron”…
Eu disse ao Fernando Naporano que não havia gostado. E ele não muito surpreendentemente respondeu: “sabe o que é, vez por outra a gente precisa escolher naquele monte de lançamentos medíocres ao menos um que seja algo criativo… Foi o que fiz. Eu preciso seguir a pauta e trabalhar…É difícil.”
Anos depois, lá por 1994, outro amigo, também jornalista e crítico musical muito bom, apareceu na CITY RECORDS, a minha ex-loja de discos, na Avenida Paulista.
Ele pôs no balcão uma edição especial de “O CHAMADO” de MARINA LIMA. E disse: “Arrasei esse disco chato em uma crítica na FOLHA de SÃO PAULO. Ela ficou enfurecida e ligou pra mim na redação xingando, dizendo que eu não sabia nada de música, e mandou eu “entubar uma brachola”. “Deu um puta bafafá…”
Dias depois, em um churrasco na minha casa ouvindo CHARLIE PARKER, eu disse a ele que, infelizmente já morreu:
“JEAN YVES ( de NEUFVILLE ), talvez você tenha se precipitado. Eu achei o disco baixo-astral, sim! Mas, é bonito e delicado. Talvez fora do “moody” que ela costuma assumir, mas ruim não é não”…
Ele se defendeu: “Porra, Sérgio, eu realmente não gostei. Mas, tem hora que a gente pede apenas que nos enviem um “disquinho POP, ou sei lá, algo mais razoável”. Aparece uma enxurrada de mediocridades, e à vezes a gente perde a paciência”.
Dois caras gabaritados, anos de diferença, e o mesmo diagnóstico!
Fiz este baita “intróito” para dizer que a observação das coisas me deixou mais cético e cauteloso. Eu não bato mais de frente.
O disco de DENNIS WILSON foi lançado há mais de 45 anos. Foi meio desprezado na época, mas com o tempo foi conquistando fãs. A revista RECORD COLLECTOR o considera disco muito bom, cult; um pequeno clássico.
Dia desses, fiz um rolo com amigo e peguei o álbum, agora duplo, em edição japonesa, remasterizado e produzido cuidadosamente, como os “brothers” do oriente sempre fazem.
Ao disco original foi acrescida uma segunda parte; outro álbum, que não saiu à época. É bem diferente do que fizeram os BEACH BOYS. Eu diria que é um FOLK MODERNIZADO, talvez a caminho do que hoje se considera um disco “PROG”.
DENNIS era o baterista dos BEACH BOYS, e como seu outro irmão, CARL WILSON, também ofuscado pela fama de BRIAN… AHHH, não vou citar os sobrenome!
Ele era parte dos backing vocals famosos, que juntaram o DOO-WOP à SURF MUSIC. E “autor” supremo do uso da palavra SURF nas canções do grupo. DENNIS funcionava bem na estrutura da banda. Esteve em todos os discos do início até o final.
DENNIS era o único dos cinco que surfava; os restantes…FLOP! E tornou-se ícone depois de morrer afogado em 1983, aos 39 anos. Ele era casado com a ex – de ROBERT LAMM, o líder do CHICAGO.
WILSON andou com CHARLES MANSON, o líder de seita e psicopata assassino, que perpetrou aquele “suicídio coletivo” famoso, e onde estava a atriz SHARON TATE.
MANSON também compunha, e os BEACH BOYS gravaram música dele: “NEVER LEARN TO DIE”. Para não falar mal da escolha, o GUNS & ROSES também gravou; E o “plasmático” MARILYN MANSON tirou seu nome do psycho referido!
DENNIS fez um álbum nostálgico, bonito, e nada empolgante; discreto. Talvez tenha acontecido de ele sacar o que percebeu DAVID BOWIE, em “SPACE ODDITY”: que a palavra BLUE é ambivalente, tem potencial poético, e também pode significar triste. Aqui parece o caso.
O disco emana ecos daqueles tempos, década de 1960 e resquícios da produção nos anos 1970, dos BEACH BOYS.
Porém, dá pra identificar certa sonoridade dos DOOBIE BROTHERS; o jeito de fazer “a la” THE BAND; um travo à LEON RUSSELL. E irrefreável influência GOSPEL permeando a transição musical do fim dos 1970: alguma reincidência “light” do ROCK PROGRESSIVO…
PACIFIC OCEAN BLUE é criação de um americano branco, que assume um “sofrimento” BLUESY em direção de TOM WAITS, que também não é pretão.
DENNIS WILSON não nega de onde veio.
Seria?
Eu recordei os dilemas de meus amigos jornalistas, porque talvez em 1977 eu não comprasse o disco de WILSON. A minha perspectiva mudou muito de lá para hoje. Ouvi o disco e gostei.
Da mesma forma que aprecio o disco da MARINA, desde 1994. Aquela edição especial permanece comigo.
POSTAGEM ORIGINAL: 15/07/2023
Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto

CHICO BUARQUE, PAULINHO DA VIOLA E MARINA LIMA, CDS EM EDIÇÕES LIMITADAS

“PAULINHO DA VIOLA”, COLETÂNEA PROMOCIONAL, EM CAIXA DE MADEIRA IMITANDO ESTOJO PARA GUARDAR INSTRUMENTOS DE CARPINTARIA”, E “CHICO BUARQUE”, AS CIDADES. DUAS OBRAS DA MELHOR MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, NA VERTENTE MAIS TRADICIONAL.
QUER DIZER: NINGUÉM PRECISA SER VANGUARDA PARA SER MODERNO E RELEVANTE!
“MARINA LIMA”, O CHAMADO, EM BOX PARA DIVULGAÇÃO, TRAZ UMA DAS MELHORES CANTORAS DA MÚSICA POP BRASILEIRA, EM DISCO ALGO TRISTE E POLÊMICO.
SÃO TRÊS EDIÇÕES EM CDS DIFÍCEIS DE SEREM ENCONTRADAS.
POSTAGEM ORIGINAL: 11/07/2017
Nenhuma descrição de foto disponível.

MÚSICA NÃO COMERCIAL E INDEPENDENTE – A PECULIAR GRAVADORA DO SESC, O CAPITALISMO CIVILIZADO, E O “RADICALISMO EMBURRECENTE”!

TIO SÉRGIO!!!
Você enlouqueceu em público novamente?
Aquilo acima é título que se proponha para um “texto” em busca de relevância mínima? Ou à procura de ridículo aceitável? “What porra it’ s that”?
Peço calma aos sobrinhos, Tá legal: mas, ainda está longe da dissertação que o PATO DONALD e o TIO PATINHAS tiveram de escrever para passar no vestibular para a UNIVERSIDADE DE PATÓPOLIS: “Faça uma comparação entre a CIVILIZAÇÃO ISLÂMICA PRIMITIVA, e a estrutura contemporânea do CARNAVAL ALEMÃO!!!!
Mas, é o seguinte:
Tempos atrás, o Nelson Rocha Dos Santos, dileto amigo, contou que fez compras sensacionais na lojinha do SESC. ( e fez, mesmo! ).
Aliás, como entusiastas, colecionadores e conservadores de culturas mal vistas ou não amadas; e parte da minoria esfuziante que liga pra essas coisas, sabemos perfeitamente que desperdício é não aproveitar oportunidades, ou ficar reclamando hipocritamente de certas iniciativas.
Eu, ele e tantos e tantos mais, mergulhamos direto em busca do peixe grande e insólito; do não óbvio navegando abaixo da linha d’água. E tá cheio pelaí!
TIO SÉRGIO é consumista quase acrítico de discos e periferias tecnológicas conexas. Não aguentei e fui, mais uma vez, perscrutar o que é que artistas brasileiros e outros doidos têm; ou fizeram, ou sei lá…
Tá legal: comprei 25 CDs “sets” – porque alguns têm mais do que único CD – por cerca de R$ 280,00!!! Paguei-os em 6 vezes; alguns custaram o indignante preço de $ 1,00 ( um Biden ); cerca de R$ 5,00 mandacarus!!!!!!!!!!!!!!!!!
O SESC é mantido pela enorme quantidade de lojas e empresas comerciais; por seus usuários e associados. Não recebe qualquer subvenção estatal. É INSTITUIÇÃO espalhada pelo BRASIL, e investe em locais ultra aprazíveis e convidativos; promove shows; esporte e muitas e muitas atividades que honram uma associação sem fim lucrativo; mas que oferece “aos seus” associados, e ao público em geral, muito mais do que o sindicalismo puro e simples poderia propor.
E propicia à sociedade brasileira contrapartida inestimável! Faz muito, mas muito além mesmo, do que qualquer governo consegue propiciar: O SESC É UMA INSTITUIÇÃO GERADA NO SEIO DO CAPITALISMO COMERCIAL BRASILEIRO. É socialmente relevante e administrado de maneira profissional por gente competente em áreas diversas.
A INSTITUIÇÃO não explora o POPULISMO DELETÉRIO de quê Prefeituras, prefeitos, governadores, presidentes, e políticos em geral se utilizam, quando trazem para suas bases shows de artistas populares e popularescos, todos muito bem pagos, e com explícita motivação político-eleitorais. Mas que contribuem nada em termos de formação, educação, criação, e variedade para a população local, e a sociedade brasileira.
Do acervo do SESC eu adquiri alguns discos e obras nada óbvias, como “Ópera das Pedras”, de DENISE MILAN; QUARTETO CARLOS GOMES; QUARTETOS DE CORDAS DE VILLA- LOBOS, HERMETO PASCOAL; o maestro OLIVIER TONI; obras dos eruditos modernos GYORGY LIGETI; LUCIANO BERIO; JOHN CAGE; GILBERTO MENDES; CAMERATA ABERTA, do SAXOFONISTA de JAZZ alternativo, ANTHONY BRAXTON, e muitos e muitos outros.
São obras relevantes, indisponíveis em lojas normais, mas imprescindíveis para os que transcendem o cotidiano. Tudo isso, acreditem, ajudam ao TIO SÉRGIO aqui, e a outros também, a cometerem suas postagens!
No Brasil, temos gravadoras profissionais (poucas) que acessam e promovem artistas e obras de qualidade. Por exemplo a “BISCOITO FINO”. Empresa culturalmente relevante, com acervo espetacular, e criação de KATI ALMEIDA BRAGA, milionária herdeira de banqueiro e dono de seguradora.
Ela se uniu à cantora OLIVIA HIME, conhecedora de música brasileira como poucos. E ambas tocam projeto de quase mecenato, mas equivalente cultural à GRAVADORAS como VERVE, BLUE NOTE, ECM. Não é pouca coisa!
Muitos dirão que empresas precisam viabilizarem-se por conta própria. Gerar lucro; e foi o caso da BISCOITO FINO. Porém, além da iniciativa privada que tenta enfrentar o mercado, é possível e muito necessário contar com INSTITUIÇÕES como o SESC.
E, por que não?
Alguns reclamarão que um liberal democrata, como eu, propondo essas coisas não está sendo franco e nem fiel a um ideário.
Estou, sim!
O verdadeiro LIBERALISMO não se constrói em cima de iniquidades sociais. Tornar o indivíduo o instrumento de sua própria política só é possível com incentivo ao mérito; o que não prescinde de uma sociedade equânime, vibrante, organizada, educada, e mais justa e para que seja viabilizado.
O apoio coletivo, o incentivo localizado, claro e objetivo têm papel preponderante no financiamento e desenvolvimento para “artes mais difíceis e de resultados menos imediatistas”. É o caso das obras musicais que citei…
Esse monte de discos adquiridos, e mostro a reduzida parte, talvez se irradie, e incentive a outros interessados, que acessarão o SESC e impulsionarão um nicho de mercado sempre necessitado de promoção e ajuda.
O mercado estrito senso visa o lucro. Porém, a grande arte, as grandes descobertas, reflexões, teatro, literatura ou ensaios, nem sempre são lucrativos. Ao menos de imediato. E se formos simplesmente UTILITARISTAS e FINANCIALISTAS, espaços imprescindíveis serão negados para inovações agregadoras de civilidade e progresso.
É preciso cuidado: apoiar ou propagar certos RADICALISMOS CONCEITUAIS, OU POLÍTICOS, AJUDA A FOMENTAR A “EMBURRECÊNCIA REGRESSISTA”, que toda sociedade contém. E não há nada mais degradante socialmente.
Então, viva o inusitado, o estranho e o não comercial.
POSTAGEM ORIGINAL: 14/07/2022
Nenhuma descrição de foto disponível.

TURTLE RECORDS STORY – JAZZ DE VANGUARDA INGLÊS

MAIS UM MILAGRE DA FADINHA MASTERCARD!
UM BOX DA “TURTLE RECORDS”, PEQUENA GRAVADORA INGLESA DE VANGUARDA, QUE LANÇOU 20 DISCOS BASTANTE DIFÍCEIS DE OUVIR E ENCONTRAR, PRODUZIDOS POR PETER EDEN, NOS ANOS 1970.
SÃO COLECIONÁVEIS “NO ÚRTIMO” FURO DA CINTA!
AQUI ESTÃO TRÊS DISCOS DE PIANISTAS LIGADOS À MÚSICA EXPERIMENTAL: “MIKE OSBORNE”, “HOWARD RILEY” E “JOHN TAYLOR”. ESTÃO ACOMPANHADOS POR UM MONTE DE CRAQUES. E SÃO OBRAS “PÓS FREE-JAZZ” E A CAMINHO DO “FUSION”.
SE VOCÊ ACHA QUE “SUJEITO A GUINCHO” É A TUA DISCOTECA E NÃO O TEU CARRO; SE FOR CURIOSO POR SONORIDADES NÃO CONVENCIONAIS; OU ATÉ VELHINHO DA FUZARCA FEITO TIO SERGIO, ENTÃO VAI GOSTAR.
HÁ METAIS EM PROFUSÃO, E PASSA A ANOS-LUZ DO “KENNY G”, POR EXEMPLO.
ESTÁ MAIS PARA “CHARLIE PARKER” DO QUE PARA “JOHN COLTRANE”…
EU RECOMENDO RINDO POR DENTRO. TESTEM A SENSIBILIDADE E O FARO DE PERDIGUEIRO! CACEM OS DISCOS, E PROCUREM OUVIR ESSES CARAS
DESVIANTES!
POSTAGEM ORIGINAL: 14/07/2017
Nenhuma descrição de foto disponível.

IDEIAS SOLTAS

2019 – IDEOLOGIAS e IDEÓLOGOS servem para manter a manada no trilho. O que li de bobagens sobre a TÁBATA AMARAL  foi horripilante! Menina lúcida.
2020 -PRAZERES:
UM DISCO REMIXADO OU REMASTERIZADO POR STEVEN WILSON. FIEL AO ORIGINAL, MAS EM ESTADO DA ARTE!
HÁ QUEM DEFENDA QUE A SELEÇÃO BRASILEIRA DEVERIA TER INGERÊNCIA DO ESTADO/ SOCIEDADE, PARA NOS REPRESENTAR.
POR QUE?

EM 1970, DITADURA INTERVEIO NA SELEÇÃO.UNIU O PAÍS EM TORNO DA”PÁTRIA DE CHUTEIRAS”.O “PATRIOTISMO É O ULTIMO REFÚGIO DO CANALHA”!
2020 – A FAMÍLIA BOLSONARO TEM 01, 02, 03 e 04.
OS ZEROS SEMPRE À ESQUERDA!
2024 –

HENRIQUE PORTUGAL, TECLADISTA DO SKANK, CARA MUITO INTELIGENTE, LÚCIDO E INFORMADO SOBRE MÚSICA!
2024 –
Curtir

 

Comentar
Compartilhar
Ver mais comentários

Helio Orgolini

Acredito.
Mas a banda é insuportavelmente chata. 😄
  • Há um dia
  • Curtir

     

  • Responder
Online

Sérgio de Moraes

Helio Orgolini Concordo plenamente. Discos deles não passam na porta do meu apto.
  • Há um dia
  • Curtir

     

  • Responder

2

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

 

Compartilhado com Público

Público
OS GRANDES ESTADOS NÃO FAZEM REFORMAS NECESSÁRIAS, E NÃO PAGAM DÍVIDAS COM A UNIÃO. ASSIM É FÁCIL!!!
8 comentário
Curtir

 

Comentar
Compartilhar

Cesar Lima

É super fácil!!!! Separa tudo e cada um cuida de si!!! Uma economia enorme de estado (não precisa de três esferas, só duas), ganha autonomia, não tem briga tributária é mais fácil conter a corrupção, o eleitor vai eleger legislativo para sua demanda e …

Ver mais
  • há 3 dias
  • Curtir

     

  • Responder
Online
Sérgio de Moraes respondeu
 
7 respostas

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Klaus Sveigner

Online há 53 min
Inserir
Inserir
Inserir
Inserir

COPA DO MUNDO, 1018, PIADINHA PRA BOLEIRO QUE SABE DE ROCK

A INGLATERRA TEM O PICKFORD, QUE A IMAGINAÇÃO DAS REDES SOCIAIS CHAMA DE PINK FLOYD.
ENTÃO, A INGLATERRA COMEÇOU POR ” …THE GATES OF DAWN” , TEVE UM “MOMENTARY LAPSE OF THE REASON” . E OS CROATAS DERAM UM ” FINAL CUT ” !
HAJA “ATOM HEART MOTHER “!!!!
CONVENHAMOS, PIADINHA CÍNICA DO TIO SÉRGIO, MAS TÁ ROLANDO!!!